Posted in:

Você é capaz de gerenciar a sua própria carreira?

 

Descubra quais são as três competências que você precisa para realizar uma autogestão bem-sucedida.                                                                                                    

O atual mercado de trabalho, movido pelo poderoso combustível chamado globalização, é carente de profissionais de saibam andar com “as próprias pernas”; que não se limitam ao que o chefe mandou fazer ou deixou de mandar; que não ficam congelados no tempo, sem desenvolver novas competências, qualificações e potencializar suas forças. Profissionais capazes de gerenciar suas atividades diárias, responsabilidades e, principalmente, suas carreiras estão ganhando cada vez mais espaço em posições de destaque no mercado competitivo.

Responda sinceramente: você é capaz de gerenciar a si mesmo e sua carreira?

A maioria dos profissionais responde categoricamente “não” para essa pergunta e, focados em desenvolver a autogestão, muitos deles encontram no coaching a solução. Definir a rota profissional que almeja seguir – sabendo aonde pretende chegar e como chegar –, além de focar suas forças para ser bem-sucedido em suas metas, estando preparado para superar bloqueios e barreiras que dificultam o seu sucesso, é uma das premissas da autogestão.

Então, vamos lá: o que você espera de seu futuro profissional? Confira três competências fundamentais para gerenciar a sua carreira e chegar lá!

  1. Autocontrole

Para atingir o seu triunfo profissional, é fundamental ter autocontrole. Em sua jornada profissional, muitas vezes você terá de lidar com situações conflitantes e poderá ficar por um triz de jogar tudo por água abaixo. Suportar tentações, segurar-se para não explodir diante de situações estressantes e dominar a arte da paciência são algumas das características de profissionais controlados.

Veja bem: suponha que o seu sonho seja ser CEO em uma corporação multinacional. Você concorda que, para chegar a esse cargo, possivelmente você terá de recusar salários tentadores em outras empresas? Terá de se controlar diante de exigências de seu chefe e clientes? Terá de ser paciente para adquirir a experiência exigida para tal cargo? Mas, por outro lado, você concorda que, ao ultrapassar todas essas barreiras, as chances de você ser bem-sucedido em seu objetivo só aumentam? Este é o poder do autocontrole.

  1. Adaptabilidade

Nem sempre você vestirá a camisa da empresa. Nem sempre ocupará o cargo adequado ao seu nível profissional. Nem sempre concordará com as mudanças do mercado de trabalho. Mas, pare e pense: para atingir o seu objetivo de carreira, você terá de enfrentar todos esses obstáculos. Neste caso, você precisará desenvolver o segundo pilar da autogestão: a adaptabilidade.

Adaptar-se não é sinônimo de abandonar os seus princípios, de desistir do seu ideal, de acostumar-se com menos. Adaptar-se não é ser um camaleão que muda de cor perante fraquezas e falta de oportunidade. Adaptar-se, nesse caso, é moldar as suas forças e competências para ser bem-sucedido em qualquer cenário. É ser maleável a mudanças e ser um profissional aberto a novas experiências, desde que caminhe rumo à carreira desejada.

  1. Foco em resultados

Não adianta ter uma projeção de carreira fenomenal se os seus resultados não forem fenomenais, não é mesmo? Vamos voltar ao exemplo do CEO de uma multinacional. Você projetou um plano de carreira claro e realizável para chegar a esse cargo. Mas, se os seus resultados ao longo de sua carreira não condizerem a esse alto nível hierárquico, você estará qualificado para assumir a liderança na empresa?

A autogestão está atrelada à definição e ao alcance de metas. A capacidade de nunca perder o foco em seus objetivos e nos resultados fundamentais para alcançá-los é uma das premissas para ser bem-sucedido não só em sua gestão de carreira, mas para ser bem-sucedido em todos os setores de sua vida. Tenha metas. Mais importante: atinja as suas metas. Os seus resultados dirão se a sua autogestão foi, ou não, bem-sucedida.

Você está com dificuldade em atingir o que planejou para a sua carreira? Conheça os programas de coaching da SBCOACHING e dê um novo rumo à sua jornada profissional. Por meio de poderosas estratégias usadas pelos mais bem-sucedidos líder e coaches do mundo, você alcançará o “inalcançável”!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *