A liderança situacional é um processo dinâmico que envolve o líder, o liderado e as variáveis situacionais, e tem como pressuposto a crença no fator humano e as potencialidades das pessoas.
VEJA AS TRÊS HABILIDADES DE UM LÍDER SITUACIONAL:
- Diagnóstico: identificação das necessidades da situação.
- Adaptabilidade: habilidade para transitar nos quatro estilos.
- Desempenho: saber qual estilo de liderança utilizar.
Em um ambiente organizacional é imprescindível uma boa liderança que se destaque não somente no campo de gestão de pessoas bem como em obtenção de resultados. Dentre os conceitos mais eficientes de liderança está a situacional, que consiste em moldes de situações apresentadas e na capacitação em adequar-se a atualidade, propagando ações positivas que culminam na obtenção de resultados.
Um grande líder deve estar sempre pronto para as diversas situações que possam aparecer em sua gestão e deve identificar e induzir a maturidade de seus colaboradores para determinar as suas ações. Só é possível tomar estas medidas ajustando o seu próprio comportamento. A maturidade de seus colaboradores está relacionada à sua capacidade e ao seu desenvolvimento, bem como à confiança em si mesmo e em seu trabalho. A tarefa de um líder, neste caso, é empenhá-los, planejá-los e organizá-los a se comportarem flexivelmente.
COMO FUNCIONA A LIDERANÇA SITUACIONAL?
Um líder situacional deve utilizar diferentes estilos de liderança para desenvolver a maturidade de seus colaboradores, bem como ter compromisso com as melhorias da empresa, coragem de transgredir as normas estabelecidas a fim de melhorá-las, incentivar seus colaboradores a ultrapassarem os seus limites, motivar a si mesmo e as pessoas a seu redor, propagando a versatilidade nas ações.
Um bom líder situacional deve executar uma excelente habilidade humana, tornar alcançável aos seus colaboradores objetivos em comum, ter uma boa comunicação e usar o seu poder para garantir os seus propósitos em comum.