Como deve ser um bom atendimento ao cliente em sua empresa?

Atendimento – O atendimento é o setor da empresa que se relaciona com os clientes.

Ele é determinante para a imagem da organização, pois reflete os objetivos da mesma. É por meio dele que se determina a relação duradoura, ou não, entre o consumidor e a companhia.

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Não existem regras para um bom atendimento, já que o mercado lida com pessoas diferentes todos os dias. São sentimentos, anseios, caráter, educação e princípios distintos. Firmas que almejam qualidade e uma boa imagem devem levar em consideração as características individuais da clientela. Diante de tantas opções disponíveis nos mais diversos ramos, o comprador acaba escolhendo o empreendimento que o serve melhor e o conhece pelo nome. A capacidade de entender a motivação e a necessidade específica de cada um são grandes diferenciais no mundo dos negócios.




// Neste sentido, para quem deseja ultrapassar concorrentes, é importante começar pela identificação dos desejos do comprador, passando por questões como comunicação, definição de serviços e produtos oferecidos, estrutura da organização, formas de pagamento e capacitação da equipe que vai lidar com o público. Confira algumas habilidades profissionais que fazem a diferença na hora de se relacionar com o freguês:

– Sinceridade: quando a companhia erra, não deve mentir. Afinal, ninguém gosta de ser enrolado. Admitir a falha e dizer o que está fazendo para corrigir o problema é muito mais nobre;

– Transparência: deixe claro como são os processos e como funciona a organização. Desta forma, os consumidores se sentirão mais respeitados;

– Satisfação: quem mantém contato direto com pessoas deve sentir prazer em servir e ter motivação para enfrentar o desafio constante de lidar com o público;

Atendimento - Como deve ser um bom atendimento ao cliente em sua empresa?
Um bom relacionamento humano surte efeitos a curto prazo.

– Veja pelo outro lado: antes de criar uma política de relacionamento, é preciso definir como você gostaria de ser tratado se estivesse do outro lado;

– Desenvolva o pós-venda: crie formas de manter-se presente. O simples fato de telefonar ou passar e-mail para saber se alguém gostou dos serviços faz o indivíduo se sentir especial;

– Deixe à vontade: ofereça algo para o freguês se sentir confortável, como água, café e um lugar para sentar. Seja simpático e tenha uma postura aberta. Mentira e falsidade só para “ganhar” não são aceitas por ninguém.

Um bom relacionamento humano surte efeitos a curto prazo. Em um mercado cada vez mais competitivo, tratar bem os consumidores não é um diferencial, mas sim uma obrigação. Quando satisfeito, o cliente volta sempre e faz propaganda positiva da empresa, tornando-se uma excelente fonte de prospecção de novos compradores.

Um excelente serviço de atendimento, aliado à qualidade técnica e ao preço justo, fortalece uma opinião pública favorável ao negócio, gerando lucros e boas relações profissionais, favorecendo a produtividade.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.