Coach Financeiro: Aprenda a Cuidar De Suas Finanças

O coach financeiro pode ser o que faltava para colocar suas contas em dia e projetar maior segurança e conforto no longo prazo.

Mas calma: não se trata de uma solução instantânea para uma dívida.

Nem uma fórmula mágica para multiplicar seu saldo bancário.

Na verdade, o coach financeiro é o profissional que vai orientar o reequilíbrio dos seus gastos e a organização do dinheiro que entra e sai do seu bolso.

Ao longo deste artigo, você vai entender que, antes de tentar ganhar mais dinheiro, você precisa melhorar (ou criar) o seu controle financeiro.

Sem uma gestão adequada dos recursos, não tem jeito: as contas não vão fechar.

Ficou interessado em descobrir os melhores caminhos para ser assessorado por quem entende do assunto e levar sua segurança financeira ao próximo nível?

Então, siga a leitura.

O Que Quer Dizer a Palavra Coaching?

coach financeiro - o que significa coaching

A palavra coaching não tem uma tradução exata para o português, pois o significado estaria entre “orientação” e “treinamento”.

Mas nenhum dos termos é apropriado para descrever o que é coaching, porque remetem a uma abordagem diretiva, em vez de coativa.

E o coach não é meramente um instrutor, tampouco um consultor.

Coaching, na verdade, é uma metodologia de alto nível para alcançar resultados extraordinários, baseada na aprendizagem assistida e liderança de si mesmo.

Por essa razão, o processo é essencialmente coativo, ou seja: o profissional faz perguntas poderosas para que você descubra suas próprias respostas.

No livro O Coaching Convicto: as teorias fundamentais e conceitos de coaching (Hachette UK, 2010), os autores Amanda Vickers e Steve Bavister contam a história da palavra coaching.

O termo vem do francês coche, que significa “carruagem”.

Daí a parte curiosa: a palavra surgiu em uma pequena cidade húngara chamada Kòcs, onde foram criadas as primeiras carruagens no século 16.

Assim, as pessoas responsáveis pelo transporte começaram a descrever seu ofício como “coaching”.

Mas o que isso tem a ver com a nossa metodologia avançada de coaching?

Nada. Porque quem realmente criou o conceito foi o professor de tênis Tim Gallwey em seu best-seller O Jogo Interior do Tênis (Random House, 1974).

Até então, a palavra coaching era usada apenas para treinamentos esportivos, mas isso mudou logo depois da publicação do livro.

A obra define as bases do coaching moderno ao criar um método revolucionário de desenvolvimento pessoal, explorando aspectos comportamentais dos jogadores.

Desse modo, podemos dizer que o coaching que conhecemos hoje nasceu dos esportes.

Muito além das quadras, a ideia evoluiu para uma estratégia capaz de extrair o desempenho máximo das pessoas.

O grande diferencial é sua essência voltada à ação e autoconhecimento, por meio de um processo de aprendizagem guiada ao invés de ensino.

Vamos entender melhor como funciona o coaching e sua aplicação às finanças.

O Que é um Coach Financeiro? Qual o Seu Papel?

coach financeiro - o que e um coach financeiro

O coach financeiro é um profissional capaz de guiar pessoas e empresas no caminho ideal para a realização de seus objetivos financeiros.

No entanto, o coach não interfere diretamente no planejamento financeiro do cliente, mas oferece ferramentas, recursos, motivação e assistência para melhorar seus hábitos e alcançar a saúde financeira.

Assim, o papel central do coach financeiro é ajudar seus clientes a usar o conhecimento sobre finanças para mudar sua relação com o dinheiro.

É importante destacar que o coaching financeiro não vê o dinheiro como um fim, mas como um meio para realização dos sonhos.

Assim, sua atuação não se limita à gestão dos números na conta, mas procura definir propósitos de vida relacionados a finanças.

No Brasil, apenas 16 % das pessoas conseguem pagar suas contas e planejar gastos. O resultado alarmante é de uma pesquisa recente do Instituto Axxus em parceria com a Unicamp.

Outro levantamento da Serasa Experian mostra que mais de 60% dos brasileiros gastaram mais do que ganharam em 2017.

Os números provam que controlar as finanças é desafiador para o brasileiro.

