Coaching Executivo – crenças mais comuns sobre o processo

O coaching executivo é um processo interativo que tem como objetivo melhorar a performance do indivíduo dentro da empresa. Por meio desse procedimento, o coach (especialista) orienta seu cliente (coachee) disponibilizando ferramentas, conhecimentos e indagações necessárias ao desenvolvimento profissional.

No entanto, apesar de ser um método claro, o coaching ainda é confundido com outras práticas, como a terapia e a tutoria. Dessa forma, uma série de mitos a respeito do real papel do coach foi criada e precisa ser esclarecida.

Conselhos

O primeiro grande equívoco é considerar o coaching como um aconselhamento. Pelo contrário, um profissional capacitado consegue realizar seu trabalho sem expor opiniões próprias durante a sessão, permitindo que o cliente tome as decisões sem interferência.

Resolução de problemas

Outro grande mito é ver o coaching como uma forma de consertar comportamentos problemáticos. Na realidade, a principal meta do processo é desenvolver novas competências para potencializar os pontos fortes e aprimorar os pontos fracos ligados à carreira profissional.

Cobrança

Muitos enxergam o método como uma forma de advertência, e não de incentivo. Nesse caso, a confusão ocorre quando o coach percebe a falta de dedicação do cliente e chama a sua atenção de maneira adequada, sem prejudicar a evolução do coachee.

profissional habilitado qualidade
As conquistas dependerão da forma como o cliente passa a aplicar as ferramentas aprendidas no próprio dia a dia.

Modismo

Engana-se quem pensa que coaching é algo recente e sem fundamentação teórica. O processo é baseado em estudos de psicologia feitos por Timothy Gallwey entre as décadas de 1970 e 1980, que foram aplicados ao ambiente corporativo. A popularidade teve início em 1990, devido ao desenvolvimento da tecnologia da informação, que mudou a realidade das empresas e passou a exigir a constante adaptação dos profissionais aos novos sistemas de trabalho.

Tempo de execução

Diferentemente da terapia ou da tutoria, o processo de coaching conta com início, meio e fim bem delimitados. Geralmente, o exercício dura cerca de três meses. Entretanto, o tempo pode ser estendido caso haja mais algum comportamento a ser aprimorado.

Resultados financeiros imediatos

Muitas vezes, o cliente acredita que as sessões trarão um aumento salarial e outros benefícios a um curto tempo e sem muito esforço. Todavia as conquistas dependerão da forma como ele passa a aplicar as ferramentas aprendidas no próprio dia a dia.

Ao contratar um coach é importante saber as diferenças entre esses mitos e verdades para ter condições de avaliar a performance de quem aplicará as técnicas. Somente um profissional habilitado será capaz de desenvolver o processo com eficiência e qualidade. Verifique sempre se o coach possui certificados de institutos especializados ou procure saber a opinião de outros clientes.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.