Você tem as características necessárias para ser um bom líder?

Características de um líder

Liderar significa influenciar pessoas de forma positiva, colocando todos em busca de um mesmo objetivo. Nesse contexto, há líderes que se destacam, inspirando verdadeiramente os seus times. Mas você sabe quais são as características necessárias para se tornar um líder de sucesso?

Antes, vamos contextualizar um pouco o que é ser um líder. Basicamente, trata-se de alguém que possui a tarefa de administrar equipes, influenciando, motivando e comandando essas pessoas em busca dos melhores resultados. 

Para isso, é preciso saber se comunicar mostrando seu valor e potencial, a fim de convencer e inspirar os liderados. É preciso, dessa forma, ter uma espécie de “presença executiva”, com uma mistura de competências e habilidades que emitem os sinais certos para mobilizar as equipes a agirem.

E quais são as principais características de um bom líder?

Não são todos os líderes que se destacam. Para ser um bom líder, de fato, é preciso ter um perfil e características marcantes que são primordiais para inspirar e motivar os liderados. Claro que, muitas dessas habilidades, são conquistadas e melhoradas com treino e persistência. Um líder não surge por acaso!

Eles costumam ter:

– Propensão inata para liderar;

– Capacidade de instigar os outros a darem o seu melhor;

– Paixão por resultados;

– Habilidade ao lidar com incertezas;

– Boa recepção aos feedbacks;

– Agilidade para aprender;

– Adaptabilidade.

Além disso, vamos abordar algumas outras características de um bom líder nos tópicos seguintes.

Sabe dar feedback periódicos

Bons líderes fazem reuniões periódicas com as equipes para darem um feedback sobre tudo que vem sendo desempenhado pelos seus liderados. Isso é primordial para que os trabalhos continuem alinhados e os profissionais se sintam motivados.

Sabe reconhecer bons desempenhos

Ainda na linha do feedback, quando a equipe ou colaborador faz um bom trabalho, ele sabe reconhecer. Essa é uma potente ferramenta de gestão, que motiva e garante a satisfação dos profissionais. Sentindo-se assim, eles têm vontade de gerar melhores resultados.

Desenvolve as ações em conjunto com a equipe

Eles são ótimos em tomar decisões e ter novas ideias. Mas, em muitos momentos, entendem que a opinião coletiva da equipe também é muito importante. Nesse sentido, todos conversam e desenvolvem juntos as melhores soluções. Isso demonstra a valorização da opinião dos liderados, mostrando que todos são um time em busca dos mesmos objetivos. Mostra também que, em momentos de necessidade, ele necessita dos colaboradores tanto quanto eles precisam do líder. 

Sabe ser um bom exemplo para os liderados

Com o tempo, suas ações positivas fazem com que ele se torne um verdadeiro exemplo positivo para os liderados. Ele faz um bom trabalho, sempre no prazo, cumprindo as obrigações do escritório, bem como está sempre em busca de melhorias e ideias novas. Sendo assim, vira um exemplo positivo para os funcionários, que se inspiram nas suas ações diárias.

Assim como ser um bom exemplo, eles precisam saber assumir as suas responsabilidades – tanto profissional, quanto pessoal. Nesse sentido, é preciso se colocar à frente e sempre encontrar a melhor maneira de contornar contratempos e entender a importância da função que se propôs a exercer. 

Sabe ser atuante em todos os aspectos

Nesse sentido, mais do que observar, um bom líder deve ser atuante em todos os aspectos do setor em que lidera. Tudo isso vai além de apenas mandar, determinar funções para cada colaborador e estar presente no dia a dia. É preciso ter atitudes que estimulem a equipe, que gerem resultados assertivos, que realmente influenciem e levem todos para o melhor caminho!

E como, então, ter as características de um líder positivo?

De uma forma geral, além de ter as características que citamos acima, um bom líder deve sempre ter muita disposição, foco e força de vontade. O que deve motivá-lo é a busca por melhores resultados – e essa motivação é passada para os liderados nas suas atitudes diárias.

Para isso, é possível buscar capacitações que melhorem suas competências e habilidades, como cursos de coaching voltados especificamente para líderes.

O intuito é formar um profissional que sabe apoiar sua equipe na superação de metas e objetivos, ao mesmo tempo que se antecipa frente as tendências do mercado e tem inteligência emocional o suficiente para reparar conflitos ou enfrentar desafios no dia a dia corporativo.

O líder coach sabe o que quer, saber como se comunicar e, com isso, sabe como engajar a equipe inteira em busca dos mesmos propósitos.

O intuito é unir os funcionários em um time e, para que o trabalho seja bem feito, é primordial a colaboração de todos. Então, no lugar do trabalho individualizado, o trabalho é mais dinâmico.

Por fim, sempre se coloca à disposição para apoiar e dar suporte aos liderados, mantendo uma atitude positiva e criativa nas funções diárias.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.