Características gerenciais da mulher

A habilidade feminina para administrar a casa e a família com qualidade tem revelado características gerenciais notáveis para as grandes empresas. Enquanto no ambiente doméstico o espírito protetor e compreensivo é sinônimo de vulnerabilidade, no mundo competitivo moderno é um forte atributo que tem colocado as mulheres em posição estratégica nos negócios.

Aspectos da liderança feminina

Dos pontos de vista psicológico e cognitivo, as mulheres são mais perceptivas que os homens, pois atentam mais facilmente para mudanças de comportamento no ambiente de trabalho –o que dá a oportunidade de reagir de forma rápida e prevenir, por exemplo, indisposições entre funcionários.



No aspecto econômico, geralmente sabem ponderar e planejar medidas que deem lucro em longo prazo. Também possuem facilidade de lidar com o orçamento de maneira prática e sem desperdícios. Pesquisas de universidades americanas mostram que as mulheres tendem a evitar situações de risco – como investimentos sem retorno garantido–, reduzindo as chances de prejuízo. Já no âmbito político, elas conseguem identificar os desejos da equipe e propor metas com as quais todos se envolvam.

Organizações dirigidas por pessoas do sexo feminino tendem a adotar uma postura de gerenciamento flexível e favorável ao feedback e à comunicação interna. Os perfis de liderança são marcados pela interatividade e partilha de poder, com incentivo à participação de colaboradores no processo decisório e estímulos ao desenvolvimento do potencial criativo de cada um, dando a eles a certeza de que as ideias serão benéficas para toda a empresa.

homens mulheres documentos
Como líderes,as mulheres se mostram uma boa escolha para atender às necessidades da sociedade moderna.

A estratégia de gestão é centrada na qualidade – as mulheres preferem investir em uma produção pequena que atenda às expectativas a fazer muitos produtos que não deixarão o público satisfeito –, o que pode proporcionar à companhia uma posição estável no mercado. A busca pelo melhor não as exclui do foco de cobrança: com a própria autoestima elevada e conscientes de suas habilidades, as gestoras sabem interpretar a opinião de terceiros com autocrítica, identificando as contribuições construtivas e as descartáveis.

Conquistando o mercado

Como líderes,as mulheres se mostram uma boa escolha para atender às necessidades da sociedade moderna, que vem adotando cada vez mais uma postura voltada para a otimização de recursos e a preocupação com as futuras gerações.

Atualmente existem programas de empoderamento implantados em vários segmentos de negócios que estimulam não só a inserção das pessoas do sexo feminino em cargos estratégicos, mas também a promoção de cursos para qualificar quem possui pouca formação profissional. Com isso, elas estarão cada vez mais capacitadas para atuar em vários setores, promovendo melhorias econômicas, políticas, financeiras e sociais.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.