Curso de Coaching

Se você precisa avançar na sua carreira e ajudar outras pessoas, leia esse artigo até o final.

Cabe de Coaching

O curso de coaching é aplicável em diversas áreas da vida pessoal e profissional. As oportunidades de trabalho são muitas, e os benefícios da formação também.

Cada vez mais, cresce a popularidade dos serviços de coaching para diferentes setores da vida. Esse profissional é capaz de ajudar pessoas a definir suas metas, encontrar seus objetivos e motivar-se para realizá-los. Quem conclui o curso de coaching está apto a ajudar na melhora da qualidade de vida e habilidades das pessoas que o contratam.

No entanto, podem surgir muitas dúvidas quanto a formação. O que, afinal, um curso de coaching aborda e engloba? Se você pensa em investir nessa formação e gostaria de entender melhor tanto essa profissão quanto o mercado que a rodeia, esse artigo é para você.

Está interessado nessa formação? Leia nesse outro post do nosso blog tudo que um coach ou futuro coach precisa saber!

Aqui você encontra tudo que precisa saber sobre o curso de coaching, suas futuras áreas de atuação e quais são os benefícios dessa formação para você e seus clientes. Basta continuar lendo para descobrir.

Cursos de Coaching na SBCoaching

A Sociedade Brasileira de Coaching é o órgão mais conceituado em cursos de coaching do Brasil. As nossas formações oferecem uma grade completa, que vai te preparar de verdade para trabalhar com o coaching.

Você pode encontrar mais detalhes sobre o nosso curso de coaching pessoal e profissional nessa página.

A SBCoaching oferece também especializações e cursos de coaching avançados. Alguns exemplos são os cursos de Executive Coaching e o Masters e MBA em Coaching. Contamos com os melhores instrutores e a grade mais completa, para garantir que você aproveitará todos os benefícios que o curso de coaching pode oferecer.

Conheça melhor a SBCoaching e descubra todos os benefícios que o curso de coaching pode trazer para você.

Quais são os benefícios de obter formação em coaching

O curso de coaching oferece inúmeros os benefícios. O processo de coaching trará melhorias em todas as áreas da vida dos que optam pelo treinamento. Para entender melhor a abrangência do curso de coaching, veja abaixo algumas das possibilidades de trabalho:

  • Acessar e controlar estados emocionais poderosos.
  • Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais.
  • Superar o medo, a ansiedade e as convicções limitantes.
  • Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores.
  • Melhorar o foco, planejamento e a administração do tempo.
  • Aumentar a percepção, a criatividade e a intuição.

Agora que você já sabe o que o coaching pode fazer, é hora de investir na sua formação. É preciso selecionar bem aonde você fará o curso de coaching. A SBCoaching é uma instituição séria, com certificações internacionais, know how e experiência de quase duas décadas.

O que é e como funciona o Coaching?

O coaching é um processo de assessoria pessoal ou profissional. Valendo-se de uma série de processos e técnicas, ele visa o autoconhecimento, definição de metas e melhora de resultados. Através do coaching é possível entender melhor os seus processos de aprendizagem e mudança, reconhecer melhor suas emoções e sentimentos e desenvolver novas habilidades.

As técnicas utilizadas pelo coaching tem origem na psicologia. Em especial, na Psicologia Cognitiva, Comportamental e Positiva. O processo ainda envolve conceitos da neurociência e filosofia. As ciências organizacionais e de administração também são usadas para desenvolver as técnicas do coaching.

Visando principalmente a expansão da autoconsciência, o coaching é capaz de fazer com que alguém melhore os seus resultados em diferentes áreas da vida.

Confira o que o curso de coaching pode te ensinar:

Coaching é uma ferramenta profissional poderosa.

Como o treinamento de coaching pode potencializar resultados?

O curso de coaching potencializa ao máximo seus talentos e competências. Ele te torna totalmente capaz de alcançar seus objetivos. O processo é apoiado por metodologias, técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas.

