Os profissionais cada vez mais procurados
O mercado de coaches vem crescendo de maneira expressiva no Brasil e no mundo. No país, apenas em 2009, esse tipo de profissional registrou expansão de 300%. Nos EUA, eles aumentam anualmente em torno de 18%, movimentando cerca de 2,4 bilhões de dólares.
Mudanças estruturais, globalização, crises econômicas, incertezas da vida moderna. Há uma série de fatores que levam as pessoas e as empresas a procurar pela atuação dos coaches.
O QUE FAZEM OS COACHES?
Ser coach é uma habilidade, uma capacidade, uma profissão e também um estilo de vida. Sempre embasada em resultados, a carreira desenvolve liderança e empreendedorismo pessoal e profissional, podendo trazer benefícios para todas as áreas da vida.
Um estudo da The Manchester Review mostrou que o processo de coaching beneficiou as pessoas nos seguintes quesitos: aumento da autodescoberta e do autoconhecimento, definição de objetivos que propiciam uma vida mais equilibrada, diminuição do estresse diário, melhoria da qualidade de vida e otimização das relações interpessoais.
Tornando-se um coach, o indivíduo irá se autodesenvolver e aprimorar todas as habilidades de liderança, despertando o seu máximo potencial para fazer com que pessoas, equipes e empresas alcancem os resultados esperados, além de conquistar:
- Autoconhecimento, autoestima e autoconfiança;
- Maior qualidade de vida e menos estresse;
- Aprimoramento dos relacionamentos e da comunicação interpessoal;
- Capacidade de modificar comportamentos improdutivos.
GRANDE PROCURA PELOS COACHES
Segundo estudos recentes, 80% das pessoas que foram orientadas por um profissional de coaching afirmaram ter obtido mudanças positivas em diversos aspectos de suas vidas, como aumento da autoestima e melhoras nos relacionamentos e nas habilidades pessoais. Já 82,7% dessas pessoas se consideraram muito satisfeitas com o trabalho, enquanto 96,2% das pessoas disseram que repetiriam a experiência.
Dentro das empresas, o trabalho ganha ainda mais destaque. O coach no ambiente empresarial pode proporcionar:
- Maior satisfação com o trabalho;
- Aumento dos resultados financeiros;
- Redução de conflitos;
- Melhoria na comunicação e nos relacionamentos;
- Mais foco e resultados para o executivo e para o líder;
- Mais competitividade e menos turnover para a empresa.
O retorno médio de investimento em coaches chega a ser 5,7 vezes o montante investido inicialmente. 90% dos executivos que contaram com esse tipo de orientação obtiveram melhoria em sua produtividade, 80% se mostraram mais abertos para mudanças organizacionais e 70% dos executivos conseguiram melhorar o relacionamento no trabalho.
Dados tão significativos mostram a eficiência deste tipo de processo e da atuação de seus profissionais e, consequentemente, ajudam a entender o crescente número de pessoas que buscam esta especialidade.