Coaching Para Empreendedores: O que é e Como Se Tornar um Coach

coaching para empreendedores o que e como se tornar

Quer saber como o coaching para empreendedores pode ajudar a alavancar o seu negócio?
Essa metodologia traz inúmeros benefícios para a sua atuação como gestor.
O coaching é uma importante ferramenta para criar metas profissionais, resolver problemas no negócio e elaborar um planejamento estratégico.
Com ele, você aprende técnicas que reforçam capacidades essenciais aos líderes, como comunicação, persuasão e inteligência emocional.
Pode ser o que falta para que você tenha mais motivação e sucesso ao cuidar da empresa, não é mesmo?
Então, que tal descobrir tudo sobre essa abordagem e as vantagens que ela pode proporcionar?
Neste artigo, você vai entender o que é o coaching para empreendedores, como ele pode ser utilizado para a concretização dos seus objetivos e até como se tornar um profissional da área.

O que é um coach?

coaching para empreendedores o que e coach
O coach é o profissional que está capacitado para auxiliar outras pessoas a se desenvolverem nos diferentes aspectos da vida.
Esse profissional domina técnicas e ferramentas que promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para os coachees (termo que designa os “alunos” ou “mentorados”).
Um coach pode ser o seu mentor profissional ou pessoal, realizando um atendimento individual de acordo com as suas demandas.
Ele também pode guiar o processo de orientação em empresas e equipes, com foco na resolução de problemas e no aumento da produtividade.
O objetivo do coach é ajudar na compreensão das emoções, no desenvolvimento das capacidades e na perspectiva de encarar de maneira positiva os acontecimentos.
De forma resumida, a metodologia permite que o coachee evolua em suas relações sociais e em seu desempenho empresarial, de modo a alcançar todos os seus objetivos.
Trata-se de resgatar nas pessoas todo o potencial que elas têm dentro de si.
Quem atua como coach pode trabalhar com diversas áreas: relacionamento, negócios, liderança, gerenciamento de emoções.
O essencial é que, dentro do seu campo de conhecimento, ele possa ajudar seus coachees a superarem os próprios limites.

O que é e para que serve o coaching para empreendedores?

coaching para empreendedores o que e para que serve
O coaching para empreendedores é um segmento bastante procurado no mercado.
Esse processo é voltado para o desenvolvimento de pessoas que possuem negócios próprios e que buscam orientação e treinamento para obter resultados ainda melhores.
O objetivo é que, por meio das sessões de coaching, o empreendedor possa desenvolver habilidades cruciais para o crescimento da empresa.
Afinal, quando falamos em gestão, fatores como liderança, confiança, autoconhecimento, planejamento e gerenciamento de equipes são cruciais.
Todas essas características são, de alguma forma, trabalhadas durante o coaching.
Pode ser que o empreendedor já tenha essas habilidades, mas ainda não as utilize, ou que ainda precisa desenvolvê-las.
Em um artigo para a revista Forbes, o norte-americano Zach Ferres, CEO da aceleradora de startups Coplex, afirma: “Um bom coach pode tornar o talento bruto em expertise refinada ou talento refinado em sucesso de renome”.
Segundo ele, o processo de coaching é a chave para desbloquear talentos não explorados pelos empreendedores.
Para que isso aconteça, o coaching apresenta uma jornada de autoconhecimento ao empreendedor.
O coach auxilia o coachee a identificar pontos positivos e negativos na empresa e na sua própria gestão.
A principal vantagem é que, ao fim do processo, o coachee terá elaborado, com a orientação do coach, um planejamento estratégico para alcançar as metas traçadas inicialmente.

