CINCO COMPETÊNCIAS DE UM COACH DE SUCESSO

Cada vez mais pessoas procuram equilibrar vida profissional e pessoal, buscando mais sucesso na carreira e, ao mesmo tempo, mais bem-estar. E qual profissional elas procuram para serem bem-sucedidas nesse objetivo? O coach! Por estar em total sintonia com as necessidades da vida moderna, o coaching, uma profissão já consolidada mundo afora, está ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

Enquanto contribui para o crescimento e a evolução do coachee (cliente), o próprio coach cresce e evolui na sua vida e carreira. Ao atuar nessa profissão altamente gratificante e promissora, o coach tem mais felicidade, ganhos financeiros e qualidade de vida. E como se destacar na carreira de coach?

Saiba quais competências desenvolver para ser um coach de sucesso!

  1. Forte habilidade interpessoal

Coaches relacionam-se constantemente com variados perfis de pessoas. Nesses relacionamentos profissionais, é preciso ter sensibilidade e empatia, além de saber ouvir, desafiar, ser objetivo, comunicativo, entusiasta, ter compaixão para cativar o coachee e deixá-lo mais à vontade durante as sessões de coaching. Essa competência também pode ser decisiva na hora de conquistar novos clientes, além de fidelizar os atuais.

  1. Credibilidade e autenticidade

O coaching interfere no tesouro mais valioso do cliente: sua vida, seja pessoal ou profissional. Por esse motivo, é tão importante que esse processo seja conduzido por um coach altamente responsável e capacitado, que passe confiança por meio de sua credibilidade e autenticidade. Profissionais com essas qualidades são aqueles que se destacam no mercado e deixam o seu legado no universo do coaching.

  1. Estabilidade pessoal e profissional

O coach é a vitrine do seu próprio negócio. Ao mostrar maturidade pessoal e estabilidade na carreira, ele transmite a imagem de segurança ao seu coachee, assegurando-lhe que, assim como o coach, ele pode ter maior satisfação pessoal e profissional. Para desenvolver pessoas, é importante que você desenvolva suas próprias competências e, assim, obtenha cada vez mais melhores resultados em todos os setores de sua vida.

  1. Bagagem cultural e profissional

O coach não precisa ser especialista em nenhum assunto (para fazer coaching esportivo, por exemplo, não é obrigatório ter especialização em educação física). Além de concluir um bom curso de coaching, possuir uma ampla bagagem cultural e profissional eleva exponencialmente a qualidade de seu trabalho, sendo que, com mais experiência, torna-se mais fácil encontrar soluções e diretrizes para desenvolver times, empresas e pessoas.

  1. Rede de contatos

Muitos coaches são donos do seu próprio negócio. Nesse caso, além de desenvolver competências de coaching, é fundamental ter noção de como conquistar seus próprios clientes. O famoso networking é uma fonte poderosa de novos trabalhos, mas para funcionar, requer que o coach seja eficiente e profissional. Encante seus clientes e aqueça a sua rede de contatos, pois a satisfação com o seu serviço resultará em recomendações, que resultarão em mais clientes e, assim, em maiores ganhos financeiros.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.