Mindfulness

Muitas vezes associado ao coaching terapêutico, Mindfulness é uma palavra muito aplicada atualmente na psicologia positiva. A tradução livre é atenção plena. O fundador da Clínica de Redução de Stress do Massachusetts Medical Center, Jon Kabat-Zinn (2003), define mindfulness como a atenção voltada para o momento presente.

De acordo com Kabat Zinn, mindfulness também é:

  • Ser você mesmo;
  • Aceitar e valorizar o que o momento oferece;
  • Não julgar a si mesmo;
  • Ser paciente consigo e com os outros;
  • Confiar em si e em seus sentimentos;
  • Permitir que as coisas sejam como são e não ficar à mercê de expectativas, desejos e experiências.

O mindfulness é um estado de consciência plena no momento presente que contribui para diminuir o stress, elevar a inteligência emocional e o autoconhecimento, proporcionar mais calma e tranquilidade, gerar mais equilíbrio entre corpo e mente e aumentar a satisfação e o bem-estar.

“O mindfulness é um outro tipo de energia que está em nós sob a forma de uma semente. Se souber como praticá-lo respirando, caminhando e sorrindo, você será capaz de transformar a semente do mindfulness em uma zona de energia.” ( Thich Nhat Hanh, filósofo, mestre zen e especialista em mindfulness)

Mindfulness possui as seguintes aplicações no coaching:

  • Auxiliar os clientes a desenvolver novos padrões mentais e estimular a resolução criativa de problemas;
  • Aumentar a conscientização e o entendimento do coachee quanto às situações que ele está enfrentando;
  • Ajudar o coachee a descobrir aquilo que é importante para ele e aquilo que não serve mais, o que contribui para que ele identifique a necessidade de mudança;
  • Colaborar para que o cliente desenvolva uma maneira mais saudável e eficaz de lidar com suas emoções;
  • Atuar na redução do stress e na elevação da inteligência emocional, da satisfação com a vida e da performance.

Além disso, o mindfulness é útil para o próprio processo de coaching, pois contribui para que o coach fique mais atento e focado no coachee, sem julgamentos nem distrações. Embora o mindfulness seja geralmente associado à meditação, existem várias outras formas de desenvolver a atenção plena. Qualquer atividade que você realiza pode se transformar em uma prática de mindfulness. Basta que você fique totalmente focado no que está fazendo.

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