O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

Mais um Carnaval que chega, criando a expectativa de festas, blocos animados, alegria e um cenário multicolorido em que o verão ajuda as pessoas a se soltarem em suas fantasias e a se unirem nas emoções que a festa de Momo promove. Porém, para muitos, a realidade será bem diferente, trazendo dor e tristeza sem fim. Realidade que não pode ser escondida!

Desde 2011, em todos os períodos de Carnaval, o trânsito tem sido um cruel causador de mortes e de dramas gerados pela invalidez permanente. O índice de acidentes com automóveis tem se mantido estável, mas o de motocicletas está crescendo a uma taxa assustadora. Em 2014/2015, durante o Carnaval, morreram no trânsito cerca de 750 pessoas por ano e outras 6500 ficaram com sequelas permanentes. Praticamente metade dos acidentes acontece no sábado e domingo.

Pois bem, não há dúvida de que, mais uma vez, o Carnaval trará dor e tristeza para muitas famílias, as quais verão seus entes queridos penalizados por um trânsito em que muitos inconsequentes se colocam a dirigir em precárias condições. Isso além de problemas com os veículos em péssimas condições de manutenção, o excesso de velocidade e a falta de educação, bem como o desrespeito à sinalização e aos pedestres. Dor e tristeza a que se somarão as consequências sociais das empresas que perderão seus colaboradores e as consequências econômicas daí decorrentes.

As estatísticas mostram que mais da metade dos envolvidos em acidentes são pessoas entre 18 e 35 anos, índice que tem crescido, infelizmente. Os pedestres e ciclistas são outro tipo de vítima indefesa que pouco têm a fazer quando um motorista desrespeita as melhores práticas na condução. E o período do anoitecer, quando as pessoas saem para suas festas, bem como o do amanhecer, quando voltam para suas casas, têm sido marcantes como geração de problemas.

Alguém a esta altura deve estar se perguntando: mas o que é que esse assunto tem a ver com o Coaching e as questões filosóficas ou metodológicas que envolvem esse processo?

O meu objetivo é o de trazer para os coaches um ponto de reflexão, usando o Carnaval como exemplo, mas que pode se expandir para outros períodos de feriados prolongados, ou mesmo apenas considerando os corriqueiros dias do cotidiano. Quantos coachees buscam os serviços do coach para conseguirem alavancar suas carreiras profissionais ou resolverem alguma questão pessoal que os incomoda? Quanto eles investem em uma educação profissional ou em uma aprendizagem pessoal para poderem atender seus objetivos?

Desses coachees, e apenas considerando o Carnaval, quantos verões esse esforço ficar sem compensação por perderem suas vidas ou ficarem com sequelas permanentes? Adianta o investimento em aprendizagem sem que haja a competente e necessária educação para a vida?

Quero deixar claro que, em conversas com outros coaches, ouvi comentários de que o profissional não deve se envolver “naquilo para o que não foi chamado” pelo coachee. De meu lado, tenho a convicção de que o profissional competente, experiente e lúcido, sempre que possível, pode ampliar o conceito de educação e aprendizagem, saindo do nível tacanho de formação técnica para uma visão maior de respeito e convívio social. Contexto, aliás, que envolve o trânsito, no Brasil e no mundo.

Se hoje há um movimento internacional liderado pela Organização Mundial da Saúde, que vê no trânsito uma epidemia a gerar mortes, invalidez e enormes impactos socioeconômicos, cabe a todos nós colaborar com esse esforço. Ao atender um cliente, porque não (tentar, pelo menos) trabalhar as questões que são determinantes ao bom convívio e à harmonia em sociedade? Se ficar em dúvida quanto a envolver o assunto “trânsito” no processo, que alerte e conscientize o cliente, pelo menos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Aprenda a desenvolver o equilíbrio emocional

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.