Coaching ou Terapia?

como vender mentoria passo a passo para entender
Terapia é oferecida por psicólogos e psiquiatras e tem como propósito preparar o terreno para o novo.

Muitas pessoas confundem o processo de Coaching com autoajuda, terapia, PNL, mentoring e até mesmo com programas de caça-talentos (headhunters).

Isso acontece, principalmente, pelo fato de o Coaching ainda estar em difusão no Brasil. No entanto, esse quadro está mudando, já que o processo está em elevada expansão.

Para entender melhor o significado de Coaching, é necessário saber que se trata de um processo com começo, meio e fim, sempre focado no futuro.

Estudado desde 1850, o Coaching desenvolve as habilidades e percepções dos clientes (coachee), para que estes encontrem a saída de seus problemas. As origens destes não são tratadas durante uma sessão, mas sim suas metas futuras, essa a prioridade e função do coaching.

O processo de Coaching é, essencialmente, uma assessoria que combina prática e procedimentos distintos – cientificamente comprovados – para ampliar realizações na vida pessoal e profissional.

Focado no objetivo, o processo de coaching visa acelerar e potencializar o nível de resultados positivos de pessoa, grupo ou empresa.

ética profissional e coaching

Coaching ou Terapia?

O coaching não trata de traumas e questões emocionais, para essas situações somente a terapia é capaz de identificar a causa e tratar o problema.  Esse tipo de tratamento é realizado, somente, por psicólogos e psiquiatras, que são profissionais competentes para resolver essas questões.

Especializados em identificar e interpretar atitudes do passado e analisar como elas refletem no presente eles possuem a capacidade para ir até a origem do problema e apresentar alternativas de como resolvê-lo de forma significativa.

A terapia também ajudar a pessoa a lidar com seus medos e prepara o indivíduo para lidar com  novo e  com as mudanças pelas quais ele tem que passar durante a vida.

O principal objetivo da terapia é fazer os pacientes se conhecerem profundamente, partindo de camadas superficiais até chegar à essência do problema, área a qual o coach não tem preparo para atuar e, dependendo dos níveis da situação, esse processo pode ser bastante longo.

psicologia

O que, de fato, é coaching?

O coaching se ocupa de questões atuais e analisa como elas podem influenciar no futuro. Essa metodologia atua de modo diferenciado e estimula o desenvolvimento pessoal, com foco na solução e não nos problemas do passado.

O método propõe mais do que um simples auxílio para a evolução do indivíduo em todos os campos da vida. Na verdade ele apoia a pessoa na caminhada rumo ao sucesso, além de ter um tempo determinado de ação, pois está focado no alcance de uma meta.

Comunicação não verbal

Coaching para carreira

Hoje em dia, o mercado de trabalho busca pessoas que tenham não só uma boa formação profissional, como também, que saibam manter um bom relacionamento interpessoal, demonstrando autocontrole e discernimento para lidar com os colegas e com as constantes mudanças no ambiente corporativo.

Por isso, quem deseja atingir destaque em sua vida profissional e pessoal procuram o coaching.

O processo atua no desenvolvimento pessoal, fator que tem grande influência no desempenho do indivíduo seja em sua vida pessoal, como também  na construção de uma carreira bem-sucedida.

O coaching mostra-se como uma ferramenta poderosa às pessoas que pretendem aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais.

O coaching mostra-se como uma ferramenta poderosa às pessoas que pretendem aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais e aplicá-las em estratégias eficientes para atingir seus objetivos.

como ser um bom coach

O processo está fundamentado na análise crítica e na ação, a fim de potencializar as virtudes e estabelecer os passos que devem ser dados. Assim, o indivíduo torna-se protagonista de sua própria história e tem mais chances de construir uma carreira de sucesso.

Por isso a procura por coaches tem aumentado bastante, já que esses profissionais conseguem trabalhar tanto o lado humano quanto o profissional do cliente, motivando-o a encontrar o melhor de si.

Quer saber mais sobre coaching? Tem dúvidas sobre metodologia e nossos treinamentos? Deixe seus comentários aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.