Âncoras de carreira

O que move as pessoas, além da necessidade financeira, é o sonho. Desde pequeno, o ser humano é questionado sobre o que deseja ser. Algumas pessoas conseguem realizar com sucesso os seus sonhos, outras não. Os desejos de sucesso dentro de cada carreira, como estabilidade no emprego, rentabilidade, prazer no que se faz, desafio constante, talento, fama, liderança, etc, são conhecidos como “Âncoras de Carreira”. Essas, por sua vez, são valores imutáveis, aqueles que cada pessoa adquire no decorrer da vida. As empresas também possuem suas âncoras. Se você pensar em uma analogia na qual uma empresa funciona como um organismo, perceberá que a missão empresarial dela é contribuir para a realização deste sonho, ou seja, viver conforme suas Âncoras de Carreira. Algumas empresas transmitem vigorosamente a ideia de responsabilidade ambiental. A consciência ecológica é, neste caso, a âncora. Outras empresas definem que devem liderar o seu segmento fornecendo produtos para consumidores de uma classe social. É outra âncora. Há a empresa que faz do seu produto um estilo de vida. Outra âncora. Os exemplos são fartos.

São estas âncoras que norteiam as carreiras de pessoas e estratégias de competição para empresas. Se a atividade não atender a esta âncora, o resultado será insatisfatório. No âmbito pessoal, a empresa pode, e deve, fortalecer as âncoras de carreira de cada colaborador. Tem pessoas que desejam crescer profissionalmente dentro daquela organização. A meta definida por elas é chegar ao patamar de liderança. É muito saudável que a organização incentive esta meta pessoal, não só porque estimula o aumento de produtividade, mas porque recursos humanos é o recurso mais importante da empresa.

O coaching valoriza a âncora de carreira

O coaching é um treinamento e uma competência. Durante o processo, o coachee (cliente) identifica objetivos, estabelece metas e é inspirado a buscar, de maneira intensa, melhores resultados. Ao passar por um processo de coaching, o coachee desenvolve uma melhor percepção das suas potencialidades e maximiza os seus talentos, trabalhando em um elevado nível de competência. Por meio da sua experiência ele pode inspirar outras pessoas a fazerem a mesma coisa dentro das suas competências. Este é um importante passo para o desenvolvimento da capacidade de liderança. As empresas que estimulam o crescimento profissional de forma intensa e sistemática está trabalhando a favor do seu crescimento. E quanto mais complexo é o trabalho a ser executado, maior é a necessidade de se preparar profissionais qualificados para exercer aquela função.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online