Business Coaching: O que é, Quais os Benefícios e Tipos

Depois que você conhece o business coaching, percebe que não faltam razões para investir nessa abordagem.
Quer ver só?
Seu negócio não vai lá muito bem e você precisa de orientações para retomar o crescimento?
Ou, então, as coisas estão no caminho certo, mas falta definir objetivos mais ousados?
Em qualquer uma das situações, o business coaching pode ser um poderoso aliado.
Vamos lá, não há problema algum em buscar suporte para elevar o seu negócio ao patamar que sempre sonhou.
E sabe qual é um dos grandes segredos do coaching?
Você é responsável por todo o avanço alcançado.
Todos os louros são seus – mais uma amostra do quanto é capaz quando se dedica a um projeto.
Está pronto para ter aquela sensação de dever cumprido?
Então, vem com a gente conhecer mais sobre o business coaching e também se surpreender com os benefícios promovidos.

O que é Business Coaching?

business coaching o que e
Afinal, o que é o business coaching, também conhecido como coaching para negócios?
Como o próprio nome já indica, essa é uma metodologia que tem como principal objetivo melhorar os resultados de uma empresa, sempre de acordo com as metas definidas pelo coachee – como é conhecido o cliente do coaching.
Digamos que você e seu amigo abriram um empreendimento inovador, mas que ainda está engatinhando.
Por mais que vocês dois se esforcem, é difícil tornar a empresa lucrativa, principalmente no começo.
Um profissional especializado na área, com as técnicas e as ferramentas corretas, pode ajudar essa sociedade a andar pelas próprias pernas, tornando a startup mais eficiente e eficaz.
Mais do que dicas, um coach de negócios fornece ferramentas para dar suporte na criação de estratégias, a fim de garantir que os empresários tomem as melhores decisões para a sua companhia.
Afinal, com metas bem definidas, feedbacks constantes e um acompanhamento permanente do desempenho atingido, não é difícil imaginar que os resultados positivos vão surgir.
A atuação de um business coach é bastante ampla, podendo se dar em diferentes áreas dentro da organização e com objetivos bem específicos.
Comunicação, marketing e vendas são alguns desses segmentos.
Já inovação, incremento da lucratividade, valorização da marca e aumento da inserção no mercado são exemplos de atividades em que ele pode promover avanços, mas juntamente com você, é claro.

O que é executive e business coaching?

o que e executive coaching e business coaching
Dentro do universo do coaching, existem inúmeras ramificações.
Elas foram criadas para oferecer soluções cada vez mais personalizadas.
O business and executive coaching é um desses exemplos.
A soma das duas possibilidades representa a chance de que o coach tenha uma atuação mais ampla.
Ele passa a se preocupar não apenas com o desempenho da organização em si, mas também com a performance dos empreendedores que nela trabalham.
Por conta disso, a relação entre coach e cliente é ainda mais estreita e exige uma dedicação e um comprometimento um tanto maior por parte do segundo.
A questão é que, nesse modelo, o empreendedor precisa se mostrar disposto a, entre outras coisas, fazer uma autoavaliação do seu desempenho e uma análise da sua inteligência emocional.
Ao realizar essas duas operações, o executivo vai ter uma capacidade maior para verificar como a sua postura respinga na empresa e na equipe de colaboradores.
Ou seja, ele vai poder ter uma visão sistêmica, observando o todo, sem descuidar de cada parte que compõe esse universo.
Algumas das tarefas incorporadas por um processo de business coaching podem ser: preparar e alinhar equipes, sejam elas de venda, de marketing ou mesmo de gestores, além de capacitar trabalhadores a alcançarem seus objetivos profissionais – como alcançar promoções, trocar de função e conseguir um aumento.
Para resumir, um business coaching se preocupa tanto em programar estratégias que buscam o crescimento da companhia, quanto auxiliar os empresários no desenvolvimento de novas habilidades e competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial.

