Conheça algumas carreiras que mudaram nos últimos tempos

Nos últimos 20 anos, algumas carreiras profissionais passaram por grandes mudanças

Nos últimos 20 anos, algumas carreiras profissionais passaram por grandes mudanças. A influência da economia global e a evolução da tecnologia são apontadas como os principais motivos que levaram o mercado a exigir profissionais cada vez mais bem preparados, flexíveis e dispostos a enfrentar novos desafios.

As principais áreas são:

Comunicação

Na publicidade, no jornalismo e na área de relações públicas as mudanças são nítidas. Não existe mais a figura do repórter único ou do designer de uma área específica. O jornalista que entrevista também tira fotos, edita as matérias e até diagrama a página. O designer também participa de todo o processo de criação, desde a concepção até a distribuição.


Além disso, a internet trouxe alterações profundas para a comunicação. As reportagens ganharam outro formato e a publicidade digital é o principal produto oferecido pelas agências. Dificilmente os veículos de comunicação não têm um canal paralelo na rede.

Infraestrutura e tecnologia

O Brasil ainda é um país carente de mão de obra especializada em infraestrutura principalmente na área de engenharia. Por isso, muitas empresas bancam a formação de profissionais nessa área. Vale destacar que o setor começa a ter uma participação feminina cada vez maior.

Os profissionais técnicos nessa área também estão mais valorizados, pois apresentam capacitação específica para atender às exigências do mercado atual.

Tecnologia da informação

Antes a tecnologia da informação (TI) era uma carreira profissional bastante técnica. Entretanto, hoje,  é exigido dos especialistas um maior envolvimento com todos os processos da empresa. Afinal, os profissionais desse campo se tornaram também administradores de informação.

O profissional em TI requisitado atualmente não é mais somente um técnico ou graduado na área. A experiência em administração ou em cargos de gerência é um diferencial importante no momento de alcançar uma oportunidade de trabalho.

Desenvolver ao máximo as próprias competências é essencial para quem deseja alcançar uma boa posição no mercado

Profissionais responsáveis de Finanças

Antigamente força de vontade, conhecimentos técnicos e resultados lucrativos eram suficientes para que um profissional dessa área fosse bem-sucedido. Nos dias atuais, as organizações precisam de colaboradores que produzam mais em menos tempo. Produtividade, eficiência, organização e planejamento são as palavras de ordem para esses profissionais.

O que o mercado realmente quer

Empresas de todos os segmentos buscam por profissionais cada vez mais completos. Por isso, desenvolver ao máximo as próprias competências é um requisito essencial para quem deseja alcançar uma boa posição no mercado de trabalho. E um dos melhores métodos para aprimorar talentos hoje em dia é o coaching – processo que visa elevar a performance pessoal e profissional dos indivíduos.

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe nas redes sociais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.