Novas Profissões do Mercado

Com o aperfeiçoamento tecnológico e a acessibilidade maior a tecnologias, o mercado de trabalho vem efetuando mudanças significativas nas suas relações. Algumas profissões estão mergulhando na obsolescência, como por exemplo, o reparador de guarda-chuva, visto que tais produtos passaram a ter uma simplicidade e custo tão baixo que não é mais vantajoso consertar um guarda-chuva que se danifique. O mercado de trabalho é dinâmico. Se desaparecem algumas funções com o aumento da tecnologia, esta sofisticação exige profissionais específicos para lidar com ela.

Exemplo de novas profissões no mercado

O Google é, de longe, a ferramenta de interação entre internet e usuário mais usada hoje. Para que o site da sua empresa fique sempre entre os primeiros resultados dentro da busca realizada, existe um processo chamado SEO (Search Engine Optimization). Hoje, as empresas estão em busca de profissionais que dominem este processo para que possam competir dentro da busca do Google.

O Coaching também é uma nova profissão

O Coaching é uma dessas novas e promissoras profissões em crescimento. O coaching se consolida a cada dia como um motor para o desenvolvimento das aptidões. Muitos CEOs bem-sucedidos em suas carreiras passaram por este processo para poderem aprimorar a sua capacidade em liderar equipes, em um mundo onde as relações profissionais estão em transformação.

E esta profissão é muito democrática: não é necessário ter experiência anterior. O coach, antes de mais nada, passará por uma sessão de coaching que o fará definir a sua própria meta e aprender como coloca-la em prática. O coach vive a profissão, e, portanto, tem a bagagem necessária para a transformação da vida das pessoas aplicando técnicas com base científica e também por experiência própria. A conceituada empresa de recrutamento especializado Robert Half apontou que uma das ações mais importantes para desenvolver a capacidade em liderar equipes é o coaching, porque desenvolve no profissional o conhecimento do que sabe fazer, como fazer e como quer fazer. Estimula a maximização da capacidade de relacionamento interpessoal para saber ouvir sua equipe, delegar as tarefas e inspirar os seus comandados a cumprirem de maneira com que o entusiasmo em alcançar o resultado seja o motivo da força que se criará para o trabalho. Uma pesquisa da PUC-Campinas, publicada pela Revista Você S/A, apontou que, dos 10 executivos analisados que passaram pelo processo de coaching, 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 80% aprenderam a aceitar melhor as mudanças e 70% evoluíram a capacidade de se relacionar.

Conheça nossas outras páginas

ELEVE SEUS GANHOS E POTENCIALIZE SUA PERFORMANCE

CHEGUE À EXCELÊNCIA COM A SBCOACHING!

-
Chat Online
Chat SBCoaching