Captar clientes: como fazer as pessoas chegarem até você?

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Para um negócio crescer, captar clientes é uma tarefa básica e fundamental.

Afinal, mesmo que você tenha o seu público fiel, é difícil subir de patamar sem ampliar o número de consumidores.

É matemática simples: mais clientes = maiores receitas.

Mas aí surge uma dúvida importante: como chegar lá?

Se você repete essa pergunta com frequência, está no lugar certo para encontrar as respostas.

Ao longo do artigo, vamos trazer dicas e falar sobre estratégias valiosas para quem procura aumentar a sua carteira de clientes.

Então, confira esse conteúdo que preparamos especialmente para você.

Boa leitura!

O que é captação de clientes?

A captação de clientes é uma estratégia básica, que vale para empresas de diferentes portes. O objetivo é um só: atrair novos consumidores.

Para tanto, o gestor e sua equipe procura desenvolver uma série de estratégias que promovam a marca e atraiam o público.

A grande chave do termo está na palavra “captação”, que tem como sinônimos atração ou ganho.

Por que é tão importante captar clientes?

Um negócio pode até sobreviver e se manter no mercado cultivando um público fiel ao longo dos anos.

No entanto, ele dificilmente vai dar aquele salto de crescimento se não ajustar essa sua política e buscar ir além.

Veja bem, não há nada de errado em consolidar um grupo de clientes assíduos, muito pelo contrário.

É um sinal de que você entrega um bom resultado e trata bem esse público.

Fora que, como ensinou o guru do marketing Philip Kotler, manter um cliente custa até cinco vezes menos do que conquistar um novo.

Tudo isso é verdade, porém, tende a não ser suficiente.

Imagine um cenário de crise, no qual consumidores até então leais deixem de comprar na sua loja durante um determinado período.

Como você conta muito com eles para o seu faturamento, essa mudança vai impactar sobremaneira no seu lucro.

Ou seja, já passou da hora de buscar novos horizontes, não é mesmo?

Como captar clientes?

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Como vimos até aqui, o segredo da longevidade e do crescimento sustentável de uma empresa é manter um público fiel e buscar captar clientes novos.

Se a sua dúvida é como fazer isso, confira as dicas a seguir.

Defina o perfil de seus clientes

O primeiro passo para captar clientes novos é definir o perfil desses consumidores.

Com base no seu público já fidelizado, é possível determinar uma espécie de padrão, capaz de ajudar a encontrar outras pessoas com as mesmas ou características.

Em relação à faixa etária, quem compra mais? Os jovens ou os mais velhos? O gênero é uma informação determinante? E a classe social? O público mora nas redondezas ou costuma se deslocar até o seu negócio?

Cada característica conta.

Inclusive, vale conhecer os hábitos dessas pessoas, saber com que frequência consomem e o que é decisivo para elas na hora de fechar uma compra.

Indicações de clientes atuais

Como dito anteriormente, ter um público fiel está longe de ser algo ruim. Eles podem até representar um ponto de apoio para a conquista de novos clientes.

Quando se trata bem um cliente repetidas vezes, ele se sente valorizado e vai passar esse sentimento para as pessoas mais próximas.

Na prática, ele se torna um promotor da marca, responsável por falar bem dela por onde passa.

Isso acaba dando origem a uma reação em cadeia – o que muitos chamam de propaganda boca a boca.

Apesar de ser uma estratégia antiga, ela não é obsoleta e segue como um tipo de publicidade que ainda funciona muito bem.

Clientes antigos de outras empresas

Não é porque alguém consome há muito tempo na concorrência que essa pessoa não pode se tornar um cliente da sua empresa.

Aliás, que tal investir nessa oportunidade e mostrar quantos benefícios a mais você pode oferecer?

Muitas vezes, a compra em um mesmo local repetidamente não passa de um hábito – que pode ser facilmente transformado.

Rede de relacionamento com vendedores

Os vendedores que estão há mais tempo no mercado têm um histórico profissional que, muitas vezes, conta com diversas empresas em seu currículo.

