Política de Gestão de Pessoas

O capital humano é crucial para o sucesso de uma empresa. Não há um processo produtivo que não dependa de um profissional para ser finalizado. Mesmo que um carro seja montado por um robô, existe uma pessoa operando a máquina e se certificando de que haja qualidade na produção. Então é perfeitamente possível dizer que o fator humano é a peça fundamental para a eficiência de uma empresa. Seguindo o exemplo da montadora de automóveis, é possível perceber que a gestão de pessoas é imprescindível para que todos os processos de uma empresa fluam com harmonia e excelência. A cooperação, que advém de um relacionamento saudável, entre os funcionários em meio o ambiente organizacional é decisiva para a produtividade.

O líder dessa empresa deve ter em mente que cada indivíduo pode ocupar uma determinada função de acordo com as suas potencialidades. Ele precisa identificar os talentos a sua disposição e estimular que seus colaboradores aprimorem suas potencialidades. Um funcionário que tem a habilidade em detectar problemas no sistema de injeção de combustível deve ser colocado no setor que inspeciona a parte mecânica do carro e não na montagem do para-lama, por exemplo. Ele até consegue fabricar com certa rapidez a parte designada, mas não seria muito mais produtivo e estimulante para o trabalhador cuidar da injeção de combustível? Portanto os recursos devem ser melhores aproveitados, de modo que o profissional se motive, produza mais e melhor, assim, empresa e colaborador ganham.

Quando um aspirante ou um experiente executivo passam por um processo de coaching, ele aprende que a gestão de pessoas corresponde ao ato de escutar, analisar, delegar e planejar os resultados da sua equipe, de maneira que ela possa cooperar e trabalhar de maneira satisfatória e engajada na meta proposta.

Coaching gerindo as novas relações profissionais

As formas de liderar sofreram diversas mudanças nos últimos anos, processo que trouxe à tona a necessidade de utilizar uma metodologia que permita o desenvolvimento de novas competências e ofereça ao trabalhador a chance de êxito no trabalho. O coaching oferece ao profissional esta possibilidade. 80% das pessoas que passaram por treinamentos da SBCoaching declararam que conseguiram aumentar o autoconhecimento e ampliaram as suas habilidades dentro da empresa em que atuam. Também disseram que passar por um processo de coaching potencializa a autoestima, fazendo com que sentissem parte da organização e dos resultados conquistados por ela. As lideranças melhoram sensivelmente a habilidade em negociar potenciais conflitos que podem surgir no cotidiano da empresa e decidir qual é a melhor forma de contorná-los, sem que ocorra um desgaste dentro do ambiente. Gerir pessoas é também gerir relações interpessoais e extrair o melhor que cada um pode oferecer ao grupo.

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