Capital Mental

O bem-estar desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na ampliação do capital mental. No limiar do século XXI, esse conceito adquiriu tamanha importância que se tornou foco de programas governamentais que visam elevar o capital mental de seus cidadãos – e, com isso, o progresso de seus países. É o caso do Foresight Mental Capital and Wellbeing Project, ou Projeto de Capital Mental e Bem-Estar. Trata-se de uma iniciativa do Foresight Program, cujo objetivo é aconselhar o governo e o setor privado da Grã-Bretanha quanto às melhores maneiras de desenvolver o capital mental e o bem-estar dos britânicos. Constitui também uma nova e relevante área de atuação para o wellness coach, conforme você verá a seguir.

Vamos então começar entendendo o que é capital mental. Pode-se defini-lo como “a totalidade dos recursos emocionais e cognitivos de um indivíduo, incluindo sua capacidade cognitiva, flexibilidade e eficiência para o aprendizado, inteligência emocional e resiliência”.

Ele engloba os elementos que estabelecem quão bem o indivíduo é capaz de contribuir com a sociedade e também experimentar uma elevada qualidade de vida. O capital mental é determinado em parte por fatores genéticos e em parte pelas experiências e pela educação de uma pessoa ao longo de toda a sua vida – e é exatamente por isso que é possível aumentá-lo.

Capital mental e declínio cognitivo

De acordo com especialistas no assunto, o capital mental pode ser compreendido em termos de trajetória: ele começa a subir na infância, atinge um platô na maturidade e entra em declínio com o avanço da idade. Contudo, seja qual for a idade do indivíduo, é possível investir na otimização dessa trajetória de modo que se eleve o capital mental e se reduza seu declínio. Uma das formas de fazer isso é aumentando os níveis de bem-estar da pessoa. A outra é colocando o capital mental em uso. Conforme alertam os pesquisadores, o capital mental não se gasta quando o colocamos em uso; ao contrário, quanto mais você usar o seu capital mental, mais você se protegerá do declínio cognitivo que pode ocorrer com a idade.

As pessoas têm muito a ganhar com a otimização de seu capital mental. Por exemplo:

  • Aumento da performance e da produtividade, o que se traduz em elevação do potencial dos
  • Ganhos financeiros e também no aumento do senso de realização.
  • Um bom funcionamento social, o que facilita a construção de relacionamentos positivos e de redes sociais.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online
Chat SBCoaching