Quem sabe algum desses contatos antigos não pode ser uma boa indicação para o seu negócio atual?

A velha e boa internet

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Hoje em dia, quase todo o tipo de informação está disponível na internet: basta saber procurar.

Para quem busca novos clientes, então, ela pode funcionar como uma aliada e tanto.

Uma dica é procurar o site dos seus concorrentes e verificar quais são as principais estratégias de venda adotadas, qual é avaliação dos consumidores e mesmo o que está sendo feito errado.

Procurar outras páginas que podem representar clientes em potencial também é uma alternativa interessante.

Sindicatos, agências reguladores e associações patronais são opções a serem analisadas, dependendo do seu tipo de negócio.

Pesquise nas mídias sociais

As mídias sociais representam um terreno fértil para a prospecção de novos clientes.

Com ferramentas que também ajudam a identificar traços do seu públicos, elas favorecem a definição do perfil de usuário que mais interage com os seus canais de comunicação online.

No Facebook, por exemplo, você pode participar de grupos de discussão muito úteis no seu objetivo de conquistar mais consumidores.

Inbound e Marketing de Conteúdo

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Ao mesmo tempo em que participa de grupos de discussão, que tal criar o seu próprio blog, com conteúdos exclusivos sobre o seu negócio e temas relevantes relacionados a ele?

O marketing de conteúdo tem se provado um dos instrumentos mais efetivos na captação de clientes.

Através dessa estratégia, é possível mostrar a sua relevância e aquilo que você oferece de melhor – sem, necessariamente, apelar para uma linguagem mais comercial.

Mesmo que, em um primeiro momento, as pessoas só estejam interessadas em conhecer um pouco mais sobre o universo dos seus produtos e serviços, já é um primeiro passo.

É um indicativo que abre um leque de opções de novas estratégias para transformar este cliente potencial em um consumidor, de fato.

Sites de anúncios de empregos

Sites de anúncios de empregos não são úteis apenas para quem está procurando uma vaga ou para empresas que estão contratando, mas também para você, que está procurando captar clientes.

Vamos supor que você trabalhe vendendo equipamentos de radiologia e uma empresa está anunciando vagas para técnico em radiologia. Aí está a sua oportunidade.

Normalmente, quando mais de um cargo é ofertado, é sinal que o empregador está disposto a investir ou está em fase de crescimento.

Dois cenários ideais para quem está em busca de novos consumidores.

Dicas para ter sucesso na captação de clientes

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Até aqui, os primeiros conselhos foram mais gerais, ideais para iniciar a construção de uma estratégia de captação de clientes.

Agora, vamos dar algumas orientações mais práticas e focadas, que vão ajudar você a implementar as estratégias anteriores com sucesso.

Crie um site simples de navegar

Nos dias de hoje, quase todo mundo tem um dispositivo móvel com conexão à internet – e usa esse smartphone ou tablet para fazer suas compras ou, ao menos, pesquisar por produtos e serviços no meio online.

Por isso, mesmo que você não trabalhe com e-commerce diretamente, é fundamental investir em um site simples de navegar e que seja mobile friendly – uma versão de acesso amigável para todos os aparelhos móveis.

Assim, pessoas do mundo todo poderão ter acesso, de forma prática e responsiva, a informações relevantes a respeito do seu negócio.

Seja claro ao falar da sua proposta

Outro elemento que não pode falar no seu site é um resumo que mostre exatamente o que é a sua empresa e quais são os seus propósitos – acredite, isso faz cada vez mais a diferença.

Um cliente quer saber por que ele deve escolher o seu negócio e não a concorrência.

Então, procure deixar claros os seus diferenciais, a razão de existir e os benefícios que o público tem ao preferir negociar com você e não com outras opções do mercado.

Crie um fluxo de emails segmentado

Falamos de forma rápida sobre marketing de conteúdo anteriormente, mas saiba que essa é uma estratégia completa, que conta com várias ferramentas diferentes para atender ao seu objetivo.

