O que é Educação Corporativa

A educação corporativa é o processo de gestão de pessoas, conhecimento e a articulação de uma estratégia de longo prazo para a organização. Uma empresa que se conheça bem pode traçar ambiciosas metas futuras e demonstrar aos seus trabalhadores os benefícios de maximizar as competências individuais de cada um com entusiasmo.

Então, por definição, é um processo de autoconhecimento que a empresa realiza para planejar ações futuras. Ela é bem mais abrangente do que um treinamento de mão de obra: é a inserção dos trabalhadores nos planos estratégicos da empresa. A educação corporativa no Brasil é recente, mas já se observa em muitas empresas a criação de universidades corporativas.

O coaching na educação corporativa

Os modernos departamentos de RH não se preocupam com o trabalhador apenas na hora da admissão ou demissão: estes profissionais precisam desenvolver estratégias para demonstrar o planejamento da empresa e motivar o funcionário e se engajar neste plano. Para isso, algumas grandes empresas mantém uma Universidade Corporativa que tem como propósito a qualificação profissional do trabalhador, dentro das metas estabelecidas naquela empresa.

Os executivos de uma grande empresa planejam a entrada desta empresa no mercado chinês. Pretendem desenvolver produtos adequados aos consumidores chineses. Todos os setores da empresa precisarão entender a nova cultura empresarial que se formará e aprender a trabalhar de forma direcionada a aperfeiçoar este produto.


Implementando um sistema de educação corporativa

Os recursos humanos da empresa podem passar por um processo de coaching para adquirirem motivação e ampliar as competências para encarar este novo desafio. O coach foca no resultado de metas futuras e, por isso, é de grande valor o seu emprego. A educação corporativa transforma o funcionário da empresa em um ator importante no processo produtivo da organização compartilhando as metas futuras com ele. Não se trata apenas de dar uma ordem, mas de dividir esse desafio com os colaboradores. A motivação faz com que o empregado se sinta coautor da transformação que a empresa irá passar.

Tanto o coach pessoal como o coach executivo agem neste sentido. O coach adota as mais modernas técnicas de treinamento além de possuir uma especialidade em entender o comportamento humano. Tais predicados do coach são importantes para a implementação de um sistema de educação corporativa porque eles se dirigem ao colaborador e aos líderes destes colaboradores. Estudos comprovam que 87% dos processos para melhora da habilidade profissional são inócuos sem o coaching. A educação corporativa deve apresentar resultados positivos para o crescimento da empresa e trabalhar os recursos humanos e compartilhar com os trabalhadores que o planejamento da empresa é vital para o sucesso corporativo.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online
Chat SBCoaching