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Você já agradeceu pelas conquistas de 2019?

Saiba por que ser grato lhe trará mais felicidade e conheça algumas dicas para cultivar essa força de caráter

O ano de 2019 está chegando ao fim. Para alguns, foi só um piscar de olhos. Para outros, uma longa jornada. Mas o fato é que o mês de dezembro é uma época ideal para parar e refletir se os objetivos, metas e planos que você estabeleceu foram totalmente alcançados ou, pelo menos, parcialmente atingidos.

É tempo, também, de agradecer pelas coisas boas da vida, em especial, as suas conquistas. Ser grato, aliás, não só traz felicidade como ainda, de quebra, melhora o seu relacionamento consigo mesmo e com os outros.

A gratidão emerge, justamente, quando uma pessoa reconhece outra como a fonte de algo bom que lhe aconteceu. Ela estimula, portanto, a capacidade de ser mais generoso e de expressar bondade.

De que forma você pode ser mais grato? Existem muitas maneiras de cultivar a gratidão. No final de cada dia, por exemplo, anote três coisas que lhe fizeram se sentir agradecido, como ter uma boa refeição ou falar com uma pessoa querida.

Viu só como é fácil? Se você quiser saber outras dicas, continue com a leitura que, daqui a pouco, vamos te contar.

Mas, afinal, o que é gratidão?

Já falamos, aqui no blog da SBCOACHING, sobre as forças de caráter, ou seja, as características individuais que, quando exercitadas, trazem um impacto positivo em diversas esferas da vida do indivíduo e contribuem para o seu desenvolvimento.

A gratidão é uma dessas 24 forças de caráter. Ela faz parte do grupo de virtudes chamado de “Transcendência”.

Sob o ponto de vista científico, a gratidão é caracterizada como uma resposta psicológica positiva (de agradecimento ou alegria) a algo bom que foi recebido. Seja um presente, um gesto de apoio ou a simples dádiva de um belo dia de sol.

Agradecer faz muito bem à saúde

De acordo com estudos, as pessoas que sentem e expressam essa força experimentam menos estresse, depressão e sentimentos negativos.

Fortemente relacionada à felicidade, a gratidão gera uma corrente de emoções positivas. E o melhor: ela ainda beneficia tanto os que a expressam quantos os que a recebem!

Não é à toa que as demonstrações de gratidão de um líder, por exemplo, fazem os colaboradores se sentirem mais valorizados e motivados. Os gestores de uma empresa dotados de gratidão encaram as dificuldades e adversidades de modo mais confiante e positivo.

Além disso, as pessoas gratas têm uma visão diferente porque acreditam que tudo é um presente da vida, segundo o especialista em pesquisas sobre a gratidão Roberto Emmons, da Universidade da Califórnia.

Já de acordo com os autores Emmons e McCullough, pessoas gratas são menos propensas a ter inveja, raiva, ressentimento e outros sentimentos estressantes.

Isso sem falar que elas praticam 33% mais exercícios semanais que os outros e dormem meia hora a mais por noite. Esses fatores trazem benefícios diretos para o sistema imunológico.

Por sua vez, pessoas ingratas tendem a ser individualistas e beligerantes. Voltando ao exemplo da empresa, o líder que não demonstra gratidão e reconhecimento aliena os funcionários e aumenta a falta de engajamento.

Desenvolva a força da gratidão

Como você já aprendeu, a gratidão faz parte do grupo de forças da transcendência, que, por sua vez, parecem ser muito pessoais.

Nesse ponto, as pessoas sempre costumam ter a seguinte dúvida: será que posso desenvolvê-las ou elas são inatas?

É claro que somos capazes de aperfeiçoa-las! Podemos, sim, aprender a manifestar gratidão. O importante é compreender o poder de transformação que essa força pode trazer à sua vida e dispor-se a desenvolvê-la.

Comece a praticar

Que tal exercitar a gratidão? Separamos três dicas simples e fáceis para você colocar em prática no dia a dia:

  • Mantenha um diário de gratidão: anote nele, com regularidade, todas as coisas pelas quais você é grato. Após certo tempo, você perceberá como mudou seu foco em relação ao seu cotidiano. Sentirá mais alegria e disposição quando começar a contar suas bênçãos.
  • Procure uma pessoa à qual você é grato por alguma coisa e manifeste isso a ela: se não for possível falar pessoalmente, escreva uma carta de agradecimento. Caso ela já tenha falecido ou não puder ser localizada, escreva a carta assim mesmo.
  • Doe o melhor de si: quando foi a última vez que você fez um gesto desinteressando por outra pessoa? E quando você se sentiu recompensado com um sorriso ou com um olhar de gratidão? Lembre-se: quanto mais você doa, mais você ganha.

Para otimizar o seu bem-estar, a melhor dica é incluir mais a gratidão em sua existência.

Saber valorizar os bons momentos que aconteceram neste 2019 (inclusive os desafios que você teve de enfrentar) aumentará seu bem-estar e sua satisfação para o próximo ano.

Gostou do artigo?

Somos gratos por você ter chegado até aqui! Se você ainda não é coach, aprenda mais sobre esse tema no treinamento Fundamentals of Positive Psychology, que reúne estratégias para você desenvolver bem-estar, por intermédio de técnicas que cultivam emoções positivas e um funcionamento psicológico e social positivos.

E, para quem já é coach, a gratidão e as outras forças de caráter são abordadas na especialização em Positive coaching, treinamento intenso, poderoso e motivador perfeito para quem quer desenvolver atitudes e emoções positivas para transformar a vida profissional e pessoal.

E você: o que tem a agradecer? Conta para a gente! Estamos curiosos…

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