O e-mail marketing, por exemplo, é uma técnica bastante utilizada para captar clientes.

Consiste em mandar mensagens automáticas, periódicas e relevantes, através do correio virtual, falando sobre os produtos e serviços oferecidos

É uma forma de atualizar o público em relação às novidades da empresa, promoções e lançamentos, aproximando esses leitores e aumentando a chance de que eles se transformem em clientes assíduos.

Entenda o que seu cliente precisa (e espera)

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Estamos batendo bastante na tecla de definir um perfil de consumidor e não é à toa.

Só assim é possível entender as necessidades e o que ele espera do seu negócio.

Uma maneira de conseguir isso é através das pesquisas de satisfação do cliente.

Por meio delas, os consumidores podem deixar seus comentários com elogios, críticas e sugestões, que ajudam a orientar um caminho a ser seguido.

Essas análises, que auxiliam a mensuração do contentamento do público com o serviço prestado, podem ser feitas de diferentes maneiras.

Entre elas, as redes sociais – pois é, veja que não é por acaso elas aparecerem mais uma vez por aqui.

Por ali, o usuário pode fazer sua avaliação, dando uma nota para o atendimento recebido ou mesmo deixando comentários nas publicações.

No entanto, para que a ferramenta funcione, é preciso dar a atenção devida a qualquer interação realizada e não somente curtir os elogios ou prometer resolver determinada questão e não cumprir.

Aprenda com seus concorrentes

Não é porque uma empresa é concorrente que não há nada a aprender com ela.

Na verdade, é justamente em razão de ela ser uma “adversária” na preferência de um mesmo público que você deve olhar com mais atenção para a rival.

Caso a concorrência tenha uma ideia inovadora de programa de fidelização, por exemplo, e ela se mostre promissora na prática, não há nada de errado em tentar se inspirar nessa criatividade.

O mesmo vale para uma prática ruim do oponente.

Não é preciso cometer o mesmo erro para comprovar que determinada ação não dá certo.

Se observar antes, você pode sair na frente, evitando cometer equívocos e otimizando seus investimentos.

Chame a atenção com infoprodutos

Para quem não está familiarizado com o termo, infoprodutos são aqueles produtos digitais que difundem informação.

Cursos online e eBooks são alguns exemplos.

Ao investir neles, você não apenas estará criando uma nova fonte de receita, como também vai se posicionar como autoridade em determinado assunto, o que acaba chamando a atenção de muitos interessados.

Ou seja, você tem a chance de captar clientes novos de duas formas: pelo produto, em si, e por se tornar referência em um segmento.

Participe em eventos relevantes

Para que sua empresa conquiste novos públicos, ela precisa ser vista por um número maior de pessoas.

Logo, você precisa expor a sua marca e estabelecer contatos.

Uma ótima forma de fazer isso é participando de eventos relevantes.

Patrocine iniciativas que tenham a ver com a sua política organizacional e apoie causas nas quais você e sua empresa acreditam.

Investir em responsabilidade social, por exemplo, é um ótima forma de captar clientes.

Hoje, os consumidores não estão preocupados somente com o que um negócio entrega como produto, mas sim qual é o seu posicionamento em relação a determinados pontos polêmicos.

Faça marketing de guerrilha

Marketing de guerrilha é uma forma de atingir seus objetivos da maneira mais direta possível, mesmo com poucos recursos.

Para isso, você vai precisar de uma dose de ousadia, muita criatividade e, sobretudo, conhecer muito bem seu público antes de colocar esse modelo em prática.

Pela composição de todos esses elementos é que essa ferramenta chama a atenção, divulgando o trabalho para um número maior de pessoas.

Realize parcerias

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A troca de serviços também é um forma rápida e barata de se conseguir captar clientes.

Ao realizar parcerias, você pode gozar dos benefícios que essa união tem a oferecer.