Diferentes tipos de coaching

coaching para empreendedores diferentes tipos
O mercado de coaching é dividido em nichos.
Dentro de cada um deles, é possível atuar com segmentos ainda mais específicos.
Confira quais são os tipos de coaching:

Coaching executivo

Esse tipo de coaching tem foco no desenvolvimento de profissionais e empresas.
Tudo que diz respeito a esse âmbito, portanto, se enquadra no coaching executivo.
A ideia é que o coachee consiga crescer profissionalmente, gerenciar melhor seu negócio, caso possua, e alcance todos os seus objetivos profissionais.
O coaching executivo também é responsável por trabalhar organizações como um todo, de modo a alcançar a resolução de problemas e a promover o crescimento.
Nesse nicho, o coach profissional pode atuar com áreas específicas: carreira, vendas, liderança, equipes e gestão, por exemplo.

Coaching pessoal

Nesse segmento, trabalha-se o desenvolvimento pessoal do indivíduo, para que ele descubra todo seu potencial em diferentes aspectos da vida.
O objetivo é que o coachee consiga evoluir como ser humano, cultivar melhores relacionamentos, gerenciar suas emoções e alcançar um propósito.
O coach, nesse caso, ajuda o coachee a concretizar seus sonhos por meio de estratégias e ferramentas práticas adequadas à necessidade de cada um.
Há vários tipos de coaching que trabalham no segmento.
Coaching de família, de relacionamento, emoções, equilíbrio, saúde mental e emagrecimento são alguns deles.

Coaching de vida

Esse tipo de coaching também é focado no desenvolvimento do indivíduo, ajudando-o a ser uma pessoa mais equilibrada e satisfeita.
O coach de vida é ideal para pessoas que buscam equilíbrio entre os âmbitos pessoal e profissional, de modo a alcançar uma existência plena.
É uma visão mais integrada sobre o ser humano, pensando em todas as esferas da vida como uma maneira de alcançar a felicidade.

Comparação – coaching em grupo vs coaching individual

coaching para empreendedores comparacao grupo individual
O processo de coaching pode ser feito individualmente ou em grupo.
Ambos podem trazer benefícios para a sua empresa  - a escolha depende da sua necessidade e preferência.
Vamos começar falando do coaching individual.
Nessa modalidade, as sessões ocorrem apenas com o coach e coachee.
Isso permite realizar o processo de forma totalmente personalizada, contemplando as necessidades e objetivos do coachee.
O coaching individual é indicado quando o empreendedor precisa ter mais autoconhecimento e identificar o seu momento de vida atual.
Esse também é o momento de trabalhar as metas profissionais, aprender a lidar com as emoções e com as outras pessoas e desenvolver habilidades.
Ou seja: toda a perspectiva do coaching é centrada em um único indivíduo.
Já o coaching em grupo adota um viés coletivo, baseado no apoio mútuo daqueles que participam das sessões.
No entanto, mesmo que seja um processo coletivo, o coaching em grupo não deixa de trabalhar as questões individuais de cada coachee.
Nessa modalidade, o protagonismo fica por conta da troca de experiências entre os indivíduos.
Por isso, o coaching em grupo é indicado para empresas que precisam realizar mudanças, seja promovendo melhor comunicação entre a equipe, seja alterando a cultura organizacional, por exemplo.
Também vale lembrar que os métodos e técnicas apresentadas pelo coach são as mesmas para todos.
Mas isso ocorre de modo que cada um trabalhe suas demandas e objetivos pessoais.
Vamos supor que você queira desenvolver a liderança, um colega seu queira ter melhores relacionamentos, e outro deseje se comunicar melhor.
Não tem problema, pois cada um pode utilizar as técnicas do coaching e ainda ter suporte de outras pessoas para alcançar os objetivos.

