Por que o coaching supera consultoria e treinamentos?

O coaching é o ponto-chave que faz a diferença entre bons e maus resultados para equipes, lideres e empresas.
O coaching é o ponto-chave que faz a diferença entre bons e maus resultados para equipes, lideres e empresas.

(Por Bruno Calderaro)

O coaching é a evolução.

Seja dominando essa tendência ou fazendo uso dela, o coaching é o ponto-chave que faz a diferença entre bons e maus resultados para equipes, lideres e empresas.

E quem disse isso foi o maior CEO de todos os tempos, Jack Welch.

“No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.”

E por que ele disse isso?
Bom, vamos analisar a consultoria.

Em linhas gerais o processo de consultoria se caracteriza por analisar o cenário da empresa do contratante, por meio de técnicas e ferramentas para identificar erros e problemas que ocorrem em sua estrutura, seja nos processos, na comunicação, na estratégia ou qualquer área a ser analisada.

Feito isso, é apresentado um projeto de melhorias baseada em melhores práticas que gerou resultados em outras empresas. Em um escopo macro, é dessa forma que a consultoria opera.

Após a apresentação do projeto e entrega do plano de melhorias, na maioria dos casos – quando digo maioria, quero dizer 99,9% dos casos , o processo é finalizado e a equipe de projetos ou consultores parte para um novo cliente. Restando, dessa forma, ao contratante implantar o projeto de melhorias que, por consequência, trará os resultados.

Se você é um consultor, meus parabéns! Digo isso por saber a quantidade de horas que você se dedicou para criar o projeto, a quantidade de dados, informação e estatísticas que você cruzou para definir o que precisava ser feito e sei exatamente como você se sente ao ir as infindáveis reuniões para constatar que seu contratante não esta executando o que foi definido.

Já no caso do treinamento, o contratante solicita uma solução especifica baseado em uma necessidade especifica para atender, normalmente uma urgência de uma determinada área.

Um produto é criado para suprir essa demanda, ou mesmo um produto já estabelecido no mercado é ofertado. Após a definição da abordagem é, então, criado um evento, possibilitando a um grupo de pessoas ter acesso a um grande numero de informação de alto valor agregado.

O que acontece após o evento é que apesar de muita informação de alta qualidade, toda essa informação não é convertida em melhorias, o que proporcionaria resultados efetivos, que é o que de fato importa no mundo corporativo.

Agora se você trabalha com treinamentos, digo o mesmo a você meu amigo, meus parabéns pelas infindáveis horas de pesquisas, leitura, resenhas, workshops do mais diversos gurus das mais diversas áreas.

Após compilar todo esse conteúdo de forma organizada e metodológica, você já deve ter percebido que lhe contratam por um evento e lhe cobram por um processo. E que, assim como o consultor, aquela sensação de que é possível gerar mais resultado, agregar mais valor ao cliente, ela fica no ar.

O coaching é o único processo capaz de medir qual foi o valor investido, comparar com o valor gerado e comprovar qual foi o valor conquistado.
O coaching é o único processo capaz de medir qual foi o valor investido, comparar com o valor gerado e comprovar qual foi o valor conquistado.

Ok, o que o processo de coaching faz que a consultoria ou treinamento não fazem?

Simples! Ele mede, mensura e comprova o R.O.I. (Return Of Investiment) do projeto. O coaching é o único processo capaz de medir qual foi o valor investido, comparar com o valor gerado e comprovar qual foi o valor conquistado.

E mais que isso, nós realizamos o chamado “block building”, nós construímos junto ao cliente o projeto, em outras palavras nós garantimos que o que precisa ser feito, SEJA FEITO.

Isso significa dizer que vendemos um produto de alto valor agregado com baixo risco.

E isso, meus amigos, nenhum outro processo no mundo é capaz de fazer. No mundo corporativo, quem consegue medir, mensurar e comprovar resultados, se destaca.

É por esse motivo que mais de 90% das 100 maiores empresas dos Estados Unidos fazem uso do processo de coaching.

Não tem volta, o coaching veio para ficar. E como na teoria da evolução de Darwin, o mundo pertence aos que melhor se adaptam. E dentro dessa analogia, quanto mais rápido, melhor.

Bons insights e até a próxima semana!

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.