Cinco dicas práticas de como vencer a timidez

timidez

Todos nós já passamos por alguma situação que nos causou nervosismo, ansiedade e desconforto. Mas e quando esse comportamento acaba limitando a qualidade de vida e as relações sociais e profissionais? Pensando nisso, preparamos cinco passos de como vencer a timidez para você começar hoje a conquistar os seus sonhos.

A timidez faz parte da estrutura comportamental do ser humano, sendo uma espécie de ansiedade social, desencadeada por momentos nos quais o indivíduo se sente nervoso ou inferior aos demais.

Presente em diversas situações, alguns exemplos simples de quando a timidez aparece envolvem falar em público ou ficar diante de experiências novas, em ambientes sociais.

Qual o segredo para controlar a timidez?

De acordo com Thalia Eley, professora de genética do desenvolvimento e do comportamento na King’s College London, apenas 30% da timidez como característica pessoal vem da genética. O restante é resposta emocional do indivíduo ao ambiente.

Ou seja, é mais fácil controlar a timidez do que você imagina! O que controla seu nível de timidez diante de cada situação é você mesmo. Já entendeu como vencer a timidez? Para que você possa superar isso, é necessário observar seus hábitos, entender como isso te afeta e em quais situações esse problema persiste.

Timidez excessiva

Timidez excessiva é um quadro clínico da timidez, de modo que esse comportamento chega em um nível tão alto que afeta a qualidade de vida total do indivíduo, que deixa de frequentar um local específico só pela timidez, por exemplo. Para alguns especialistas, esse tipo de prática também é caracterizado como fobia social.

Diferentemente da timidez comum, que pode ser resolvida pela própria pessoa, no caso da timidez excessiva, é necessário procurar a ajuda de um especialista para tratamento adequado, com o devido acompanhamento médico. Para isso, confira abaixo nossas cinco dicas de como perder a timidez de vez.

1.Mude a maneira como você se vê

Você já parou para pensar como se vê? Você se visualiza como uma pessoa boa e sociável ou alguém que não consegue fazer amigos e não é bom o suficiente? Ou você se enxerga como alguém que está preso e limitado pela timidez? Deixe de se ver como uma pessoa tímida e passe a criar uma nova autoimagem! Comece a visualizar um novo “eu”, mais ousado e destemido.

Assimile esse novo “eu” construindo uma nova imagem. Quando você se enxergar de maneira boa e positiva, conseguirá trabalhar a confiança e a autoestima. Construa uma nova versão de você mesmo! Veja-se como alguém que tem, sim, seus defeitos e limitações, mas possui diversas qualidade que superam tudo isso.

2.Trabalhe sua autoestima

Passando pelo primeiro tópico, agora vamos construir um novo “eu”, com uma ótima autoestima! É o momento de superar a timidez, valorizando suas qualidades e características comportamentais. Para visualizar melhor, escreva uma lista contendo suas habilidades e principais pontos fortes.

Foque nessas qualidades, absorva-as, reprograme sua mente para construir uma nova autoestima baseada no que você tem de melhor e mais significativo. Faça esse treino todos os dias até que consiga assimilar todas as qualidades em sua personalidade.

3.Enfrente seus medos

O terceiro passo de como vencer a timidez é perder o medo! No que a timidez acaba te atrapalhando? Nas relações pessoais e sociais? É momento de sair mais, se aventurar e fazer novos amigos! Faça passeios simples ou viagens que te interessam com seus amigos e familiares.

No trabalho, prepare-se para aquela tão sonhada entrevista de emprego. Estude maneiras de aperfeiçoar o currículo e histórico profissional. No início, pode parecer difícil, mas não desista: tente várias e várias vezes até se sentir mais confortável. O importante é que você possa evoluir cada dia mais e ir atrás de seus objetivos.

4.Socialize mais

A quarta dica de como superar a timidez é que você entenda que é importantíssimo socializar mais e contar com o apoio da família e dos amigos. Saia com eles, converse a respeito de sua timidez, peça ajuda e se surpreenda com as experiências incríveis que isso pode lhe proporcionar.

Conheça pessoas, faça novas amizades! Pode ser por meio de familiares, do trabalho ou amigos em comum. Descubra hobbies tentando coisas novas, como entrar em um curso para aprender um idioma, por exemplo. Conheça habilidades que você nem imaginava ter. Aventure-se!

5.Procure ajuda

Para começar uma mudança, é necessário ter disciplina e persistência. Por isso, é normal que o medo do novo tente atrapalhar nossos planos. A saída da zona de conforto é difícil, mas é necessária para sua evolução pessoal. A metodologia coaching é ideal para te auxiliar nesse processo.

Por isso, devemos sempre contar com um profissional para nos ajudar. A SBCoaching conta com uma série de treinamentos com técnicas científicas que lhe ajudarão em seu crescimento pessoal e profissional.

Com o curso de Personal e Professional Coaching, por exemplo, você irá aprender de maneira clara e objetiva a ter mais confiança, auto estima e bem estar, ferramentas essenciais para te auxiliar no processo de como vencer a timidez.

Com essas dicas, você finalmente estará vencendo a timidez! Acompanhe nosso blog e fique por dentro deste e de outros assuntos!


Personal & Professional Coaching

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Fatores importantes para ter sucesso e ser bem-sucedido

Como se comunicar bem com as pessoas

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.