Como o coaching auxilia o pequeno empreendedor?

coaching para empreendedores como auxilia pequeno empreendedor
É preciso desmistificar o fato de que o coaching só pode ser feito por empresários de grandes corporações.
Pelo contrário: esse processo é muito benéfico também para pequenos empreendedores.
É que o coaching é totalmente personalizado.
Isso quer dizer que ele é conduzido de modo a contemplar a realidade do negócio do empreendedor, independentemente do setor em que atua ou do porte da empresa.
Dessa maneira, tem acesso a várias ferramentas de desenvolvimento, que serão trabalhadas a partir das demandas que ele levar para o coach.
Ainda não entende bem como esse processo pode ajudar?
Então, vale a pena pensar no coaching como um ciclo de benefícios.
Primeiro, você leva as demandas ao coach e cria objetivos para sua atuação profissional e para o seu negócio.
Depois, ele sugere ferramentas com as quais você pode trabalhar.
Lembre-se de que o objetivo é identificar erros e acertos e, assim, criar um planejamento estratégico que promova o crescimento da sua empresa.
Durante todo esse processo, o principal benefício é o ganho de autoconhecimento, que é um componente fundamental na jornada do empreendedor.
No fim do ciclo, você tem outros ganhos: a tomada de decisão mais assertiva e a motivação para fazer o seu negócio crescer.
Tudo isso é fruto, além das aplicações práticas proporcionadas pelo coaching, da mudança de pensamento.
Quantas vezes você já ouviu que a nossa realidade é moldada pela maneira de pensar?
É verdade: a visão que temos sobre os acontecimentos é o que nos ajuda a agir da melhor forma em relação a eles e a manter um estado de equilíbrio emocional.
Kristin Constable, coaching empresarial, escreve para a Forbes que, ao mudar o pensamento, mudamos os caminhos neurais do cérebro, criando novas formas de ver e interagir com o mundo.
“Como coaches, usamos ferramentas e técnicas que promovem a neuroplasticidade. Ao pensar sobre nosso pensamento (também chamado de metacognição), podemos criar novos ciclos de feedback para crenças profundamente enraizadas”, afirma.

Quando contratar os serviços de coaching para empreendedores?

coaching para empreendedores quando contratar servicos
Não existe um único momento em que se deva recorrer ao coaching para empreendedores.
Mesmo em tempos de crescimento do seu negócio e realização profissional, você poderá ter benefícios com o processo.
No entanto, isso não quer dizer que não existam períodos em que a necessidade do coaching é maior.
De forma geral, o processo é indicado sempre que você sentir a necessidade de realizar uma reflexão sobre a sua postura como empreendedor ou sobre o seu negócio.
Ou, então, conforme já mencionamos antes, quando você quiser desenvolver habilidades e criar metas profissionais.
Ele também é importante em períodos que demandem a tomada de decisão em relação ao negócio.
Está pensando em abrir filiais, criar um novo produto, mudar a cultura organizacional da empresa?
Dúvidas como essas envolvem riscos ao negócio, e você não quer colocá-lo em risco, não é mesmo?
Portanto, quanto mais você se munir de reflexão e informações, mais chances terá de acertar as decisões.
Esse cuidado é essencial também em períodos complicados para a empresa.
Nesse caso, o coach pode ajudar trazendo soluções para o negócio a partir da elaboração de um plano de ações junto ao empreendedor.
Além disso, ele tem condições de apresentar ao coachee uma série de técnicas que favoreçam a descoberta de novos caminhos e rumos para o negócio.
E, se você ainda não é um empreendedor, mas está pensando em criar o seu próprio negócio, o coaching também é uma boa alternativa.
O coach ajudará na identificação dos pontos fortes e fracos do projeto, corrigindo as falhas para aumentar as chances de sucesso no mercado.
Viu como, independentemente do seu momento atual, sempre é possível aproveitar o coaching para empreendedores?

