Coaching e Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho

vida mais feliz passo para ser
Para se obter um Índice favorável de Felicidade no Trabalho, o planejamento estratégico é essencial.

(Por Claudia Hölter)

No Brasil, o tema “Qualidade de Vida no Trabalho” tem sido destaque em diversos estudos e pesquisas científicas, com o propósito de estimular ações e programas de qualidade de vida nas empresas.

Segundo os especialistas na temática, a gestão da Qualidade de Vida do Trabalho se tornou uma condição estratégica de competitividade das organizações, uma vez que os resultados apresentados pelos colaboradores  sofrem influência não só de fatores físicos, mas também tecnológicos e sócio-psicológicos, conforme declara Eda Conte Fernandes:

“A gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sócio psicológicos afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas”. (FERNANDES, 1996; p.45-46).

Nesse contexto, as melhores empresas  para se trabalhar vêm conduzindo seus negócios visando não só  o atendimento de necessidades psicológicas básicas, mas também a implementação de ações em que as pessoas se sintam competentes e autodeterminadas para estarem intrinsicamente motivadas para executarem suas atividades com sucesso.

Em pesquisa encomendada pelo Guia Você SA (2012), verificou-se que as 150 melhores empresas para se trabalhar apresentaram um crescimento no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT). O IFT é composto da seguinte forma:

  •  IQAT – Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (70% do IFT) baseado nos resultados referentes à opinião do empregado sobre a empresa com  formato similar a uma Pesquisa de Clima Organizacional.
  •  IQGP –  Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (30% do IFT), resultante da análise qualitativa e quantitativa dos benefícios oferecidos pela empresa.

Quais são as práticas em gestão de Qualidade de Vida no Trabalho usadas pelas  empresas mais conceituadas do país?

As empresas campeãs da pesquisa apresentaram as seguintes práticas e índices:

Empresas

Algumas Práticas de QVT

Índice (IFT)

 

Perkins

Todos os líderes passam por sessões de coaching (cada um recebe 31 horas).

 

Mapeia seus talentos e os preparam para assumir cargos de liderança.

 

92.3

Volvo

Cada colaborador recebe mais de 40 horas de treinamento por ano.

 

Investiu R$ 2.5  milhões em bolsas de estudos para mestrado e doutorado.

 

90.1

 

Man Latin America

Criação do Comitê de carreira para identificar funcionários com perfil de liderança.

 

Possui Plano de Desenvolvimento Acelerado pela Fundação Getúlio Vargas.

89.3

 

 

Caterpillar Brasil

Liderança baseada em valores, seleção por competências, troca de experiências com executivos, sessões de coaching e palestras.

 

Avaliação de desempenho acompanhada de feedback formal para toda a empresa, que serve como base para transferências, promoções e aumento salarial.

 

 

88.5

Embraer

Uso contínuo da pesquisa de clima como ferramenta de gestão de processos.

 

Programa Pós-carreira de preparação para a aposentadoria, objetivando a elaboração de um novo projeto de vida, planejamento financeiro e passagem de conhecimento às equipes.

 

 

82.8

Por fim, cabe ressaltar que não é suficiente apenas anunciar as mudanças necessárias para se obter um Índice favorável  de Felicidade no Trabalho, o planejamento estratégico é essencial. Alem disso, é preciso alinhar o coaching à estratégia do negócio e ter líderes capazes de estimular a alta performance dos funcionários, caso contrário o crescimento não será sustentado e a felicidade não será alcançada.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.