O coaching para desenvolvimento de carreira

Coaching de carreira

Muito se fala sobre coaching, termo que se popularizou nos últimos anos. De forma resumida, podemos dizer que se trata de uma metodologia que visa promover o desenvolvimento de pessoas, seja de forma individual ou coletiva, a fim de que elas alcancem seus objetivos e metas nas mais diversas áreas da sua vida. E como o título sugere, neste artigo, vamos tratar especificamente do coaching de carreira.

Voltado ao segmento profissional, o coaching de carreira visa conduzir o coachee (cliente) ao reconhecimento e aproveitamento total de suas habilidades e potenciais. O intuito é fazer com que todas as competências sejam desenvolvidas para que, assim, o cliente encontre a sua melhor performance como profissional.

Para isso, são utilizadas técnicas e ferramentas comprovadas e testadas para que o coachee possa se autoconhecer e deixar de lado as limitações que impedem o seu progresso – seja na empresa em que trabalha ou com o intuito de alavancar melhores resultados no mercado de trabalho como um todo.

Qual a importância da contratação de um coach profissional?

No mundo atual, de rapidez, são constantes as mudanças que ocorrem no mercado. Quem não acompanha, fica para trás. Há cada vez mais avanço da tecnologia, é preciso lidar com alta concorrência, assim como ser produtivo para encarar todos os desafios que o ambiente de trabalho atual exige.

Com esse alto desempenho exigido, destacam-se aqueles que conseguem ir além do que é exigido, apresentando resultados acima da média. Mas esse é um grande desafio!

Para crescer de verdade na carreira, é preciso assumir imensa responsabilidade, encarar desafios com força de vontade, desenvolver a melhor performance e ainda ser capaz de equilibrar tudo isso com a vida social.

Para colocar tudo isso em prática, é imprescindível o apoio de um coach de carreira.

Como funciona o coaching de carreira?

O treinamento consiste em ampliar as percepções do coachee sobre si mesmo e seus potenciais, auxiliando na elaboração de metas e ações para o alcance das mesmas. E, para que sejam alcançadas, é preciso desenvolver competências e seguir um planejamento estratégico.

O processo inicia com a elaboração de metas realistas, o que auxilia na elaboração de um passo a passo. É nesse primeiro momento que o cliente também avalia o que o faz não evoluir como deseja, elencando o que precisa mudar. É algo muito pessoal e cada indivíduo terá um desafio a ser cumprido.

Depois, é preciso avaliar as suas qualidades e competências, que também serão úteis nesse processo todo. O intuito é fortalecer o que o faz crescer na carreira, eliminar pensamentos, crenças e atitudes que são negativas e também descobrir novas competências que muitas vezes, sem o autoconhecimento, ficam escondidas.

Seguindo esse passo a passo e com o treinamento correto, feito por um coach que tenha conhecimento e experiência, os resultados podem ser extraordinários.

Benefícios de se fazer um coaching de carreira

Agora que você já sabe o que é o coaching de carreira e como funciona o processo, vamos explicar um pouco os pontos em que eles podem auxiliar. Dentre os benefícios, estão a melhoria de competências e habilidades como:

  • Autoconhecimento;
  • Comunicação eficaz;
  • Inteligência emocional;
  • Planejamento estratégico;
  • Foco;
  • Disciplina;
  • Saber ouvir;
  • Gestão de tempo;
  • Proatividade;
  • Liderança.

Aumento da produtividade

Um dos aspectos melhorados é a produtividade, por meio de uma melhor gestão do tempo. O intuito é criar metas claras, mostrar como se planejar da melhor maneira e, assim, conseguir realizar todas as tarefas sem a famosa procrastinação.

Sendo mais produtivo, tudo flui melhor. Sem tarefas atrasadas, é possível aproveitar para entregar o melhor de si no que está fazendo no momento.

Aprimoramento de habilidades

Como já dito, durante o processo, o coachee aprimora suas habilidades atuais e até mesmo descobre novas habilidades. Um coaching de carreira ajuda a, de fato, encontrar a melhor versão de si, em todos os aspectos que tangem a profissão.

Desenvolvimento intelectual

As técnicas repassadas ao coachee são todas embasadas em conhecimento científico e auxiliam de maneira real na inteligência cognitiva – que é, por sua vez, ligada ao controle e à manifestação de emoções e habilidades.

Ou seja, o coaching de carreira auxilia de maneira assertiva no desenvolvimento intelectual e emocional, transformando os clientes em pessoas mais centradas, positivas e dispostas a buscar o melhor.

Equilíbrio na vida pessoal

E não poderíamos deixar de falar sobre o equilíbrio, já que a carreira profissional e a vida pessoal devem andar lado a lado, nunca como pontos opostos.

Quando a vida profissional está indo bem, fica muito mais fácil fazer com que a vida pessoal também esteja nos trilhos. Quando um vai bem, em geral, o outro também vai, já que a rotina fica muito mais leve.

O equilíbrio entre as duas áreas é o que todo mundo deseja, não é mesmo? E é algo totalmente possível!

Conclusão

Ao longo desse artigo, explicamos um pouco sobre como funciona o coaching de carreira e porquê ele pode ser a melhor solução para aqueles que desejam alavancar o lado profissional.

Mas é importante lembrar que o coach não dá soluções prontas e sim instrumentos para que você descubra, por si mesmo, as suas respostas. Atua como um guia, mas cabe ao cliente fazer a sua parte.

E quando o dever de casa é feito, o indivíduo consegue se redescobrir como profissional e traçar novos rumos, muito mais certeiros, para a sua vida!

Gostou do artigo? No nosso site você confere artigos sobre o universo coaching, desenvolvimento pessoal e artigos correlatos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que as empresas esperam de um Profissional no Pós-Pandemia

Inovação no ambiente de trabalho

Recolocação Profissional

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.