Características da Ética Profissional

A ética profissional engloba um conjunto de valores e de normas responsáveis por orientar a conduta do indivíduo no ambiente de trabalho e em todas as situações relacionadas à organização, a fim de que sua reputação seja preservada.

Apesar dos estímulos éticos estarem baseados em aspectos bastante pessoais, como a moral e a religiosidade cultivada, é possível definir, por meio da análise de algumas situações, o quanto a postura de um profissional está de acordo com a ética no trabalho.

Imagine a seguinte circunstância: após uma festa no domingo, você acorda mal e sem condições para a reunião matinal da segunda-feira. Você:

– Opta por trabalhar, mesmo não estando nas condições ideais?
– Liga para a empresa e dá uma desculpa qualquer?
– Ou conta a verdade sobre o final de semana?

Uma pessoa, profissionalmente ética, saberia que sua presença no emprego certamente provocaria problemas ainda maiores para a organização, devido a sua desatenção. Então, ela explicaria o ocorrido sem mentiras.

E se, diante de uma importante venda, um cliente faz um questionamento cuja resposta verdadeira pode arruinar o negócio. Você conta uma mentira? Dá uma resposta evasiva? Conta a verdade e se compromete a buscar uma solução?

Veja bem, ser ético implica em não prejudicar ninguém com suas atitudes. Portanto, um bom profissional jamais enganaria o cliente numa negociação.

Agora reflita – você precisou viajar a serviço e foi orientado a pegar as notas de todas as despesas para o reembolso da empresa. Vendo a oportunidade, você aproveita para fazer gastos extras durante o trajeto? Age como se fosse pagar tudo com o próprio dinheiro? Aumenta os valores das notas para ter um “rendimento extra”?

Bem, a essa altura você com certeza já sabe qual postura é considerada ética, não é? Afinal, usufruir de um dinheiro que não é seu, revela uma preocupante tendência à corrupção.

Por último, reflita sobre o seguinte fato: sua empresa possui um sistema que impede o acesso a redes sociais durante o expediente, mas há uma forma simples de burlar o bloqueio. Você decide usar a técnica e visualiza seu perfil em segredo no trabalho?  Prefere avisar o chefe sobre a falha? Aproveita e espalha o truque para os colegas? Apenas resolve respeitar o acesso nos intervalos? Sim, a última alternativa é valida, todavia, onde fica seu compromisso com o desenvolvimento da organização? O melhor seria relatar o problema para o superior.

Se você optou pelas escolhas corretas, parabéns! Você possui um alto nível de consciência ética. Caso não tenha feito muitos acertos, reflita um pouco mais sobre sua postura profissional e lembre-se de que a ética é um fator primordial na construção de uma carreira de sucesso.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.