Liderança Empresarial

A "XPTO Logística" presta serviços de distribuição de produtos para higiene e limpeza corporativa. Sua função é administrar o fluxo de mercadorias e atender aos pedidos comercializados. Ela, portanto, deve se ocupar do recebimento, estocagem e distribuição das mercadorias que o seu contratante (a distribuidora de produtos de higiene e limpeza) vende.

Não existe empresa sem funcionário produzindo. E também não existe empresa sem uma liderança. A empresa do exemplo utilizado tem um líder. Seus colaboradores se dividem entre o recebimento, estocagem, separação de pedidos, conferência de itens e uma frota de veículos para entregar os pedidos no domicílio do cliente. O chefe desta empresa é conhecido pelos seus colaboradores como uma pessoa de humor instável: em um dia chega à empresa sorridente, no outro, carrancudo. Esta descrição é importante para explicar uma característica importante ao líder: trabalho consciente.

Este chefe, quando está em um dia de bom humor trata a sua equipe de maneira cordial, estabelece diálogos e delega funções quando surgem urgências. Quando seu humor está ruim, distribui broncas aos colaboradores e, dependendo da circunstância, demite o funcionário quando aparece com os mesmos problemas do dia anterior. A empresa registra um descontrole no estoque em comparação ao que foi vendido durante o mês. A explicação está nos processos mencionados no parágrafo anterior. O chefe, em ambos os casos, agiu como um tapador de buracos. A conduta dele afetou diretamente o resultado do cliente.

O exemplo descrito não é verdadeiro. Mas ao ler, você pode ter notado verossimilhança com alguma situação parecida ao longo da carreira, certo? Este problema se deve ao fato de que o conceito de liderança que vigorou até o início do século 21 era o do chefe mandão, incontestável dentro da empresa. O chefe manda, o funcionário acata.

O coaching moldando a nova liderança

O líder moderno é ainda a pessoa que comanda a empresa. Mas deve exercer esta postura de maneira mais consciente. O líder centralizador, que não aceita idéias dos seus funcionários, vem perdendo espaço. O trabalhador quer participar das estratégias da empresa e deseja aprimorar o ambiente de trabalho. O bom líder deve perceber isso. O processo de coaching da SBCoaching atua no aprimoramento nas capacidades de escutar, negociar, delegar e propor soluções eficazes que otimizem os processos produtivos da organização. E o coachee que passa por um processo de coaching, descobre que pode controlar as pressões que sofre dentro e fora do trabalho, equilibrando a sua vida pessoal e se tornando um profissional que impõe respeito dentro da empresa, pelo bom exemplo que dá aos seus comandados.

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