Mais interessante ainda é notar os principais indicadores das pesquisas: atitude, conhecimento e comportamento em relação ao dinheiro.

Esses são os três pilares de atuação do coach financeiro, responsável por promover a tomada de atitude, aquisição de conhecimento e mudança de comportamento.

Não importa se o objetivo é adquirir uma casa própria, realizar investimentos, pagar a faculdade dos filhos ou construir patrimônio: o coach financeiro ajuda você a ter controle absoluto do seu dinheiro e cumprir todas as metas.

Difícil de acreditar? Dinheiro é mesmo um assunto delicado, mas o coaching financeiro pode melhorar – e muito – suas competências para lidar com o próprio bolso.

Acompanhe as principais funções do coach financeiro:

  • Definir objetivos financeiros realistas de curto, médio e longo prazo
  • Estudar a viabilidade econômica de cada meta e seus possíveis resultados
  • Ajudar a resolver problemas financeiros imediatos e recorrentes
  • Promover a adoção de hábitos financeiros saudáveis
  • Elaborar e implementar o plano de ação ideal para cumprimento dos objetivos
  • Identificar e trabalhar com as despesas e fontes de receita
  • Combater crenças limitantes de acordo com o perfil financeiro do coachee
  • Discutir renda, gastos, poupança, investimentos, previdência e impostos
  • Conscientizar o coachee a respeito de suas decisões financeiras
  • Acompanhar cada passo da jornada rumo à prosperidade
  • Motivar e encorajar o coachee, identificando obstáculos e celebrando conquistas.

Esses são alguns princípios de atuação do coach financeiro, mas cada parceria é totalmente personalizada de acordo com as necessidades do cliente.

Se você já se perguntou para onde está indo seu dinheiro, o coaching é a resposta definitiva para tomar as rédeas da sua vida financeira.

Nos próximos tópicos, vamos descobrir como tudo começou e onde você pode chegar com o coaching financeiro.

Onde o Coaching Financeiro Surgiu?

coach financeiro - onde o coaching financeiro

O coaching financeiro surgiu em meio ao fenômeno do coaching executivo dos anos 1990 nos EUA, de acordo com o especialista em finanças J. Michael Collins, diretor do Centro de Segurança Financeira da Universidade de Wisconsin.

Nessa época, os profissionais de planejamento financeiro passaram a adotar o coaching para desenvolver habilidades de investimento, negociação e administração em seus clientes – em sua maioria, empresários e executivos.

O sucesso da nova abordagem fez com que o coaching se estendesse às finanças pessoais, criando instituições como a Clínica das Finanças, focada em ajudar pessoas a melhorar seu bem-estar financeiro.

Na ordem da evolução, primeiro veio a educação financeira, depois o planejamento financeiro e por último o coaching financeiro, que representa a aplicação prática do conhecimento econômico.

Hoje, o coaching financeiro está em plena ascensão no mundo todo, como parte dos programas de coaching executivo e coaching pessoal.

As principais estatísticas sobre coaching financeiro vêm de programas de coaching voltados a trabalhadores nos EUA e México.

Os estudos revelam resultados expressivos na obtenção de crédito, aumento de renda e quitação de dívidas, além de conquistas importantes no equilíbrio financeiro.

No Brasil, o coaching financeiro apresenta excelentes perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Vale lembrar que os cenários de instabilidade econômica tornam o papel do coach financeiro ainda mais importante.

Afinal, quem realmente sabe lidar com seu dinheiro está preparado para qualquer crise.

Diferença Entre Consultoria Financeira e o Coach Financeiro?

coach financeiro - diferenca entre consultoria financeira e coaching financeiro

inúmeras diferenças entre o trabalho de consultoria financeira e a atuação do coaching financeiro.

Ambos os métodos são focados na realização de objetivos financeiros, mas o consultor é um especialista, enquanto o coach é um facilitador.

É a divisão fundamental entre o profissional que prescreve e o profissional que coloca em prática.

Dessa forma, o coaching se volta à gestão das competências para atingir objetivos gerais, ao passo que a consultoria resolve problemas financeiros pontuais.

