Como contratar funcionários utilizando coaching

O RH é o departamento fundamental no processo de contratação de funcionários. O profissional da área de Recursos Humanos tem em suas mãos a responsabilidade de analisar os candidatos, avaliando suas habilidades para um determinado cargo e, principalmente - dependendo do cargo -, suas competências operacionais, ou seja, ascaracterísticas que permitem realizar com eficácia as operações necessárias para atingir determinados resultados.

As competências operacionais são importantes porque contribuem para estruturar as demais competências. Para contratar funcionários qualificados para cada função, é preciso, primeiramente, entender os três grupos existentes de competências:

Competências técnicas

As competências técnicas têm como base o conhecimento adquirido na formação e na prática profissional, bem como na aplicação correta desse conhecimento.

Competências empreendedoras

Empreender significa realizar; tomar a resolução de fazer alguma coisa e realmente fazê-la. Assim, as competências empreendedoras são as capacidades necessárias para desenvolver e alavancar a carreira e a vida profissional.

Competências de gestão

As competências de gestão mais importantes se dividem em três subcategorias:

  • Gestão de carreira;
  • Gestão operacional;
  • Gestão financeira.

Analisando essas competências, é possível fazer contratações mais assertivas. Para ajudar nesse processo, existem assessments (avaliações) que traçam o perfil comportamental de um profissional. Essas ferramentas são muito comuns no mundo corporativo. Por outro lado, o coach interno também vem se tornando um profissional essencial nas organizações, seja para atuar no desenvolvimento de competências básicas (skills coaching), seja para aumentar os resultados de profissionais, líderes ou times (performance coaching), seja para contribuir para o desenvolvimento da carreira (career coaching) ou ainda cooperar com altos executivos e com o negócio para o aumento de resultados (executive e business coaching).

Para o profissional de RH trabalhar esses pontos e promover mais resultados no ambiente organizacional, a SBCoaching traz uma metodologia que desenvolve habilidades, potencializa o desempenho e aumenta a produtividade, além de desenvolver e identificar talentos.

O treinamento Personal & Professional Coaching, da Sociedade Brasileira de Coaching, pode contribuir de forma expressiva para o início de uma carreira como coach interno, ajudando empresas na contratação de novos funcionários.Todos os processos de RH – como aquisição de talentos, orientação, treinamentos, avaliação de performance, promoções e programas de reconhecimento e recompensa, entre outros – são alinhados com os valores e estratégias da empresa.

Todos os membros da organização têm seus planos de desenvolvimento e de carreira levados a sério e revistos anualmente, o que causa um impacto positivo na motivação e na performance de indivíduos e de times.

O curso de coaching da Sociedade Brasileira de Coaching é muito procurado por estes profissionais. As ferramentas, técnicas e metodologias cientificamente comprovadas potencializam e auxiliam na assessoria de colaboradores e percepção do comportamento de cada um, ajudando no desenvolvimento e na contratação de funcionários.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online
Chat SBCoaching