Flourishing

Flourishing é um amplo conceito que se tornou uma área de estudo dentro da psicologia positiva. É considerado um macroconceito porque incorpora diversas teorias e noções da psicologia positiva, por exemplo, forças, felicidade e bem-estar subjetivo. O flourishing fornece a psicólogos e cientistas sociais meios para estudar e medir felicidade, propósito, significado e outros tópicos relevantes para o bem-estar.

Os estudiosos e pesquisadores pioneiros do assunto são Barbara Fredrickson, professora de psicologia da Universidade da Carolina do Norte (onde dirige o Laboratório de Emoções Positivas e Psicofisio- logia), Corey Keyes, sociólogo e psicólogo da Emory University, e Martin Seligman, diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia.

O flourishingé definido como:

De acordo com o Dr. Corey Keyes (2003), o flourishing é umestado no qual o indivíduo:

  • Nutre emoções positivas em relação à vida;
  • Realiza o seu potencial;
  • Atinge objetivos imbuídos de propósito.

De acordo com Fredrickson e Losada (2005), o flourishing é caracterizado por um estado de:

  • Exploração, criatividade e uso da intuição;
  • Construção de conexões sociais;
  • Uso de estratégias inteligentes para lidar com diferentes situações;
  • Desenvolvimento de uma base de conhecimento conectado ao ambiente que o cerca.

O coaching e o flourishing

Contribuir para o florescimento humano talvez seja uma das mais significativas, apaixonantes e po- derosas formas de atuação do positive coach porque quanto mais pessoas entrarem em estado de flourishing, mais sociedades e países irão florescer. Quando um indivíduo floresce, ele atinge um elevado nível de bem-estar. Seu funcionamento psicológico e social é otimizado, e ele não apenas sente, mas também propaga emoções positivas. Pessoas em estado de languishing experimentam queda no nível de bem-estar, suas realizações diminuem ou cessam e elas acabam por propagar emoções negativas.

Como positive coach, você pode ajudar o coachee a entrar em flourishing trabalhando crenças fortalecedoras, objetivos, propósitos, índice de positividade e mudanças de comportamento e de padrões mentais que contribuam para aumentar o bem-estar, a autonomia, o repertório de ações, a autoaceitação e todos os outros fatores ligados ao flourishing que você aprendeu. Contudo, é importante que você observe e diferencie os sintomas do languishing dos sintomas da depressão.

O coach pode atuar com pessoas em estado de languishing. A depressão, porém, requer tratamento médico ou psicoterápico. Como você aprendeu, o destino natural do ser humano é o florescimento e a realização. Porém, sem as condições adequadas, o florescimento pode ficar comprometido. Cabe ao positive coach contribuir para que o coachee seja capaz de criar as condições apropriadas para florescer em todo o seu potencial. Ao fazer isso, o coach também estará florescendo.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!