Capacitação Gerencial e Coaching

Gerenciar uma equipe envolve responsabilidades específicas para a harmonização do ambiente de trabalho. O novo modelo gerencial desejado pelo mercado de trabalho procura por pessoas capazes de administrar os processos produtivos da sua equipe e aparar arestas dos relacionamentos interpessoais corporativos. O gerente de uma equipe de trabalho deve saber as particularidades que o seu ambiente oferece para que o grupo coexista em harmonia e produtividade elevada. Cada colaborador da equipe tem uma competência específica para oferecer ao grupo.

O gerente entenderá e delegará cada tarefa para o trabalhador que atende o perfil para exercê-la. Uma pesquisa da PUC-Campinas, publicada pela Revista Você S/A, apontou que, dos 10 executivos analisados que passaram pelo processo de coaching, 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 80% aprenderam a aceitar melhor as mudanças e 70% evoluíram a capacidade de se relacionar. Diante dessa pesquisa é possível perceber que o coaching proporciona aos líderes melhorias essenciais para o aumento exponencial no alcance de resultados.

É função do gerente também estabelecer uma comunicação com outros setores da organização a que pertence para sintonizar a empresa na mesma freqüência e manter a ordem no trabalho. Portanto, o gerente é um ator importante no funcionamento da organização. Mesmo que não possua ascendência em todos os departamentos, é parte vital para que a condução do líder no que tange a estratégia de negócios da corporação funcione.

Se o gerente passa por coaching, a empresa só tem a ganhar

O processo de coaching é um elemento determinante na capacitação do gestor para que ele possa interligar processos e harmonizar o ambiente. O coach, em parceria com o coachee, descobrirá o devido caminho a trilhar para poder atingir a meta, ora pessoal, ora da equipe como um todo. É a descoberta de uma competência que trará inspiração para o grupo todo. Os resultados são satisfatórios a todos os envolvidos no time.

O coaching executivo promove o desenvolvimento da liderança do líder de equipe e o insere no perfil desejável para o líder moderno: as capacidades de liderar, inspirar, negociar e delegar de maneira humana e sensível às expectativas do time, providenciando as ferramentas necessárias para que o departamento aumente a produtividade trabalhando em alto nível.

Além de treinar os líderes existentes, a capacitação gerencial é um excelente motivador de crescimento profissional dentro da organização. Ele estimula a iniciativa de crescimento propondo ao profissional a oportunidade de dar um passo adiante, se preparando para exercer um cargo de liderança em um nível hierárquico ainda maior.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!