Motivação Extrínseca

Nem todas as atividades que realizamos em nosso dia a dia são percebidas como prazerosas ou como escolhas espontâneas. Ainda assim, precisamos realizá-las. Nesse caso, como fica a motivação? Segundo a SDT, esse segundo tipo de atividade é extrinsecamente motivado – isto é, a motivação é externa, em vez de interna. A motivação extrínseca refere-se a comportamentos que desenvolvemos para obter resultados que vão além da atividade propriamente dita.

Em outras palavras, quando você realiza algo porque está intrinsecamente motivado, o seu foco é desfrutar aquilo que você está fazendo, e sua principal recompensa é interna (por exemplo, o prazer de fazer algo benfeito). Em contrapartida, quando você está extrinsecamente motivado, a atividade não lhe dá prazer, mas você faz porque precisa obter um determinado resultado (por exemplo, você não sente prazer nenhum em dirigir em meio a um congestionamento, mas dirige mesmo assim, porque tem de chegar ao trabalho).

Como lidamos com a Motivação Extrínseca

Lidamos com a motivação extrínseca por meio de um processo chamado internalização. Trata-se da tendência humana de integrar a regulação (ou o “gerenciamento”) de atividades extrinsecamente motivadas que são úteis para que possamos funcionar com eficácia no mundo, mas que não são inerentemente interessantes.

A motivação extrínseca internalizada (isto é, que veio de fora, mas foi internamente “absorvida” por você) para realizar a atividade em questão. Se você pensar que é obrigado a fazê-la, que não teve nenhum poder de escolha e que essa atividade não faz sentido, provavelmente se sentirá irritado, nervoso e desgastado. Se pensar que teve escolha, sim, porque o trabalho é importante para você e dirigir no congestionamento é o meio de chegar a ele, você terá mais condições de desenvolver um comportamento mais tranquilo e produtivo.

O seu comportamento irá afetar sua performance, seu empenho, seu bem-estar e seus resultados. Isso se aplica a muitas situações, desde as mais simples, como dirigir no congestionamento para chegar ao trabalho, até outras bem mais complexas. Você pode adorar sua profissão, mas não gostar de todas as tarefas a ela relacionadas. Você pode amar sua vida familiar, mas isso não significa que todas as suas atribuições no âmbito doméstico sejam prazerosas. Você pode estar intrinsecamente motivado para levar uma vida saudável, mas não sentir nenhum prazer em frequentar a academia – e assim por diante.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online
Chat SBCoaching