5 ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A TENSÃO NO TRABALHO

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Excesso de responsabilidades, falta de reconhecimento profissional e pressões financeiras são grandes causadores da tensão no trabalho, mal que gera stress e afeta a saúde física e psicológica de grande parte da população nos dias de hoje.  Quando fora de controle, essa tensão pode gerar um alto nível de esgotamento profissional, prejudicando não só a saúde, mas também a performance e a carreira. E existe uma fórmula para combatê-la?

Não existe uma fórmula milagrosa; o que existem são estratégias para lidar com as exigências do mercado de trabalho e elevar a sua performance. Comece mudando a sua forma de pensar: para ter sucesso, é fundamental ter em mente que as pressões continuarão a existir. Quem deve mudar a forma de lidar com elas é você – você é o responsável por sua qualidade de vida e suas realizações!

Sendo assim, já sabemos qual é a primeira estratégia para reduzir a tensão no trabalho:

  1. Mude sua forma de pensar

Assuma de vez que as responsabilidades, decepções e os conflitos sempre estarão no seu caminho. Quando sua mente estiver preparada para aceitá-los, você estará preparado para enfrentá-los.

Agora que você tem consciência do poder de sua atitude mental, qual é o próximo passo para reduzir a tensão no trabalho? Ter as pessoas como suas aliadas, não como inimigas.

  1. Mantenha relacionamentos saudáveis

Relacionamentos saudáveis são fundamentais para uma vida corporativa saudável. O segredo para minimizar as tensões, nesse caso, é aceitar as pessoas como elas são. Ou seja, aceitar suas respectivas forças e limitações. Sabendo lidar melhor com seus chefes, clientes e colegas de trabalho, você evitará conflitos e os enxergará novas perspectivas.

Existe uma poderosa estratégia que, além de contribuir para a construção de relacionamentos mais saudáveis, contribuirá e, muito, para a redução de tensão no trabalho: viver de forma mais positiva.

  1. Cultive a positividade

Encarar os desafios de forma mais positiva o ajudará a viver de forma mais positiva. Comece pelas pequenas atitudes, como um sorriso e pequenas demonstrações de gratidão. Você notará que as pessoas serão tocadas por isso e, aos poucos, o ambiente de trabalho ficará mais leve. Vá intensificando o seu nível de positividade com ajuda do positive coaching até que você consiga encarar os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento, até que a tensão se transforme em satisfação.

E se a positividade falhar? Se tudo estiver dando errado: pare, respire e pense.

  1. Pare por alguns minutos

Você é humano, o seu corpo e a sua mente têm limites. Respeite-os. Não espere a carga de trabalho extrapolar o seu limite; não espere o stress sair do controle; não espere chegar a síndrome de burnout.  Cuide de sua saúde – sem ela, não existe performance profissional que resista. E, principalmente, nunca se esqueça de que existe vida além do trabalho.

  1. Tenha vida pós-trabalho

O que você faz nas suas horas vagas? Mesmo que você tenha pouco tempo livre, é fundamental dedicar algumas horas especialmente para si mesmo. Pratique esportes, leia livros, vá ao cinema, viaje, saia com os amigos… Vivencie momentos de lazer, o que, além de gerar mais satisfação com a vida, trará mais satisfação no trabalho. Você verá que, quanto mais prazer você tiver na vida, mais leveza você terá para enfrentar os desafios e lidará melhor com a tensão no trabalho.

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