Teoria Broaden-and-build: o poder duradouro das emoções positivas

402

As emoções positivas são produtoras de saúde e bem-estar, além de estarem ligadas a mecanismos de sobrevivência e evolução. Estas, segundo a Teoria Broaden-and-Build (Broaden significa ampliar, e build, construir), não se limitam a otimizar nosso funcionamento apenas no instante em que as experimentamos, pois seu efeito é extremamente duradouro e sustentável.

“As pessoas deveriam cultivar emoções positivas nelas mesmas e nos indivíduos à sua volta, não só como um fim em si, mas também como um meio de obter crescimento psicológico e aumento do bem-estar ao longo do tempo”, afirma a autora dessa teoria, a Dra. Barbara Fredrickson – “mãe” do estudo das emoções positivas e uma das fundadoras da psicologia positiva – no artigo Cultivating positive emotions to optimize health and well-being (Cultivando emoções positivas para melhorar a saúde e bem-estar, em tradução livre).

As emoções positivas ampliam nossos repertórios de pensamento e ação e constroem nossos recursos pessoais. A ‘alegria’, por exemplo, estimula o desejo de brincar, de ultrapassar limites e de ser criativo, o que contribui para a construção de recursos físicos, sociais, filosóficos e intelectuais. Esses recursos funcionam como reservas às quais podemos recorrer futuramente para aumentar nossas chances de sucesso ao lidar com desafios. Por outro lado, as negativas restringem nossos padrões mentais e de ações, reduzindo a criatividade, a flexibilidade e o próprio crescimento pessoal.

Diferentemente das emoções negativas, as positivas estão estritamente associadas à descoberta de ideias novas e criativas e à criação de laços sociais, além de atuarem como combustível para que possamos conquistar uma série de ganhos em nossas vidas, associados à longevidade, saúde e disposição. As emoções positivas, segundo essa teoria, têm o poder de nos transformar em pessoas mais saudáveis, integradas socialmente, abertas à compreensão e ao entendimento, eficazes e resilientes.

Veja também o vídeo.

Comentários
Compartilhar
AnteriorEstratégias Avançadas de Vendas | Livro – 2ª edição
Próximo5 técnicas para se apresentar em público
Flora Victoria é presidente da SBCOACHING Training e diretora educacional do SBCOACHING Group. Mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país – seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo. Trainer com ampla experiência, já atuou na formação de mais de 25 mil coaches.