Quanto custa um processo de coaching para empreendedores?

coaching para empreendedores quanto custa
É importante salientar que os valores do coaching para empreendedores variam conforme a experiência do profissional.
O valores cobrados por cada coach são definidos com base na experiência desse profissional no mercado, a autoridade que possui, o número de sessões e os objetivos da mentoria.
Um coaching destinado a um objetivo de curto prazo, que envolva muitas sessões em curto prazo, pode custar mais caro, já que exige um envolvimento grande do coach.
Como o sucesso do processo depende da qualificação e da experiência do coach, é necessário pesquisar as opções disponíveis no mercado.
Primeiro, desconfie de valores muito abaixo da média.
O ideal é pesquisar por profissionais que atuam na sua região e encontrar aquele que entrega qualidade no serviço.
Para isso, um bom caminho é descobrir a formação do coach.
A SBCoaching, por exemplo, oferece um treinamento de excelência, reconhecido em todo o Brasil e no mundo.
Depois de selecionar um profissional, vale considerar o coaching para empreendedores como um investimento, e não como um gasto.
Em um primeiro momento, você pode até considerar o processo caro.
Mas, na verdade, esse valor não chega perto do retorno que você e sua empresa vão obter a partir do coaching.

Como se tornar um coach? Curso de coaching para empreendedores

Se você decidiu se tornar um coach, temos uma ótima notícia: o mercado está em expansão no Brasil.
Também não existem pré-requisitos para se tornar um coach, o que quer dizer que não há impedimentos para que você ingresse no mercado.
O primeiro passo é investir na sua formação profissional.
Escolha um curso certificado e reconhecido no mercado.
Treinamentos formais são importantes para que você conheça as metodologias e técnicas de coaching, além de todo embasamento científico necessário para exercer a profissão.
Ao investir na sua formação, você verá o seu próprio desenvolvimento pessoal ter um crescimento significativo – além de estar mais apto para ajudar seus futuros coachees.

Cursos de formação em coaching SBCoaching

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Está decidido a se tornar um coach de sucesso?
A SBCoaching é uma das líderes mundiais em formação de coaches.
Todos os cursos possuem metodologias exclusivas, com reconhecimento internacional, e os melhores instrutores do mercado.
Conheça quatro cursos da SBCoaching para quem deseja ingressar no mercado:

1. Personal & Professional Coaching

O curso é destinado a quem deseja ter uma imersão completa no coaching.
Nele, você conhecerá técnicas e ferramentas para elevar resultados, ganhará mais confiança e aprenderá a definir metas, objetivos e planos de ação.
Trata-se de um treinamento intenso e que oferece certificação internacional pela Association for Coaching (AC) e pelo Institute of Coaching Research (ICR).

2. Executive Coaching

O Executive Coaching é um curso com foco no desenvolvimento de líderes e executivos de alta performance.
Com a certificação do curso, o profissional estará apto para construir sua carreira como coach focado em resultados, atuando com líderes, executivos e organizações.
Um dos diferenciais é que a área de Executive Coaching possui as remunerações mais altas do mercado de coaching.

3. Positive Coaching

Primeiro treinamento de Positive Coaching do Brasil, o curso apresenta teorias, conceitos e ferramentas da Psicologia Positiva.
O treinamento agrega estratégias motivacionais e a construção de um padrão mental voltado à satisfação, ao bem-estar e ao aumento de performance.

4. Career Coaching

O curso é ideal para quem pretende se aprofundar nas etapas de desenvolvimento de uma carreira, desde o ingresso no mercado de trabalho à aposentadoria.
Esse treinamento é totalmente online.
Dessa forma, você determina quando e onde irá realizar cada módulo.
O Career Coaching também inclui um Projeto de Certificação, por meio do qual é possível adquirir experiência prática com clientes reais.

Conclusão

coaching para empreendedores conclusao
E agora, está convencido de que o coaching para empreendedores é a opção certa para você?
Diante dos inúmeros benefícios que essa metodologia proporciona, recorrer a um coach é um verdadeiro investimento para a sua carreira e para o seu negócio.
Independente do momento que sua empresa está vivenciando, sempre é possível sair de um processo de coaching com aprendizados valiosos.
A partir desse texto, você descobriu que a própria carreira como coach também proporciona um caminho interessante.
Então, se o seu desejo é atuar na área, invista na sua qualificação e em cursos devidamente reconhecidos.
Além de desenvolver as suas próprias habilidades e trilhar o caminho do sucesso, você terá embasamento para ajudar outras pessoas a crescerem.
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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.