BONDADE: A virtude da humanidade

O que a missionária Madre Teresa de Calcutá, a paquistanesa Malala e o ex-presidente americano Barack Obama têm em comum? Além de terem sido agraciados com o maior prêmio da paz mundial, essas três personalidades possuem: a força da bondade.

Se generosidade, delicadeza, cuidado e compaixão são características que você possui, provavelmente você tem bondade em suas forças de assinatura.

Sob a virtude da Humanidade, essa força descreve a tendência a ser uma boa pessoa, fazer favores e cuidar dos outros. Também chamada de generosidade, essa força pode se manifestar de várias formas: desde o simples gesto de ceder o lugar no ônibus até atos de verdadeiro altruísmo.

Sorrisos e gentilezas também são parte dessa força. Conforme disse o fabulista grego Esopo: “Nenhum ato de bondade, não importa quão pequeno seja, é desperdiçado”. A bondade é a preocupação com questões fora de si mesmo e, especificamente, com o bem-estar da geração seguinte. De 0 a 10, o quanto você se considera bondoso?

Baixe o e-book e tenha acesso a materiais exclusivos da semana de caráter

A bondade é contagiante

Há muitas maneiras de utilizar a força da bondade com as pessoas ao seu redor, e qualquer tipo de aplicação prática dessa força pode afetar os outros de maneira que nem percebemos ou imaginamos. Isso porque a bondade se multiplica: se você fizer algo bom para alguém, esse alguém se sentirá compelido a fazer algo bom pra outra pessoa e assim sucessivamente.

E temos que concordar que vivemos em uma época em que todo ato de bondade é bem-vindo, não é mesmo? Além do efeito multiplicador, alguns estudos mostram que pessoas felizes são mais motivadas para demonstrar comportamentos de generosidade e expressar gratidão. O simples ato de relembrar e relatar atos de bondade já é suficiente para aumentar o nível de felicidade.

Outro estudo descobriu que os participantes relataram que se sentiam mais felizes gastando dinheiro em prol de pessoas mais necessitadas em vez de gastarem consigo mesmas. Essas pesquisas mostram como a satisfação com a vida pode ser elevada pela prática da bondade, sugerindo que há uma forte relação entre bondade e felicidade.

a-pratica-da-bondade
A satisfação com a vida pode ser elevada pela prática da bondade, sugerindo que há uma forte relação entre bondade e felicidade.

Como desenvolver sua força de bondade

Desenvolvemos a bondade quando fazemos boas ações sem a expectativa de ganhos pessoais. Claro que não é preciso lutar contra a pobreza como fez Madre Teresa ou abrir escolas para refugiados sírios como fez Malala para se tornar uma pessoa mais bondosa.

Essa força pode ser fortalecida com atos extremamente simples. Confira as dicas abaixo:

  • Busque compartilhar um espacinho debaixo do seu guarda-chuva quando ver alguém se molhando na calçada em um dia chuvoso ou doar sangue ou roupas de frio que não são mais utilizadas.
  • Procure falar com um morador de rua e, quem sabe, lhe oferecer uma refeição. Faça um ato de bondade hoje mesmo para desencadear o efeito multiplicador dessa força.
  • Realize um ato aleatório de gentileza todos os dias, como: desacelerar para permitir que um carro passe a sua frente, elogiar um colega de trabalho, comprar um presente para o seu parceiro.

Agora pare e pense! Como você se sente ao ser elogiado por um colega de trabalho por sua excelência? Ao receber um pequeno presente de alguém? Ao ser cumprimentado com um sorriso? Atitudes como essas, apesar de simples, geram consequências extremamente positivas em nosso dia.

Muitas vezes, o impacto de um simples ato de generosidade é subestimado. Mas se você parar pra pensar em sua existência, é muito provável que seja capaz de se lembrar de um caso em que um ato de bondade teve um efeito altamente profundo em você.

Positive Experience, o maior evento de psicologia positiva do Brasil

Quer ser mais feliz e usar suas forças para aumentar seus resultados? Participe do Positive Experience, um evento inédito no Brasil. Aprenda e vivencie 3 dias intensos de intervenções positivas da ciência da felicidade. Veja mais informações AQUI.

Faça parte dessa onda positiva. Compartilhe nossas postagens com as hashtags #DiaDoCarater #CharacterDay2018 #CultivatingCharacter #SouSBCOACHING

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Wohasu: uma abordagem holística para a felicidade

Universidade de Yale promove mesa redonda para discutir felicidade em fórum de Davos

3 dias de POEX: uma jornada rumo à felicidade

APRECIAÇÃO DA BELEZA: Aprenda a contemplar a vida e ser mais feliz

CRIATIVIDADE: Entenda a importância dessa força de caráter

PERSEVERANÇA: Aprenda como ter mais persistência para atingir os seus objetivos

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.