Digamos que você tenha um produto inovador, mais ainda precisa da divulgação adequada para causar todo o impacto ideal.

Ao se associar a uma empresa que oferece soluções de marketing, você pode contar com o suporte necessário para montar a estratégia certa para o seu produto e atingir os objetivos esperados.

Use mídia paga

Algumas ferramentas de marketing e divulgação têm suas limitações de alcance.

Para quem deseja atingir um público maior e mais específico de pessoas, investir em mídia paga pode trazer um bom retorno.

Podem ser a partir de anúncios em sites parceiros, promoção de postagens nas redes sociais ou até mesmo aquela propaganda na rádio do seu bairro.

Aposte naquilo que faça sentido para o seu modelo de negócio e, sobretudo, para o público.

Atualize seus produtos e serviços sempre

Por fim, mas não menos importante, é fundamental ter um repertório variado de produtos e serviços.

Ficar reconhecido por alguma especialidade é ótimo, mas é preciso ter novas atrações a oferecer.

Estar preso à mesmice pode afastar clientes ao invés de captá-los. Eles podem julgar o seu negócio como ultrapassado ou desatualizado.

Ou seja, não fique parado no tempo e procure alternativas.

Às vezes, uma pequena atualização pode fazer toda a diferença nos olhos de quem observa de fora.

Quais são os meios mais comuns para a captação de clientes?

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Deu para ver que dicas não faltam para buscar captar mais e mais clientes, não é mesmo?

Mas quais são os meios mais comuns para colocar as estratégias trazidas neste artigo em prática?

Basicamente, são dois: o telefone e a internet.

Veja as particularidades de cada um deles e avalie qual é a melhor alternativa para o seu negócio.

Por telefone

A verdade é que ele já é um tanto quanto ultrapassado e, por vezes, mal visto pelos consumidores.

Normalmente, as pessoas torcem o nariz para ligações do telemarketing.

Os principais motivos para a resistência a esse meio são a insistência nas chamadas e a falta de critério da hora de escolher os consumidores a serem contatados.

Mas se souber contornar esses pontos de atenção e elaborar uma estratégia de qualidade, o telemarketing pode ser muito efetivo.

Além disso, se a ideia é construir uma comunicação mais efetiva e que seja vista como positiva, vale recorrer ao WhatsApp como forma de troca de mensagens.

Hoje, ele já conta até mesmo com uma versão business, que facilita muito o trabalho das empresas e ainda oferece uma cara mais profissional ao seu negócio.

Pela internet

É o meio mais utilizado pelas principais empresas e tem se mostrado o mais eficiente também.

Ao longo do artigo, você viu as inúmeras possibilidades disponíveis.

Se for para fazer uma aposta certeira, siga por esse caminho – agora, é só colocar todas as dicas em prática.

O coaching como instrumento de captação de clientes

Ao chegar até aqui, você conferiu a importância que a captação de clientes tem para um negócio.

Mas se você sente que precisa dar um passo a mais e se aperfeiçoar, conte com o coaching como seu parceiro.

A partir da base oferecida pela metodologia, você é capaz de atingir o máximo do seu potencial.

Com o curso de Sales Strategies, da SBCoaching, por exemplo, você vai desenvolver todas as competências comportamentais necessárias para ser um grande vendedor e captar clientes com excelência.

Quer saber mais informações sobre esse e outros cursos do nosso programa de formação?

Então, acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas sobre a metodologia.

Conclusão

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Quem tem um negócio e quer crescer precisa vender mais – e isso passa por atrair novos compradores.

Não há segredo nisso, claro, mas nem sempre é fácil chegar a esse resultado.

Esperamos que, com todas essas dicas, você esteja se sentindo mais preparado para criar estratégias inovadoras e cheias de potencial.

Mas conte para gente: tem alguma das dicas que trouxemos que chamou mais a sua atenção? Pretende implementar alguma delas imediatamente? Deixe seu comentário no espaço abaixo e fale sobre as suas impressões.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.