Coach empresarial: como ele pode acrescentar no seu dia a dia?

Coach empresarial

O coach empresarial – ou coach executivo, como também é conhecido –, é um profissional que visa impulsionar as empresas em busca dos seus objetivos e metas ao focar em algo extremamente poderoso: o capital humano.

Ao longo deste artigo, vamos explicar um pouco sobre o papel desse coach e quais os benefícios para as empresas que investem nesse enorme diferencial. Acompanhe!

Produtos, tecnologia, estrutura, marketing, tudo isso é muito importante para as empresas. Mas, se os colaboradores não receberem o investimento na maximização de seus potenciais, dificilmente tais empresas alcançarão resultados excelentes frente ao mercado, bem como também se tornará difícil bater as metas esperadas internamente.

O coach empresarial auxilia nisso tudo, já que é um profissional capacitado especialmente para despertar o melhor dentro das organizações. Mas como isso se dá? Fomentando mudanças reais no comportamento dos colaboradores e, consequentemente, nos processos internos das empresas. O intuito é fornecer insights que auxiliem na tomada de decisões, que melhorem a proatividade e a motivação do time, dentre outros benefícios.

Isso pode ser feito de diferentes formas. Para citar duas maneiras, eles podem atuar reforçando as capacidades e potencialidades dos líderes ou focando diretamente no desenvolvimento comportamental das equipes, seguindo ferramentas e técnicas embasadas cientificamente.

Qual o papel de um coach empresarial?

Como já abordamos na introdução desse artigo, o papel de um coach executivo é trabalhar em prol do desenvolvimento da empresa, dos gestores e colaboradores.

Isso ocorre por meio do uso de ferramentas e técnicas que auxiliam na observação e avaliação dos processos realizados na empresa, tudo feito com uma perspectiva diferenciada.

O processo se inicia com o recebimento dos objetivos e a elaboração de um plano de ação.

Durante primeira fase, eles identificam os objetivos propostos. Essas informações costumam ser definidas em conjunto entre o RH e a liderança da empresa. Com elas em mãos, o especialista decide qual a melhor estratégia para aplicar – que é o plano de ação.

Esse plano consiste no estabelecimento de metas da empresa e o percurso que será percorrido a fim de que elas sejam alcançadas – tanto individual quanto coletivamente.

Assim, são aplicadas uma série de outras estratégias, a depender das metas:

– Desenvolvimento da liderança;

– Autoconhecimento para que os colaboradores diagnostiquem seus pontos fortes e de melhorias;

– Desenvolvimento de uma comunicação eficiente;

– Fomento do trabalho em equipe de forma produtiva, colaborativa e harmoniosa;

– Implantação da cultura do feedback.

Ainda podem haver, para além dessas, muitas outras estratégias.

Quais os benefícios para as empresas?

A contratação de um coach corporativo traz uma série de benefícios para as empresas. Vamos elencar alguns abaixo:

Maior alcance dos objetivos: durante o processo de coaching, os colaboradores identificam e criam mais clareza acerca dos objetivos principais do negócio. Isso auxilia no estabelecimento de estratégias, tanto pessoais quanto gerais, para que os objetivos sejam alcançados.

Fomento da criatividade: com o incentivo para buscarem ou explorarem seus potenciais, fica muito mais fácil para os colaboradores encontrarem novas ideias e soluções. O incentivo de novas perspectivas inspira e deixa o time mais criativo.

Auxílio em momentos de mudança: em casos de mudanças e/ou crescimento da empresa, com novas diretrizes, oportunidades e desafios, o profissional de coaching empresarial é extremamente indicado. Esses momentos costumam gerar algumas incertezas e dúvidas que, com o auxílio dele, são sanadas e direcionadas para o alcance das metas.

Aumento da produtividade e eficiência: como o trabalho dos coaches visa inspirar e extrair o máximo potencial das pessoas, de forma pessoal e profissional, pontos como produtividade e eficiência são melhorados – especialmente para aqueles que são encarregados de liderar e inspirar o time.

Comunicação mais assertiva: como há atividades voltadas para o desenvolvimento das habilidades de comunicação, ela se torna mais assertiva e muito mais eficiente, e a comunicação é algo essencial dentro de uma empresa, tanto interna quanto externamente.

Talentos são mais atraídos e retidos: muitas companhias sofrem com a rotatividade de funcionários, assim como encontram dificuldade em recrutar – e manter – aqueles que são bons. Investir em uma estratégia de coaching empresarial é primordial para desenvolver os colaboradores atuais e também criar uma cultura de feedback, valorizando ainda mais esse desenvolvimento.

Maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: o coach não foca apenas no desenvolvimento profissional das equipes, mas também no pessoal de cada colaborador. Como? Por meio de estratégias que os auxiliam a descobrir, esclarecer e alinhar expectativas e metas em todos os âmbitos da sua vida. Tudo isso ajuda a criar um equilíbrio que, consequentemente, aumenta a produtividade e o desempenho no trabalho.

Auxílio do crescimento mesmo em tempos de crise: em tempos de incerteza, o coach empresarial assume um papel primordial dentro das companhias. Isso porque suas estratégias dão resultados palpáveis e assertivos, com melhor desempenho dos negócios, maior retenção dos profissionais, resolução de conflitos e todos os outros pontos que abordamos dentre os benefícios. Já para as empresas que foram atingidas pela recessão e enfrentaram demissões e redução, esses profissionais são indicados para restaurar a autoconfiança da organização, a fim de que ela se reerga e encare novos desafios, alcançando suas metas e ampliando os seus negócios.

Conclusão

O treinamento de coaching tem o poder de evocar o melhor de cada indivíduo e potencializar suas competências ao máximo. Como foi possível ler ao longo desse artigo, eles podem ser grandes aliados das empresas.

Se você busca por todos esses benefícios, então está na hora de melhorar exponencialmente a sua produtividade e elevar a sua rentabilidade!

E se você gostou do artigo, confira outros temas importantes no nosso blog.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.