Consultoria e Treinamento

Dois conceitos que estão em voga no mundo corporativo são Consultoria e Treinamento. São métodos para aprimorar o gerenciamento ou mesmo aumentar a qualificação dos colaboradores, pretendendo alcançar um diferencial em um mercado cada vez mais concorrido.

Geralmente, entre outras coisas, os empreendimentos buscam, com isso:

  • Desenvolver líderes.
  • Motivar e melhorar o relacionamento com os colaboradores.
  • Conquistar maior produtividade.
  • Gerar melhor capacidade de planejamento.
  • Aumentar o número de vendas.
  • Melhorar atendimento aos clientes.
  • Efetuar mudanças.

No entanto, o treinamento mais eficaz para suprir essas necessidades das organizações é o Coaching, processo cada vez mais procurado por apresentar resultados comprovados e extremamente satisfatórios.

Consultoria e Treinamento utilizando o processo de Coaching

Essa metodologia apresenta grande diferencial, uma vez que já possui tudo o que uma Consultoria e Treinamento oferecem, mas de uma maneira muito mais abrangente, dinâmico e eficaz.

Os consultores, por exemplo, atuam dentro de empresas, voltando seu trabalho sempre ao ambiente organizacional e estratégico, sem buscar o desenvolvimento de líderes e colaboradores, algo primordial no trabalho de um coach.

Por isso, a simples prática de Consultoria e Treinamento, por si só, não é tão eficaz. Um estudo publicado pelo Public Personnel Management Journal, mostra que executivos que passaram por algum tipo de treinamento gerencial tiveram ganhos de 22,4% em sua produtividade. No entanto, aqueles que combinaram tais treinamentos com um processo de Coaching aumentaram sua produtividade em 88%.

Por que utilizar o Coaching ao invés de simples Consultoria e Treinamento?

Diferentemente de Consultoria e Treinamento, o Coaching prima por uma ampliação da consciência e pelo autoconhecimento do indivíduo. Desta forma, toda a transformação que levará ao aumento da produtividade dos colaboradores partirá de dentro deles, de bases mais sólidas para o desenvolvimento pessoal dentro e fora do ambiente de trabalho.

Além disso, o trabalho de um coach terá como objetivo:

  • Melhorar todo o ambiente organizacional.
  • Aperfeiçoar a comunicação entre líderes e colaboradores.
  • Sugerir novas estratégias a serem tomadas.
  • Melhor o rendimento da empresa.

De acordo com pesquisa divulgada pela revista Você S/A, 87% dos profissionais estão sendo demitidos, ou não obtêm sucesso em sua profissão, não por falta de conhecimento técnico e sim pelo seu comportamento e atitudes. Portanto, é o método ideal para preparar os profissionais para que exerçam suas funções da melhor forma, sempre com elevado grau de ética e competência.

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