O que faz um business coach?

o que faz um business coach
Mas, afinal, qual é o papel de um business coach? De que forma ele pode ajudar seus clientes a alcançarem melhorias para os seus empreendimentos?
Acreditamos que um exemplo colabora para melhorar qualquer entendimento.
Vamos supor que a equipe de marketing precise desenvolver uma campanha para fazer despontar um novo produto da empresa.
Publicizar essa novidade e aumentar as chances de que a venda ocorra em massa, um verdadeiro sucesso, é a saída que a companhia volte a faturar como há muito tempo não consegue.
No entanto, o orçamento para a propaganda não é muito grande e os profissionais do marketing se veem sem muitas alternativas para impulsionar os anúncios.
É nesse momento que o business coaching entra com tudo.
Primeiro, o processo ajuda a fazer uma análise do balanço financeiro para ver o quanto de verba está disponível para implementar uma campanha publicitária.
Na sequência, junto com o time de marketing, avalia de que maneira é possível atingir resultados mais eficientes com a quantia que se tem disponível.
Depois de uma intensa troca de ideias, todos decidem que a melhor saída é investir em posts nas redes sociais e e-mail marketing, por exemplo, no lugar de utilizar parte da verba, já escassa, para um anúncio em jornal.
Para finalizar, o profissional auxilia na criação de uma estratégia, em parceria com os desenvolvedores das peças, para ver qual é a melhor forma de disparar esses posts.
Vale ressaltar que um business coach nunca vai interferir nas tarefas dos especialistas.
Para seguir neste exemplo, significa dizer que ele não vai opinar quanto ao conteúdo do material produzido, como formato, linguagem, layout. Esse não é seu trabalho.
Seu objetivo é ser um facilitador, dar suporte.
Ele oferece técnicas e ferramentas, sua experiência e dá sugestões, mas é a equipe que deve colocar a mão na massa e encontrar as soluções necessárias.

Quais os Principais Tipos de Business Coaching?

quais os principais tipos de coaching - business coaching
Como vimos, o business coaching tem uma atuação bastante ampla, podendo trabalhar em diferentes segmentos de um negócio, sempre em busca de atingir resultados específicos.
Por isso, muitas correntes defendem a separação dessa modalidade em subcategorias, com o intuito de atender melhor essas demandas particulares.
Confira algumas dessas denominações mais comuns.

Coaching de carreira

Modalidade voltada para orientar os clientes no processo de definição dos melhores caminhos para o futuro profissional.
Pode ser ainda antes de ingressar no mercado de trabalho ou quando já existe uma longa estrada percorrida.
A metodologia oferece diferentes benefícios.
Desde dar o suporte necessário para que você encontre a área com a qual realmente mais tem afinidade e até mesmo desenvolver estratégias para buscar uma promoção ou recolocação no mercado de trabalho.

Coaching de liderança

Especialidade voltada para desenvolver habilidades positivas em líderes dos mais variados segmentos.
É um dos tipos de business coaching que mais tem crescido nos últimos tempos, dado o reconhecimento de quão importante é a habilidade da liderança, seja entre gestores ou colaboradores.
A ideia é oferecer todo o suporte para que o indivíduo possa desenvolver uma comunicação mais assertiva, baseada na sinceridade.
O fortalecimento de elementos como confiança, cumplicidade e respeito mútuo também são alguns dos pontos que o coaching de liderança trabalha.
É um investimento no desenvolvimento individual que repercute positivamente no coletivo.

Coaching de vendas

A definição já está no nome: é uma categoria voltada para auxiliar na maximização dos resultados da equipe de vendas.
Tem como seus principais objetivos propiciar treinamentos aos atendentes, como foco na satisfação dos clientes, a fim de fidelizar consumidores e garantir um público leal.
Políticas como programas de benefícios são alternativas para este fim.
Além disso, um coach de vendas também trabalha para manter todos motivados a superar suas metas mês a mês.
Em cada empresa, isso pode significar uma abordagem diferente e personalizada.

