Inteligência Social

Seja coach mentor e maximize seus ganhos atuando em uma profissão altamente gratificante!

A inteligência social foi originalmente definida pelo psicólogo norte-americano Edward Thorndike como a capacidade de compreender e gerir outras pessoas e de se engajar em interações sociais adaptativas (THORNDIKE, 1920). Mais recentemente, na década de 1980, os psicólogos Nancy

Cantor e John Kihlstrom redefiniram a inteligência social para se referir ao conhecimento do indivíduo sobre o mundo social. Já Peterson e Seligman (2004) sugerem que a inteligência social diz respeito às diferenças individuais que refletem a capacidade de processar informações, sentimentos e outros estados psicológicos diretamente relevantes para o bem-estar.

É entendida como a habilidade de processar informação emocional, seja de origem interna ou externa. Diz respeito às capacidades de:

Entender e administrar emoções;

Avaliar de forma cuidadosa seus próprios sentimentos, desempenho e motivos;

Agir de forma sábia em relacionamentos;

Identificar conteúdo emocional nos gestos e nas expressões dos outros para facilitar as interações.

Estudos sobre Inteligência Social

Após dez anos de estudos, identificaram os seguintes comportamentos associados a pessoas com um alto nível de inteligência social:

  • Aceitar os outros como eles são;
  • Admitir os próprios erros;
  • Demonstrar curiosidade e interesse pelas pessoas, pelo mundo em geral e pelo ambiente imediato;
  • Ser pontual (o que é visto como sinal de respeito e cortesia para com os outros);
  • Ter consciência social;
  • Pensar antes de falar e agir;
  • Não prejulgar – avaliar a relevância das informações antes de tomar decisões ou formar opiniões;
  • Ser honesto consigo e com os outros e mostrar-se sensível às necessidades dos demais.

Estudo semelhante realizado pelos pesquisadores Kosmitzki e John define da seguinte forma os indivíduos dotados de inteligência social:

  • São acolhedores e solidários;
  • Têm facilidade de lidar com pessoas;?
  • São capazes de enxergar o ponto de vista dos outros.

Entre os modelos clássicos de inteligência social estão Gandhi, Robert Kennedy e irmã Dulce, por exemplo. A liderança carismática que eles exerceram implica muitas habilidades e muitos pontos fortes, mas a inteligência social é o carro-chefe.

Conheça nossas outras páginas

Reserve sua vaga para
este treinamento.

Porque estudar na SBCOACHING?

Formamos mais de 45 mil coaches e atendemos mais de três mil empresas.

Como líder e pioneira em coaching no Brasil, a SBCOACHING destaca-se por seu compromisso com a ética e a qualidade.

Possuímos o melhor e mais completo portfólio de soluções, treinamentos, serviços e produtos de alta performance disponível no mercado. Com licenciados autorizados a oferecer treinamentos e especializações em coaching em todo o território nacional, e também no exterior, atendemos a todos aqueles que querem conquistar novos patamares de resultado e sucesso. Para isso, contamos com um time de colaboradores altamente qualificados, que colocam em prática a missão, os valores e os objetivos da SBCOACHING.

O sonho de contribuir para a construção de um mundo melhor está mais vivo do que nunca: é realizado diariamente por toda a família SBCOACHING!

0 mil+
Empresas

Treinamos e atendemos mais de três mil empresas

0 +
Regiões
Estamos presentes em todo território nacional
0 +
Unidades

Possuímos mais de
100 unidades pelo Brasil

0 mil+
Formações

Formamos mais de
45 mil líderes e coaches

Nossos clientes Depoimentos

Veja as personalidades que fizeram nossos cursos

Fabiana Saad

Empresária
5/5
“Muitas vezes, você não consegue ter foco sozinha, por isso, busquei o coaching. Para tentar entender, de fato, qual é o meu sonho, qual é o meu objetivo de vida, onde eu consigo desempenhar melhor.”

Natalia Arcuri

Apresentadora e Empresária
5/5
“São 4 dias intensos que valem por uma vida de aprendizado. O que eu aprendi aqui em 4 dias, não aprendi em 4 anos de faculdade e talvez nem em 30 anos de vida. Muito obrigado SB. “

Giovane Gávio

Bicampeão olímpico de vôlei
5/5
“A glória é fruto do trabalho que realiza. Tudo é possível quando se condiciona para atingir alta performance e o coaching é uma das maneiras mais incríveis para descobrir as suas virtudes e desenvolvê-las para atingir as suas metas! “

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.