Dia do Professor: como o coaching pode ajudar a melhorar a educação no Brasil.

Neste domingo, dia 15 de outubro, comemoramos o dia do professor e, reforçando o papel desse profissional na nossa sociedade, apresentamos como o coaching pode ajudar na evolução de educadores e na construção de um sistema educacional melhor para o nosso País.

Embora a figura do professor seja de extrema importância para o desenvolvimento da nossa sociedade e para o futuro do País, ainda hoje, infelizmente, trata-se de uma profissão pouco reconhecida e respeitada no Brasil.

De acordo com a pesquisa internacional realizada pela a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, no Brasil, o professor ganha menos que a metade da média salarial de sua categoria, comparado a outros 46 países avaliados.

Já na pesquisa de educação, que estima o desempenho dos alunos, a média de anos que passam na escola e a porcentagem que chegam até o ensino superior, dentre os 36 países avaliados pela OCDE, o Brasil ocupou a penúltima posição no ranking.

Os resultados apresentados mostram um sistema educacional precário, sem infraestrutura, recursos didáticos e incentivo governamental, que refletem no desengajamento de seus educadores e em alunos desmotivados que abandonam a escola cada vez mais cedo, sem a expectativa de um futuro melhor.

É neste cenário crítico que o coaching na educação surge como a esperança de um futuro melhor para a nossa sociedade.

O coaching na educação

A evolução da educação em qualquer país depende bastante da infraestrutura e do incentivo por parte do governo. No entanto, mesmo com verbas deficitárias e outros problemas, o resultado ruim alcançado pelo Brasil poderia ser melhorado com a atuação de coaches nas instituições de ensino.

Além de motivar e assessorar o professor para que ele alcance seus objetivos por meio do coaching, o profissional consegue maximizar suas competências e ainda engajar e estimular os alunos a buscarem melhores resultados.

coaching para educadoresCoaching na resolução do problema da educação

No caso dos alunos, o assunto estudado não lhes interessa? Ou falta motivação para que se empenhem? E para os professores, o motivo da falta de motivação está no desinteresse dos alunos? Ou nos baixos salários?

A partir daí, o coach pode ampliar a consciência dos alunos e dos professores em relação a todo o processo educacional. O ponto principal é tirar de ambas as partes o papel de agente vitimado do processo, fazendo-os olhar sempre em frente, visando o futuro e o sucesso.

coaching resolução de conflitosCoaching nas escolas: modificando a consciência de alunos e professores

Os alunos não podem se limitar a pensar que o que é ensinado em sala de aula é meramente algo desinteressante e monótono. Eles precisam compreender que o que estão aprendendo é essencial para o futuro deles, tanto profissional quanto pessoal.

O papel do coach é fazer com que os professores ampliem sua visão, reaproximando-os com seus antigos ideais e propósitos, aqueles que os levaram a lecionar.

Eles verão o impacto positivo de seu trabalho, voltando a entender que o esforço e a dedicação deles estão intimamente atrelados ao futuro de seus estudantes.

Instituir o coaching nas escolas aumenta a cooperação entre os envolvidos, alunos, pais e professores, e contribui para o sucesso do sistema educacional, algo primordial para o desenvolvimento da nossa nação.

coaching nas escolas

Quer saber mais sobre coaching? Acesse a nossa newletter e receba informações sobre tudo o que acontece no mundo do coaching e agenda de treinamentos pelo Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Teoria das inteligências múltiplas: tudo que você precisa saber

Tendências em educação empreendedora: quais são e benefícios

Arquétipo: o que é, tipos e como se aplicam

Empresa Júnior: o que é, como funciona e vantagens

Psicopedagogia: o que é, importância e atuação profissional

Grafologia: o que é e como funciona a análise de caligrafia

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.