Ao aprender técnicas para evocar o melhor em outras pessoas, você também aprende muito sobre si mesmo. Tudo que é aprendido no curso de coaching pode também ser aplicado para a sua vida e carreira.

O treinamento trata-se de um processo transformador. A metodologia cientificamente validada ajuda no autoconhecimento e no desenvolvimento de habilidades. O curso de coaching conta também com exercícios inteiramente práticos. Dessa forma, você sai habilitado para atuar como coach em seu trabalho atual ou em uma nova e promissora carreira.

Quem pode ser coaching?

A formação de coaching não tem nenhum pré-requisito acadêmico, ou seja, você não precisa de nenhuma formação específica prévia para começar. Qualquer pessoa que queira melhorar os seus resultados e contribuir de forma ativa para que outras pessoas também o façam pode se beneficiar do curso de coaching.

É possível montar uma carreira baseada apenas no processo ensinado no curso de coaching. As técnicas, no entanto, também podem ser aplicadas na sua carreira atual. Confira alguns profissionais que podem se beneficiar muito do curso de coaching:

Descubra se você pode ser um coach ou coacher
  • Psicólogos
  • Gestores
  • Advogados
  • Executivos
  • Professores
  • Médicos
  • Consultores
  • Vendedores
  • Autônomos
  • Profissionais da área de RH
  • Profissionais da área de Comunicação
  • Profissionais da área de desenvolvimento humano

Por não exigir nenhum tipo de formação anterior, o coaching se torna extremamente rico. Contanto com as mais diversas experiências, os conceitos e técnicas estão em constante expansão.

Diferença entre Coach, Coaches e Coachee

Essa é uma dúvida muito comum nas pessoas que estão conhecendo o curso de coaching. Os termos são parecidos e podem confundir bastante quem não está acostumado. Aqueles que já falam inglês podem ter uma facilidade maior para distinguir os três, mas vamos explicar com mais cuidado:

Coach e Coaches

A palavra vem do inglês e significa “treinador” ou “instrutor”. O coach é o profissional que auxilia no processo de autoconhecimento, definição de metas e melhoria de resultados. Ele precisa ter feito o curso de coaching, e está apto a usar as técnicas e metodologias ensinadas nele.

Coaches nada mais é do que o plural de coach. O significado é o mesmo, mas estamos falando de vários profissionais ao oposto de apenas um.

No processo de coaching, o coach faz o papel de facilitador. Cabe ao coach:

  • Fornecer conhecimento;
  • Apoiar;
  • Não julgar;
  • Manter sigilo;
  • Ser confiável;
  • Ter comprometimento;
  • Reunir as competências ideais para atuar;
  • Agir com responsabilidade.

Coachee

O coachee é a pessoa que passará pelo processo de coaching, vivenciando suas etapas. A palavra inglesa é uma declinação que significa “treinado” ou “instruído”. Todo o processo de coaching girará em torno dos seus objetivos e das ações que devem ser desempenhadas para alcançar resultados. Cabe ao coachee:

  • Ter disposição para a mudança;
  • Demonstrar responsabilidade;
  • Comprometer-se genuinamente com o coaching.

O Coaching e a Psicologia Positiva

A psicologia positiva é uma das bases mais sólidas do coaching. É importante ressaltar, no entanto, que o processo de coaching não se trata de uma prática psicoterapêutica. Isso significa que pode ser realizado por profissionais das mais diversas formações e backgrounds.

Consolidada no final do século XX pelo Professor Martin Seligman (Ph.D, Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos), a psicologia positiva representa um dos mais recentes estudos dessa ciência. O objeto desse estudo é como conquistar e manter a felicidade autêntica.

O coaching baseou-se fortemente nesses conceitos para desenvolver sua metodologia. O processo de coaching utiliza também conceitos de outras áreas da psicologia e de outras ciências.

Coaching Pessoal

O coaching pessoal aplica a metodologia visando a melhora em certos setores da vida pessoal do coachee. O profissional que realiza o curso de coach pode escolher se especializar em qualquer uma dessas áreas, ou até mesmo oferecer o coaching em várias áreas diferentes.

