Dinâmicas de Liderança - O que são?

Liderar é um processo que exige muita desenvoltura em diversos aspectos do manejo da equipe. Um bom líder sabe escutar, compartilhar, delegar e negociar situações. Quem assume a postura de líder precisa ter credibilidade e respeito, para que a equipe o acompanhe e maximize os resultados. Também é parte de sua função manter a harmonia e o entusiasmo do time em relação à “atividade-fim” que justifica a existência daquele grupo.

Um exemplo para entender a dinâmica de liderança é o contexto de um time de futebol. O treinador escala 11 atletas para jogarem a partida, mas o time não pode se restringir aos titulares. O técnico então relaciona mais seis jogadores para substituir em caso de necessidade e precisa dispor de um grupo de, pelo menos, 25 jogadores para enfrentar um campeonato mais extenso. O grupo de jogadores acaba sendo formado por interesses muito diferentes. Então caberá ao treinador formar a equipe titular, os que irão para o banco de reservas e os que não serão relacionados para os jogos, compondo o elenco.

A decisão dele poderá gerar conflitos dentro do time, que poderão culminar em insubordinação, desavenças e, posteriormente, no fracasso da equipe. O treinador, portanto, não pode se limitar a esquemas táticos de jogo. Há muito a se fazer na área de gerenciamento de equipe. Ao ler este exemplo, você já consegue identificar os casos de sucesso e fracasso obtidos a partir de uma eficaz estratégia de trabalho com equipes.

Competência na liderança por meio do coaching

O processo de coaching aprimora a competência de liderança. O coaching promove o desenvolvimento de habilidades citadas no início deste artigo. Tal aperfeiçoamento é instigado a partir de técnicas modernas, conduzidas por profissionais preparados para estabelecer uma estratégia para a otimização da capacidade em liderar equipes. E o processo de coaching vai além: o líder se torna apto a aplicar um processo de coaching para elevar o rendimento da sua equipe, pois conhece o ambiente da empresa, seus objetivos e as capacidades de cada membro do time que lidera.

De acordo com pesquisas, 40% dos executivos norte-americanos já passaram por um processo de coaching. Seu uso é tão conhecido que as novas vagas para cargos de liderança já informam o coaching como um dos benefícios oferecidos aos candidatos.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!