Liderança Gerencial

Liderar uma empresa é um desafio que exigirá bastante energia por quem assume esta tarefa. Ao contrário do que o senso comum acredita, não existem caracteres genéticos que introduzam a capacidade em liderar no DNA de cada pessoa. Esta competência é desenvolvida durante o desenvolvimento pessoal. Entretanto, todos nós temos esta capacidade. O que transformará uma pessoa em líder são as experiências e o desenvolvimento de tal capacidade durante a vida. Quando um aluno aceita a função de presidir um Grêmio Estudantil da sua escola, ele estará envolvido neste processo.

Um líder moderno tem de saber como gerir relacionamentos interpessoais no ambiente onde irá liderar. Um síndico de condomínio não poderá decidir sozinho quais atitudes tomar em relação ao local onde mora porque certamente será contestado por um ou mais moradores. Esta contestação poderá ser decisiva negativamente para o mandato e conduzirá o condomínio a problemas muito importantes para a convivência das pessoas. Este síndico terá que escutar as pessoas e administrar as questões relativas à convivência entre os moradores. A partir daí ele propõe ações para minimizar ou resolver as demandas enviadas pelos condôminos em uma Assembléia Geral.

Com o gerente de uma equipe de trabalho a situação é semelhante. Cada colaborador da equipe tem uma competência específica para oferecer ao grupo. Cabe ao gerente a otimização destas capacidades, alocando de maneira eficaz cada um dos colaboradores em suas competências.

Cursos da SBCoaching para Liderança Gerencial

Mas liderar grupos não se resume ao ambiente interno da empresa. Agentes que estão fora da empresa exigirão do gerente a capacidade em decidir de maneira rápida, eficaz e harmoniosa a estratégia que a empresa ou a equipe terão de adotar para continuar produzindo em alto rendimento. Aí entra em cena a capacidade de negociação e tomada de decisão em curto espaço de tempo.

A SBCoaching percebeu e estudou a necessidade que os novos tempos do mercado de trabalho possui e elaborou cientificamente um curso adequado ao líder gerencial. A capacidade de planejar uma ação ou perceber um problema antes de acontecer corresponde a 21,9% das características essenciais a um bom líder, segundo a Robert Half, empresa conceituada em recrutamento especializado. No estudo da Fastcompany.com, o Dr. Brian Underhill descobriu que 43% dos CEOs e 71% dos altos executivos já trabalharam com um coach, 63% das organizações têm planos de aumentar a utilização do coaching e mais de 92% dos líderes que atuaram com coaches planejam recontratar ou continuar o trabalho com estes profissionais.

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