Coaching financeiro

Responsável por uma das áreas mais vitais de qualquer empresa, as finanças.
Sem a atenção devida a esse setor, os administradores podem meter os pés pelas mãos, desperdiçando recursos e avaliando de maneira equivocada oportunidades de negócio.
Balanços transparentes, com receitas e despesas bem detalhadas e ao alcance de todos, alinhamento das equipe de tesouraria e de administração e planejamento de estratégias que busquem aumentar o lucro líquido frente ao faturamento.
Essas são algumas das ações de um profissional que atua como business coach.
Mas cabe lembrar: esses são avanços que um coachee alcança sozinho.
O que o coach faz é despertar nele as habilidades e competências exigidas para tanto.

Objetivos do Business Coaching

objetivos do business coaching
O business coaching dedica todas as suas atenções na obtenção de resultados mais assertivos, a partir da elaboração de estratégias e da aplicação de ações concretas de melhoria.
Ao produzir as transformações positivas e consistentes, a metodologia impacta não somente no bem-estar do negócio, mas também na qualidade de vida dos empresários, líderes e em toda a equipe de colaboradores.
Conheça outros 17 benefícios que essa poderosa ferramenta de desenvolvimento humano pode oferecer para a sua empresa:

  1. Ajudar no planejamento de uma estrutura perdurável de negócio
  2. Determinar metas tangíveis e traçar meios para que sejam alcançadas
  3. Encontrar e determinar as melhores formas de empregar as habilidades de cada um dos profissionais
  4. Propiciar o crescimento constante, mesmo naqueles setores que já contam com resultados positivos
  5. Focar em soluções para os problemas que insistem em surgir
  6. Superar os comportamentos limitantes
  7. Melhorar a capacidade das lideranças na tomada de decisões
  8. Implementar metodologias de medição de resultados, como os indicadores de desempenho
  9. Instituir a visão sistêmica como habilidade fundamental para os gestores
  10. Aprimorar as comunicações interna e externa
  11. Estreitar laços entre os profissionais
  12. Auxiliar no desenvolvimento de habilidades empreendedoras
  13. Incentivar a criatividade e a inovação como saídas para diferentes situações
  14. Formar líderes mais eficazes em suas funções
  15. Gerir o tempo, o pessoal e todos os recursos de forma inteligente
  16. Realizar uma gestão transparente
  17. Incrementar receitas, aumentando os rendimentos e os lucros.

Viu só quantos benefícios um processo de business coaching pode oferecer?
Faça dele o seu principal aliado e tenha resultados assertivos em um curto espaço de tempo.

O que é Business Effectiveness

o que e business effectiveness - business coaching
O coaching de negócios conta ainda com dois conceitos bastante presentes em sua metodologia.
Compreender seus significados pode fazer toda a diferença para você dominar esse assunto como ninguém.
Estamos falando do business effectiveness e do personal effectiveness.
É possível definir os dois termos como elementos profissionais que atrapalham a eficácia no trabalho e aspectos pessoais que afetam seu desempenho organizacional, respectivamente.
No primeiro, podem ser englobadas aquelas situações que comprometem um quadro inteiro de funcionários de atingir os objetivos determinados.
Por exemplo, a desorganização coletiva, a falta de planejamento, uma liderança ineficaz, metas intangíveis ou pouco claras, turnover de pessoal, entre outras.
Aqui, o objetivo do coach é realizar exercícios e traçar estratégias para tratar esses problemas sistêmicos da forma mais rápida possível.
Melhorar o clima organizacional a partir de dinâmicas inclusivas, ajudar na retomada da motivação dos colaboradores e, principalmente, organizar a rotina de produção, por meio de um planejamento bem feito, devem ser as prioridades do profissional.

O que é Personal Effectiveness

Por outro lado, o personal effectiveness reúne todos aqueles problemas individuais que, de alguma forma, prejudicam o bom andamento da produção.
Essas questões podem estar relacionadas com dificuldades pessoais externas, como separação do cônjuge, perda de algum ente querido.
Ou ainda com alguma adversidade interna mesmo, como desconhecimento técnico, falta de coletividade, vícios operacionais, entre outros.
Nesse segmento, a atuação do especialista deve ser diferente, focando mais no desenvolvimento de habilidades que promovam o autoconhecimento de seus clientes.
Somente assim, eles vão conseguir reconhecer os motivos para a produção abaixo do esperado e encontrar soluções dentro de si para superar essas adversidades.

