Coaching e os avanços tecnológicos

Os avanços tecnológicos, sobretudo na área da comunicação, transformaram a forma como as pessoas se relacionam e consomem produtos e serviços. Com a internet, as pessoas descobriram novas maneiras de trocar informações de modo rápido, simples e sem grandes custos. Hoje, não só por meio dos computadores pessoais, mas também dos smartphones e tablets, é possível estar conectado com pessoas distantes e ampliar as oportunidades pessoais e profissionais.
E-mails, softwares para conversação, aplicativos e, principalmente, redes sociais, são alguns dos veículos de comunicação mais utilizados na atualidade, tanto para manter contato com familiares e amigos quanto para realizar cursos e outras atividades relacionadas à vida profissional. Aliás, é cada vez mais comum as pessoas recorrerem a serviços de ensino e de consultoria a distância, devido à praticidade, comodidade e eficiência desse tipo de solução tecnológica.


Observando essa demanda por atendimento online e acompanhando as transformações mundiais, o mercado de coaching entrou na era digital e já utiliza uma série de ferramentas digitais para atender aos clientes da melhor forma possível e garantir um bom trabalho de assessoria pessoal e profissional. Veja alguns dos recursos utilizados por muitos coaches hoje em dia para auxiliar o coachee de modo eficaz:

Skype

Disponível para diversos sistemas operacionais, essa ferramenta tem versões para smartphones, tablets e até televisores inteligentes, chamados de smart TV. Como permite a realização de videoconferências, esse software proporciona a realização de sessões de coaching a distância de modo mais interativo, uma vez que o orientador tem a possibilidade de ver e ouvir o cliente, como numa consulta presencial.

Hangout Gmail

Com esse eficiente serviço do Google, o coach consegue estabelecer contato com seus clientes por meio de suas contas no Gmail. O recurso pode ser usado não apenas no computador de mesa ou no notebook, mas também no celular. Neste caso, basta que coach e coachee instalem em seus aparelhos o aplicativo ‘Hangouts’, que é compatível com Android e iOS.

Facebook

A rede social mais acessada no mundo todo também pode ser utilizada para facilitar o processo de coaching. Nela, há a possibilidade de estabelecer conversas privadas e vídeo-chamadas, além da oportunidade de disponibilizar material ao coachee e demais clientes em potencial por meio da criação de uma fanpage.

ampliar  oportunidades profissionais
E-mails, softwares para conversação, aplicativos e, principalmente, redes sociais, são alguns dos veículos de comunicação mais utilizados na atualidade

As ferramentas digitais facilitam muito o trabalho do coach e o aprendizado do cliente, mas, em contrapartida, exigem de ambas as partes envolvidas no processo máxima dedicação e disciplina para o alcance de resultados eficazes.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Recolocação Profissional

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.