Orientação profissional

A orientação profissional conduz de maneira estratégica pessoas que desejam fazer escolhas assertivas com relação à carreira que querem seguir, contribuindo para a descoberta da vocação e do caminho a trilhar para ter maior realização na área de atuação. Parcialmente, existe a visão de que somente quem tem dúvidas quanto ao que seguir é que deve ir atrás de orientação. No entanto, a orientação profissional é também uma medida preventiva que ajuda o indivíduo na maturidade de sua escolha, desmistificando os medos de encarar a profissão desejada.

A vida do ser humano é dividida em diferentes fases e existem habilidades que são desenvolvidas em cada uma delas. Saber exatamente o que necessita e atentar-se às oportunidades e competências que essas fases desenvolvem será o grande diferencial para o sucesso ou o fracasso total de uma carreira profissional.

Para que possamos entender os caminhos para o sucesso, seguem abaixo as 4 fases da carreira profissional:

1º fase – aprendizado (18 aos 25 anos): Durante esta fase, o indivíduo se depara com os primeiros conflitos que uma profissão pode ter. É nesta primeira fase que se devem criar os valores pessoais e profissionais, como cuidados com o dinheiro, delimitar objetivos e buscar orientação.

2º fase – coragem (26 aos 34 anos): O indivíduo já aprendeu todas as coisas básicas e essenciais para trilhar sua carreira. Com isso, parte em busca de novas opções e oportunidades.

3º fase – colheita (35 aos 45 anos): É a melhor fase da vida profissional. O indivíduo está com uma carreira consolidada e os seus esforços e experiências estão lhe dando os lucros de todo seu investimento na carreira.

4º fase – inércia (46 anos em diante): Por mais que as oportunidades fiquem mais estreitas nesse período, o profissional busca mais estabilidade por conta da experiência.

Saiba com o coaching pode ajudar na orientação vocacional

Quando você falha em uma dessas fases, há uma grande chance de se sentir insatisfeito em sua vida profissional. E nesse sentido, uma orientação profissional é sempre válida. O coaching ajuda você a trabalhar de maneira estratégica a sua carreira, por meio de processos que visam o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, trabalhando dois aspectos cruciais: satisfação e realização.

O processo pode auxiliar na orientação profissional, trabalhando pontos fundamentais como: foco, planejamento e ação, conduzindo você a realizar um plano de ação para seus objetivos. Se estiver em estado desconfortável em sua profissão, o coaching poderá conduzi-lo a refletir sobre a carreira, a fim de delimitar seus anseios e obter resultados profissionais esperados.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online