Para deixar mais clara essa diferença, vamos aprender a separar educação, consultoria e coaching na área financeira:

1. Educação financeira

A educação financeira diz respeito a qualquer iniciativa que transmita conhecimentos, atitudes e comportamentos relacionados a finanças.

Geralmente, são programas que abordam orçamento, planejamento financeiro, gestão de créditos e débitos, investimentos e outros tópicos essenciais da saúde financeira.

No entanto, adquirir conhecimentos sobre finanças não garante a melhora do comportamento em relação ao dinheiro, tampouco a realização de objetivos.

De qualquer modo, a educação financeira é o primeiro passo para aprender a lidar com o dinheiro.

De acordo com o Instituto de Educação Financeira dos EUA, existem 5 critérios para avaliar o nível de conhecimento financeiro:

  • Administração do dinheiro
  • Gestão de dívidas
  • Gestão de riscos
  • Planejamento de aposentadoria e investimentos
  • Crédito.

2. Consultoria Financeira

A consultoria financeira pode ser definida como uma intervenção baseada em objetivos particulares ou soluções para um estado de crise.

O consultor prescreve e orienta seu cliente de forma didática, com instruções claras de ações específicas a serem tomadas.

Além disso, as sessões de consultoria tendem a ser mais rápidas e pontuais, ao invés de abordar objetivos de longo prazo.

Quem busca a consultoria está mais interessado em soluções imediatas e uma abordagem terapêutica – quase uma cura para crises de endividamento.

3. Coaching Financeiro

O coaching financeiro é um processo colaborativo, focado em soluções e orientado a resultados, no qual o coach mostra o caminho para alcançar objetivos relacionados ao dinheiro.

Desse modo, o coaching usa todo o conhecimento da educação financeira para promover a verdadeira mudança de comportamento no coachee.

Para além dos problemas pontuais da consultoria, o coaching mira na aprendizagem para a vida toda, capacitando pessoas para encontrar suas próprias soluções diante de desequilíbrios financeiros.

Logo, se você procura resultados de longo prazo e quer estar no comando do seu crescimento financeiro, o coach é a melhor escolha.

Como as Técnicas Do Coaching Financeiro Podem Potencializar Seus Resultados?

coach financeiro - como as tecnicas do coaching podem potencializar seus resultados

As técnicas do coaching financeiro potencializam resultados porque partem de áreas do conhecimento como a Economia Comportamental e Programação Neurolinguística.

O coach financeiro conta com uma ampla bagagem teórica e prática para aplicar métodos que realmente funcionam, de acordo com os objetivos e necessidades do coachee.

Antes de aprofundarmos, é preciso fixar os quatro pontos-chave do coaching financeiro:

  • Foco em resultados de longo prazo na gestão financeira
  • Orientação à ação e mudança de atitudes
  • Apoio à criação de novos hábitos financeiros
  • Desenvolvimento de habilidades para lidar com o dinheiro.

Com esses princípios em mente, vamos conhecer algumas técnicas utilizadas na sessão de coaching financeiro:

1. Definir objetivos realistas

Na primeira sessão de coaching financeiro, é fundamental definir objetivos claros e realistas.

Quando o assunto é dinheiro, nem sempre nossas metas estão claras o suficiente. Muitas vezes, os objetivos são rasos e conflitantes.

É aí que o coach faz o seu papel de facilitador, ajudando você a decidir e organizar as perspectivas financeiras com um olhar para o futuro.

Uma vez que os objetivos estejam definidos, o profissional pode visualizar os passos concretos para sua realização.

2. Traduzir objetivos em ações

Há uma diferença fundamental entre as frases “Vou alcançar o objetivo X” e “Quando a situação X ocorrer, vou reagir de modo Y”.

A primeira frase representa as intenções, enquanto a segunda trata da implementação dessas práticas.

É disso que se trata a metodologia focada em soluções, que encontra raízes na psicologia e integra as técnicas essenciais do coaching financeiro.

Assim, o coach é capaz de motivar os comportamentos mais produtivos, traduzindo os objetivos do cliente em ações práticas e eficientes.

Em termos de dinheiro, é preciso estar pronto para tomar decisões constantemente – e qualquer erro pode custar caro.

3. Identificar o perfil financeiro

Um dos grandes diferenciais do coaching é a avaliação completa do perfil financeiro do coachee e sua relação com o dinheiro.

