CLIENTES: A nova força motriz de empresas de sucesso

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CLIENTES: A nova força motriz de empresas de sucesso

(Por Bruno Calderaro)

Qual é o fator que impulsiona empresas ao crescimento?

Essa é, sem duvidas, a pergunta de um milhão de dólares.

Seria time? Capital? Branding? Estratégias de negocio? Um grande líder?

Com certeza, todos esses fatores influenciam os resultados de uma empresa, mas não ao ponto de considerarmos como o fator impulsionador das organizações de sucesso.

Bom, mas antes de falarmos das empresas que estão crescendo, é importante falar das que não estão crescendo

Como uma empresa convencional é criada?

Primeiramente, é feito um plano de negócios, contendo projeções, tendências, estatísticas e recursos para se desenvolver um produto. Feito isso um produto é desenvolvido e em seguida lançado no mercado.

Se o mercado não compra o produto, onde esta o erro do processo?

No cliente, claro. Ele não entendeu o produto, a ideia.

Logo, equipe comercial e/ou equipe de marketing não fizeram seu papel, sendo assim, precisamos de melhores profissionais nessa área e um budget maior para penetrar no mercado.

Assim sendo, dentro desse conceito, a empresa é movida, impulsionada por seus produtos. Extremamente lento e caro, diga-se de passagem. Exatamente por isso números poucos expressivos são apresentados.

O que as empresas que estão crescendo utilizam como força motriz?

CLIENTES

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Um ciclo sustentável é criado e cada vez mais clientes se interessam pelo produto.

Simples, direto e acima de tudo extremamente estratégico. Por que eu digo isso?

Basicamente porque é necessário um grande número de testes em hipóteses, possibilidades, protótipos e mais protótipos, torturando dos números e dados compilados dos testes para entender o que o cliente compra e o que ele não compra.

Após essa exaustiva rotina, inicia-se a fase de desenvolvimento de clientes, onde, em pequena escala, os produtos e serviços são postos a prova e podem, finalmente, demonstrar seu real valor e potencial de mercado.

E só então, em um último nível, o negocio é escalonado, com toda segurança e certeza de aceitação do mercado.

Dessa forma, um ciclo sustentável é criado e cada vez mais clientes se interessam pelo produto e serviço, impulsionando, dessa forma, a empresa a um crescimento exponencial.

Pois, como dizia Thomas Edson, de que adianta inventar algo que eu não consiga vender.

Bons insights e até a próxima.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.