O coaching nas negociações

As negociações estão presentes em qualquer ambiente corporativo, sejam elas entre patrões e empregados ou entre funcionários e clientes. Saber lidar com situações conflituosas requer habilidades, por isso, contar com a intervenção de uma pessoa capaz de lidar com divergências é fundamental. Com um profissional como o coach, é possível evitar atritos e potencializar as competências no alcance de grandes conquistas.

Interações bem-sucedidas

O coaching de negócios pode estar presente em impasses empresariais, possibilitando o diálogo entre os envolvidos e a resolução de discordâncias. Com a participação e intermediação profissional, a situação é minimizada, de forma que o resultado acaba sendo favorável aos dois lados. O método de coaching tem, justamente, o objetivo de formar negociadores que saibam como portar-se diante das tomadas de decisões.



 

Perfil

Cabe ao mediador, primeiramente, entender com profundidade os motivos do conflito. A partir disso, ele deve incentivar os questionamentos que ainda possam existir sobre o assunto com o objetivo de fazer todas as dúvidas serem esclarecidas. Também é necessárioo comprometimento entre as partes para que, ao final da negociação, a solução encontrada atenda a todos.

É interessante evitar assumir posições e deixar que diferentes resultados apareçam para o mesmo problema. O especialista deve conduzir a discussão para uma resposta final, mas a definição conclusiva será dos participantes. Só assim, haverá eficiência na ação, preservando o bom relacionamento entre os envolvidos.

empresários negócios
O comportamento do negociador mostra se ele está preparado.

Dicas na hora da reunião

O comportamento do negociador mostra se ele está preparado para as situações conflituosas que possam surgir. Algumas dicas podem ajudar a adotar a melhor postura na hora de encarar os conflitos, como: expor as opiniões de maneira clara e objetiva, sem agressividade e imposições; exercitar a escuta ativa, extraindo as informações relevantes das pessoas (assim, a conversa se torna mais produtiva e há economia de tempo); ter equilíbrio emocional, imprescindível para que nenhuma decisão seja tomada precipitadamente; valorizar todos os pontos de vista, principalmente aqueles que contribuem para o alcance do ideal almejado; não aceitar a primeira oferta e estimular a discussão e o surgimento de outras propostas.

Benefícios

Grandes ou pequenas empresas são movidas por negociações. Só através delas surgem as iniciativas de sucesso que resultam em pontos positivos para os participantes. Mesmo em circunstâncias difíceis, é possível chegar a um comum acordo que proporcione melhorias e crescimentos. Poder contar com um bom negociador representa o fim de muitos obstáculos e o início de vitórias no ambiente de trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Empresas familiares: como funcionam, características e como gerir

Economia Compartilhada: O que é, Para que Serve e Exemplos

Administração Estratégica: O que é, Benefícios e Exemplos

Empreendedor individual: O que é, Como Funciona e Como Ser

Empresas B2B: Significado, Características e Exemplos

Business Intelligence: O que é, Exemplos e Aplicações

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.