O que é Rapport?

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Rapport é uma expressão francesa que, traduzida para o português, significa “sintonia”. Algumas pessoas descrevem como “relação de confiança mútua”. É uma sintonia entre duas ou mais pessoas. Um casal de namorados apaixonados pode-se, por analogia, dizer que estão mantendo um nível de “rapport”. É a capacidade de entender o universo que existe dentro de cada pessoa. No mundo corporativo esta técnica é muito comum no momento da contratação de novos funcionários.

As entrevistas de emprego, para muitas pessoas, são vistas como um momento de tensão. A primeira impressão sobre a pessoa é a que costuma ficar. Os profissionais de RH sempre estão atentos aos sinais que o candidato envia ao entrevistador de maneira inconsciente. São gestos, escolha de palavras, digressões, pausas na fala, olhar e até a postura corporal. Estes sinais podem indicar se a pessoa avaliada se enquadra no perfil procurado para a vaga oferecida.

Mas também pode ser fatal para os candidatos. Uma pessoa que conversa com o entrevistador de braços cruzados pode passar a impressão de que está agindo muito defensivamente. Uma pessoa que fala olhando para baixo, passa a sensação de desmotivação. Tais gestos são vistos negativamente pelo entrevistador. Muitos profissionais de RH, sem saber, transmitem uma sensação intimidatória ao candidato quando este se põe frente a frente e por, muitas vezes, bons profissionais em potencial sucumbem a entrevista e a empresa perde com isso. O coach surge como uma ferramenta útil para o aperfeiçoamento dos profissionais de RH, estabelecendo estratégias mais amigáveis neste momento crucial para a empresa.

COACHING E RAPPORT

O princípio do rapport é estabelecer uma relação de confiança. O entrevistador pode e deve permitir que o candidato sinta-se à vontade para exprimir as suas expectativas e relatar as suas competências durante o processo seletivo. O coach estabelecerá um aprimoramento da habilidade na comunicação que influi diretamente no rapport. Uma das propriedades do rapport é a capacidade de ‘espelhar’ o comportamento do outro. Não significa que se o entrevistado age de maneira negativa, o profissional que seleciona novos funcionários deve copia-lo. Mas deve conduzir o processo de uma maneira com que faça o candidato perceber que ele está à vontade para conversar e poder oferecer as suas competências para aquela organização. É aplicar um conceito bastante interessante: um entrevistador melhor seleciona candidatos melhores. O coaching abre os olhos para este conceito. Os cursos de coaching pessoal e executivo são importantes na otimização no processo de seleção de novos colaboradores, bem como para melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente corporativo.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.