Coaching Familiar

Para que o ambiente familiar seja saudável e harmonioso, é necessário trabalhar as relações, a resolução de conflitos e a empatia. O coaching familiar está voltado para construir relacionamentos harmoniosos e respeitosos entre familiares.

Através do coaching familiar é possível melhorar o autoconhecimento e a empatia, identificando as necessidades dos relacionamentos familiares. Assim, o processo possibilita um ambiente mais equilibrado e respeitoso na vida familiar.

Coaching de Relacionamento

Relacionamentos, muitas vezes, são muito mais complicados do que esperamos. Para manter relacionamentos saudáveis, tanto românticos como platônicos, é necessário um grande conhecimento de si. Além disso, é preciso empatia, assertividade e comprometimento.

Essas habilidades sociais, e muitas outras, podem ser desenvolvidas através do processo de coaching.

Coaching Integral

O coaching integral é voltado a uma esfera mais ampla da vida pessoal do coachee. Nos tempo atuais, é comum encontrar pessoas que sentem dificuldades em encontrar o seu papel na sociedade e decidir o que esperam de suas vidas. O coaching integral ajudará na definição de valores, objetivos e habilidades que são importantes para o coachee.

Coaching Financeiro

Organizar as finanças pessoais é uma dificuldade enorme para muitos. O coaching financeiro ajuda o coachee a identificar seus problemas e definir metas e soluções. Além disso, é trabalhada a motivação e são desenvolvidas as habilidades necessárias para se organizar e perseguir os objetivos financeiros definidos.

Coaching Esportivo

O coaching esportivo é voltado para atletas que querem melhorar seus resultados e motivação. Outra característica desse processo é a melhoria no manejo da ansiedade perante a competições.

Coaching de Emagrecimento

Muitas pessoas tem dificuldades de manter a disciplina durante programas de dietas e exercícios visando a perda de peso. O coaching de emagrecimento é um processo que ajuda na motivação e melhora os resultados, ajudando o coachee a definir e atingir as suas metas de perda de peso.

Coaching para Inteligência Emocional

Tanto no âmbito corporativo quanto no pessoal, cada vez mais pessoas procuram formações que os ajudem a trabalhar a inteligência emocional. O coaching para inteligência emocional possibilita que o coachee aprenda a lidar melhor com as frustrações perante os desafios do dia a dia. Esta formação desenvolve habilidades e competências essenciais para superar os obstáculos também do ambiente corporativo.

Coaching Nutricional

A reeducação alimentar é um processo que exige muita motivação e disciplina. Para melhorar seus hábitos e desenvolver habilidades nesse sentido, muitas pessoas procuram o coaching nutricional. Uma boa alimentação tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida imensamente. O processo de coaching nutricional ajudará o coachee a alcançar essas metas através do desenvolvimento da motivação.

Business Coaching (Coaching Empresarial)

O coaching empresarial se trata utilizar as metodologias aprendidas no curso de coaching para melhorar os resultados profissionais do coachee. Seja na definição de novas metas ou na melhora da carreira atual, o coaching empresarial pode ajudar na construção da carreira, motivação e desenvolvimento de novas habilidades.

Coaching Corporativo

O profissional que se especializa no coaching corporativo é capaz de potencializar os resultados e implantar a cultura da alta performance em organizações. O processo é realizado através do desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores, melhorando os relacionamentos, qualidade de vida e obtenção de resultados da equipe como um todo.

Coaching para Concursos

Estudar para concursos é um processo que requer disciplina, dedicação e concentração. O coaching para concursos ajuda o coachee a desenvolver essas habilidades e manter a motivação. Isso possibilita a obtenção de melhores resultados e aumento de performance nas provas. O aproveitamento dos estudos também pode ser potencializado com o processo.

Coaching de Carreira

O coaching de carreira busca ajudar o coachee a descobrir e definir os seus objetivos profissionais. O processo envolve muito autoconhecimento, ajudando também a traçar metas de curto, médio e longo prazo. O coach também auxilia oferecendo ao coachee as ferramentas que precisa para desenvolver as habilidades que o ajudarão a alcançar esses objetivos.