Exemplo de Business Coaching

exemplos de business coaching
Não faltam dados para atestar a importância que um processo de business coaching pode oferecer à sua empresa.
Uma pesquisa da MetrixGlobal LLC, realizada com empresas norte-americanas, mostra como elas são exemplos de sucesso da metodologia.
A consultoria fez um levantamento com as Fortune 500 (as 500 empresas mais ricas do mundo) para verificar qual o resultado obtido a partir dos investimentos feitos em coaching.
E as conclusões foram impressionantes: o retorno sobre investimento (ROI) foi de 529%, além de inúmeros outros benefícios intangíveis (imateriais) para o negócio.
Se incluídos os benefícios financeiros pela redução do turnover de empregados, o ROI total seria incrementado para 788%.
Além disso, foram observadas melhorias em:

  • Produtividade geral – 53%
  • Atendimento ao cliente – 39%
  • Redução de reclamações de clientes – 34%
  • Retenção de executivos – 32%
  • Redução de custos gerais – 23%.

Se as principais empresas do mundo têm todos esses índices positivos aos investir em business coaching, por que você não pode aproveitar e fazer o mesmo com o seu negócio?
Não perca mais tempo e invista na ferramenta de desenvolvimento humano que mais cresce no mundo.

Como você pode se tornar um Business Coach?

Impossível não ficar empolgado com números tão expressivos, não é mesmo?
Mais do que gozar de todos essas vantagens, bate aquela vontade de passar adiante todo esse conhecimento adquirido e fazer com que mais e mais pessoas possam usufruir de tudo que há de bom no business coaching.
Então, está pronto para mais uma boa notícia?
Você também pode se tornar um coach e ser o propagador da metodologia, inclusive na sua empresa.
A própria SBCoaching oferece diferentes especializações em diversas áreas do conhecimento.
São cursos de profissionalização de personal e professional coaching, coaching executivo, coaching de carreira, coaching positivo, formação de liderança e psicologia positiva aplicada.
Vale lembrar que a SBCoaching é pioneira no uso da metodologia no Brasil, com mais de mil empresas atendidas em todo país.
Além disso, são diferentes módulos de formação. Um deles, certamente, vai ao encontro das suas expectativas.
Então, deseja obter resultados concretos e duradouros para a sua vida pessoal e, principalmente, profissional? Dê o primeiro passo.

Conclusão

business coaching - conclusao
Você viu, ao longo deste artigo, todos as vantagens que um business coaching pode oportunizar a você e ao seu negócio.
Mais do que isso, foi possível conferir na prática de que forma o coach pode ajudar um empreendimento a retomar o crescimento e atingir seus objetivos.
Mostramos também as diferentes especializações que essa metodologia aplicada à esfera profissional tem.
São opções variadas, que permitem um direcionamento mais específico do processo.
A propósito, você viu como as grandes empresas já vêm utilizando o coaching há anos, com resultados expressivos.
Vale dizer: não é exclusividade das marcas que dominam o mercado.
Especialmente em um momento que não tem sido dos mais favoráveis para as empresas brasileiras, buscar soluções criativas, mas que tenham respaldo técnico, pode fazer toda a diferença.
Agora está tudo em suas mãos e não há mais desculpas para não ir em busca de um profissional qualificado para oferecer o suporte que você precisa.
Ou, como pontuamos há pouco, você mesmo pode buscar uma formação na área de coaching e orientar a empresa no caminho do crescimento.
Afinal, ninguém mais preparado para isso do que quem faz parte do dia a dia do negócio e conhece seus mínimos detalhes.
O que queremos dizer é que você também pode ser um coach de sucesso.
Não deixe de acreditar no seu potencial nem por um minuto.
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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.