Questões como o modo de lidar com dívidas, capacidade de gerenciar investimentos e controle das receitas e despesas determinam o seu nível de estabilidade financeira.

Muitos coaches utilizam um modelo de classificação da saúde financeira de 4 estágios:

  • O devedor crônico: gasta mais do que ganha
  • O negociador: paga suas contas em dia e controla seus gastos
  • O poupador: consegue poupar dinheiro regularmente
  • O investidor: compra e administra suas próprias ações e títulos

Com o coaching financeiro, é possível deixar de ser um devedor crônico para se tornar um investidor de sucesso: basta assumir a responsabilidade e fazer sua parte.

4. Monitorar e acompanhar o processo

Como já vimos, o grande desafio do planejamento financeiro é colocar todo o conhecimento, objetivos e estratégias em prática.

Muitas pessoas falham em alcançar suas metas por pura procrastinação, falta de atenção e organização no dia a dia.

É por isso que o acompanhamento do coach financeiro é essencial, para lembrar constantemente seus objetivos e compromisso com a realização de seus desejos.

Em um mundo repleto de publicidade e consumismo desenfreado, o coach financeiro é o melhor aliado para manter o foco nos seus sonhos e evitar gastos supérfluos.

Quanto Custa o Serviço de Coaching Financeiro

coach financeiro - quanto custa os servicos de coaching financeiro

O preço do serviço de coaching financeiro varia conforme o programa, experiência do profissional e necessidades do cliente.

Uma sessão de coaching pode durar de 30 minutos até uma hora, com sessões iniciais mais longas para definição de objetivos e avaliação comportamental.

O período total do processo e frequência são definidos entre coach e coachee, mas normalmente há um tempo mínimo de comprometimento para que o programa apresente resultados.

Ao solicitar um orçamento de coaching financeiro, é preciso considerar o investimento total e seu retorno sobre as finanças a longo prazo.

Todos os tipos de coaching levam a resultados extraordinários, mas o coaching financeiro é o único que você sente diretamente no bolso.

Como se Tornar Um Coach Financeiro?

coach financeiro - como se tornar um coach financeiro

Para se tornar um coach financeiro, é preciso se comprometer com a missão de transformar a vida financeira das pessoas.

É claro que o conhecimento em finanças é essencial, mas são as competências de coaching que tornam o processo exclusivo e garantem o máximo desempenho.

Vamos aos 6 princípios do coach financeiro:

  1. Usar a comunicação criativa para tornar o coachee responsável pelas suas finanças
  2. Respeitar a autonomia, desejos e valores do coachee
  3. Usar técnicas e ferramentas adequadas para guiar a aprendizagem
  4. Indicar um especialista de outra área, se necessário, respeitando os limites da prática
  5. Estabelecer uma relação de confiança e colaboração mútua com o coachee
  6. Encorajar e motivar as ações e mudanças de comportamento na esfera financeira.

Felizmente, há cursos específicos de formação em coaching financeiro que facilitam a capacitação de novos talentos da área.

Com as perspectivas de crescimento do mercado, não faltam motivos para se juntar aos apaixonados por coaching e saúde financeira – profissionais mais necessários do que nunca.

Conclusão

coach financeiro - conclusao

Como vimos, o coach financeiro não é uma solução para ganhar dinheiro rápido ou para quitar suas dívidas.

Esse profissional cumpre uma função mais importante ainda: ele ajuda o coachee a elaborar um plano de ação efetivo para melhorar seu padrão de vida, fechar o mês no azul e garantir uma aposentadoria com maior conforto e tranquilidade.

Para isso, muitas ferramentas e técnicas são necessárias.

Primeiro de tudo, você precisa definir seus objetivos e metas de curto e longo prazo.

Depois, estudar os melhores caminhos para garantir sua jornada até esse futuro promissor.

E, desde o início, adotar hábitos financeiros mais saudáveis e ser encorajado a desafiar suas crenças limitantes para atrair e aproveitar ao máximo as oportunidades de negócios que surgirem.

Gostou das dicas dicas sobre coach financeiro? Então, deixe um comentário e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Marketing para coaches: alavanque sua autoridade no mercado

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.