Coaching in Company

Esse tipo de processo de coaching é organizado especialmente com as necessidades de uma companhia em mente. As sessões são realizadas na própria empresa com objetivos de melhorar os resultados obtidos pela equipe, melhorar relacionamentos, entre outros.

Coaching de Performance

O coaching de performance é voltado para a potencialização da performance e obtenção de melhores resultados em uma equipe. O processo estimula as motivações e ajuda os colaboradores a desenvolver habilidades e ferramentas que possibilitem o alcance de metas com maior facilidade.

Coaching de Comunicação

A boa comunicação é essencial para o funcionamento de qualquer organização. Esse processo de coaching trabalha as habilidades sociais, assertividade e comunicação clara entre a equipe de colaboradores e líderes. Isso possibilita maior eficiência nos processos e um ambiente de trabalho mais harmonioso e funcional.

Coaching de Liderança

Os líderes são líderes são partes vitais das organizações. Sem uma boa liderança, mesmo as melhores equipes não obtém resultados. O coaching de liderança auxilia no desenvolvimento das habilidades necessárias para liderar bem. Os resultados podem ser observados na empresa como um todo, já que bons líderes motivam e estimulam o desenvolvimento de suas equipes.

Por que fazer Coaching?

O coaching é um processo cientificamente comprovado que pode trazer inúmeros benefícios para a vida profissional e pessoal do coachee. Através da metodologia aprendida no curso de coaching, é possível eliminar hábitos negativos e assumir o controle da sua vida.

Estimulando o autoconhecimento, a definição de metas e a motivação, o coaching pode ajudar a potencializar resultados. Principalmente, o coaching oferece a possibilidade de uma vida mais harmoniosa e plena para o coachee.

Descubra os benefícios do coaching agora mesmo.

Benefícios para a vida pessoal

O processo de coaching pode melhorar muitos aspectos da vida pessoal. Entre eles:

Benefícios para a vida profissional

Na vida profissional, o coaching também pode proporcionar muitas melhoras e facilitar a obtenção de resultados. Confira alguns benefícios:

O curso de coaching desenvolve a liderança

O curso de coaching fornece técnicas e ferramentas para que as pessoas consigam desenvolver sua liderança. De modo que consigam:

  • O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
  • Possua mais satisfação com a profissão.
  • Manter equipes motivadas.
  • Aumente a estabilidade e os resultados financeiros.
  • E acima de tudo, superar seus limites, trazendo mais resultados em todos os aspectos de sua vida.

Benefícios para sua empresa

Aplicar processos de coaching em uma organização apresenta inúmeros benefícios. É possível perceber melhoras na comunicação, na performance e principalmente na qualidade do ambiente de trabalho. Confira alguns benefícios do coaching para empresas:

  • Equipe mais integrada e motivada
  • Liderança mais eficiente
  • Melhora na obtenção de resultados e rendimento
  • Comunicação mais aberta e clara entre colaboradores
  • Melhora no relacionamento entre colaboradores e liderança
  • Maior qualidade de vida para os colaboradores

Conclusão

O curso de coaching capacita profissionais das mais diversas formações e backgrounds para atuar de forma eficiente em diferentes áreas. O processo de coaching apresenta inúmeros benefícios e é capaz de potencializar resultados tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Através do curso de coaching, é possível aprender métodos cientificamente comprovados que ajudam na organização, desenvolvimento de habilidades, motivação e muitos outros fatores. Trata-se de um processo transformador que pode ser aplicado tanto na vida do coach quanto do coachee.

Se você quiser saber mais sobre os nosso curso de coaching, visite essa página e fique inteirado no assunto.

Não deixe também de conferir os outros conteúdos do nosso blog para aprender cada vez mais sobre as técnicas capazes de transformar vidas:

Pronto para fazer um curso de coaching e avançar na carreira?

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online
Chat SBCoaching