O Coaching e a sabedoria pessoal!

Amigos, na postagem anterior nós viajamos à Grécia antiga para entender como o Coaching pode levar alguém a alcançar o verdadeiro conhecimento, a partir da prática de autorreflexão. E soubemos que o Coaching não só motiva a reflexão como, indo além, estimula o autoconhecimento pela busca de respostas a perguntas sobre o que sabemos a respeito de nós mesmos e do nosso desempenho, bem como sobre o que não sabemos. É o aprender como não fazer certas coisas, como fazer outras de forma melhor e como criar algo novo.

No Coaching, existe a orientação a perseguir um tipo de sabedoria pessoal, com compromisso de mudança e melhoria consigo mesmo. O desejo de ampliar performance e produtividade estão entre as mais citadas referências nas pesquisas da American Management Association e, para o processo ser eficaz, o coachee tem que adotar mentalidade aberta à aprendizagem e à mudança de hábitos. Atualmente, há o reconhecimento de que o Coaching, principalmente em organizações e negócios, abrange várias áreas de conhecimento e metodologias.

Estudos e pesquisas identificaram que as disciplinas das ciências sociais que mais contribuem para com o Coaching incluem Psicologia, Sociologia, Linguística e Antropologia as quais, no conjunto, emergiram da Filosofia, no Século XX. Muitos estudiosos defendem que o Coaching deve ser considerado como atividade multidisciplinar, sendo o principal objetivo melhorar o bem-estar, aumentar o desempenho e facilitar a mudança do coachee.

Sabe-se que a cognição humana é estruturada em ações e interações, com processo de observar e vivenciar. A relevância dessa idéia-chave, principalmente no Coaching Ontológico, é de que o coachee está limitado pela forma como observa seu mundo, sendo o papel essencial do coach criar um contexto seguro que permita ao cliente tornar-se um observador com a capacidade de agir de forma eficaz. Os questionamentos e desafios feitos pelo coach tentam levar o coachee à compreensão mais profunda de suas “verdades e valores” pessoais.

E por falar em hábitos e mudanças, o coach efetivamente dedicado à atividade nunca deve parar de estudar, pesquisar, conhecer os avanços conceituais e práticos do Coaching e, o que também é relevante, buscar conhecimento ampliado sobre o contexto em que se propõe atender. Nos últimos anos, o Coaching tem sido beneficiado pela conjugação de idéias oriundas de outras áreas: a perspectiva humanista; a abordagem baseada em comportamento; a aprendizagem ou desenvolvimento de adultos; o Coaching cognitivo; o modelo de Psicologia Positiva; o modelo de exploração de novas fronteiras;  a abordagem sistêmica e daí em frente.

Não surpreende haver pesquisas em Coaching com a busca incessante da possível fórmula mágica que explica como atingir o “sucesso”.  Nem todos sabem o que significa “sucesso” ou “fracasso”, pois esse é um conceito ambíguo, vinculado ao universo específico de cada pessoa. O que mais se deseja efetivamente conhecer é de como o processo de Coaching pode melhor ser aplicado em cada caso, com as suas próprias peculiaridades, de forma a que todos os fatores envolvidos sejam bem conduzidos e o resultado final atingido.

Então, debater qual é a melhor formação de base para um coach torna-se irrelevante, dado o Coaching ser multimetodológico e multidisciplinar. Esse tipo de competência necessária ao coach, para o coachee perseguir a “sabedoria pessoal”, não é e nem será domínio ou monopólio de uma única área do conhecimento humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.