Cinco passos para o aprendizado organizacional

Aprendizado organizacional é a obtenção de conhecimentos – formais e informais – a respeito de dinâmicas e necessidades corporativas que proporcionam à empresa instituir um modelo próprio de gestão, habilitando e ensinando seus colaboradores com o propósito de conquistar bons resultados. Reunir e saber usar o conteúdo adquirido dentro e fora do ambiente profissional faz o funcionário e o setor em que atua se destacarem diante da concorrência.



//

Processo de aprendizado organizacional

A aprendizagem voltada para o trabalho ocorre quando pessoas são orientadas e instigadas a adotar determinadas posturas para atender a demandas.

O incentivo para a mudança de atitude pode acontecer de várias maneiras. Confira cinco dos principais passos:

1) Troca de experiências – Compartilhe as situações vividas com os colegas para avaliar falhas e acertos e elabore um plano a fim de impedir que os erros se repitam;

2) Conheça o local em que trabalha – Procure inteirar-se sobre a cultura, a missão e os valores da corporação. Assim,será possível agir de acordo com as expectativas e necessidades da organização;

3) Aprenda com o chefe – Observe o comportamento e as atitudes dos líderes, sempre objetivando alcançar o melhor resultado para o grupo;

4) Exemplos positivos – Atente para as referências benéficas e inovadoras aplicadas por outras companhias e procure executá-las no setor em que presta seus serviços;

5) Visão completa – Compreenda a empresa como um todo. Dessa forma, será viável auxiliar na solução de questões ocorridas em outros setores, independentemente do departamento em que atua.

homens mulheres seminário
O aprendizado no ambiente organizacional é fundamental para o aprimoramento dos funcionários.

Gestão do conhecimento

O aprendizado no ambiente organizacional é fundamental para o aprimoramento dos funcionários. Todas as experiências, sejam elas positivas ou negativas, são absorvidas pelos colaboradores de forma que eles aprendem a não cometer os mesmos erros e acomportar-se de maneira adequada diante de determinadas situações.

As lições adquiridas no dia a dia proporcionam não só o crescimento individual de quem integra a corporação, mas um melhor desempenho voltado para as atividades coletivas, abrindo os caminhos para a vitória.

Uma companhia só cresce quando seus trabalhadores evoluem, eé por meio de resultados positivos que ocorre o salto na carreira dos indivíduos, que passam a aspirar e ter capacidade para assumir cargos mais altos, como os de gestão.

Cursos SBCoaching

Fora do local de trabalho, há algumas aulas que podem ajudar na gestão do conhecimento. A SBCoaching oferece uma série de cursos que resultam na mudança de atitude de quem almeja o sucesso em todos os aspectos da vida.

No curso de Executive Coaching, por exemplo, estão disponíveis abordagens como Alpha Coach & Team Coach (desenvolvimento de liderança para altos executivos e aplicação em equipes), em que os alunos exercitam outras funções por meio de dinâmicas de simulação de papéis e análise de casos.

Já no Executive & Business Coach (atuação com coaching dentro da área de negócios), é possível aperfeiçoar as habilidades de liderança e esquematizar a evolução profissional, alinhando os objetivos empresariais e expandindo capacidades organizacionais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Motivação Organizacional: saiba como aplicar essa estratégia em empresas

O papel do feeling no mundo corporativo

O que é comportamento organizacional: Guia definitivo para se tornar um expert

7ª REVISTA CIENTÍFICA SBCOACHING: GARANTA SEU EXEMPLAR!

O que é Business and Executive Coaching?

Gerenciando tarefas por meio do coaching

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.