Coaching atua na conquista de resultados comprováveis

Descoberta compartilhada de problemas, definição de métodos para resolução e análise de resultados. As etapas dão uma ideia ligeira sobre a importância do coaching para o desenvolvimento de pessoas, times e empresas. Valorizando o autoconhecimento, o método estimula a mudança de comportamento para o sucesso pessoal e profissional.

As diretrizes do processo estão baseadas na partilha e na confiança entre coach (treinador) e coachee (treinado) na identificação dos conflitos que impedem a conquista dos mais diferentes objetivos. Passar em uma seleção, conquistar um novo cargo, aprender um idioma ou até emagrecer. Qualquer ação que exija o estabelecimento de metas e rotinas claras pode ser efetivada com a ajuda do coaching, sempre de forma personalizada e com foco no resultado.

No mundo competitivo, característico de organizações privadas, saber lidar com os diferentes temperamentos no trabalho em equipe, manter o foco, controlar a ansiedade e administrar o tempo devem fazer parte do comportamento corporativo de quem deseja assumir uma trajetória profissional ascendente. O coaching pode auxiliar o profissional a aliar competência técnica e emocional, para que ele possa ser percebido de forma positiva por colegas de trabalho, gestores e líderes. Uma forma de abrir caminho para a conquista de posições de destaque na empresa.

profissional e o coaching
O coaching pode auxiliar o profissional a aliar competência técnica e emocional, para que ele possa ser percebido de forma positiva

Cada vez mais presente nos planejamentos corporativos, o coaching está diretamente ligado ao desenvolvimento de competências de gestão e liderança. Individual ou aplicado a um grupo, o método estimula a efetiva mudança de comportamento humano nas organizações a partir da compreensão das falhas e anseios. Um processo de aprendizagem comprovado cientificamente e reconhecido pela excelência de sua aplicação.

A divulgação dos benefícios do coaching também provoca o aparecimento de profissionais não qualificados, anunciando formas milagrosas para resolução de conflitos. Contratados, distorcem as metodologias científicas seriamente desempenhadas no Brasil e em países como Inglaterra, Canadá, China, Austrália e Estados Unidos. Difundindo processos aligeirados e sem embasamento teórico e prático, os pseudo-profissionais ampliam as queixas de insatisfação, desmotivação e perda de investimento por parte de clientes ludibriados.

Conhecer a metodologia desenvolvida, quantidade e histórico de clientes atendidos, carga horária e capacidade técnica dos treinadores são alguns dos pontos a serem considerados para a realização de um trabalho bem-sucedido. Para facilitar a busca por profissionais idôneos, vale também observar se o coach possui certificação por instituição reconhecida. Organizações como a Sociedade Brasileira de Coaching oferecem este diferencial aos mais de 7 mil coaches já formados. Exemplo que deve ser considerado antes de realizar um investimento que, além de financeiro, é também emocional e de tempo.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.